CBO 3515-05 - Técnico em secretariado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas
O profissional no cargo de Técnico em secretariado CBO 3515-05 realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o no cumprimento de seus compromissos Elabora, confere e revisa textos.
Executa controle de estoque, cadastramento de clientes e de fornecedores, organização e arquivo de documentos e outros serviços administrativos Pesquisa, organiza e sintetiza informações Comunica-se com clientes internos e externos e com equipes de diversos setores da organização.
Pode supervisionar equipe de trabalho Atua em conformidade com procedimentos da empresa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em secretariado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em secretariado
O Técnico em secretariado CBO 3515-05 realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o nas suas atividades e no cumprimento de seus compromissos Executa serviços de apoio, reservando passagens aéreas e hotéis em viagens nacionais e internacionais, prestando suporte administrativo e logístico em eventos corporativos, elaborando pautas e atas de reuniões e realizando outras atividades de acordo com a agenda e as prioridades definidas.
Estabelece os canais de comunicação do gestor com interlocutores.
Recepciona e atende clientes internos e externos, prestando-lhes informações, encaminhando-os para o setor responsável pelo atendimento a suas solicitações e verificando sua satisfação Pode cadastrar e atualizar as informações de clientes e fornecedores.
Elabora cartas, memorandos, ofícios, relatórios e outros documentos Confere, revisa e corrige textos, promovendo ajustes embasados em normas técnicas.
Pode redigir textos em idioma estrangeiro.
Organiza, controla a circulação e arquiva documentos Pesquisa, localiza e recupera documentos, física ou digitalmente.
Pesquisa dados em fontes diversas, inclusive em páginas da Internet.
Organiza e sintetiza informações, podendo armazená-las em meio físico ou eletrônico Executa atividades financeiras de apoio aos processos administrativos, orçando produtos e serviços, conferindo e encaminhando pagamento, prestando contas e finalizando contratos e aquisições de acordo com os processos organizacionais Administra e organiza recursos para execução dos trabalhos, requisitando material de escritório, controlando estoque, providenciando manutenção de equipamentos e aparelhos.
Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, acompanhando o andamento dos serviços e avaliando o desempenho de cada profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3515-05 deve coordenar a execução das tarefas, assessorar a Área, demonstrar competências pessoais, revisar textos e documentos, redigir textos, comunicar-se, organizar as atividades gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas trabalham em órgãos públicos e setores empresariais, tendo vínculo formal de emprego. Atuam de forma individual, normalmente sem supervisão e em ambientes fechados. Os horários são diurno para os taquígrafos e com revezamento de turnos para os demais. No exercício de algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como por exemplo trabalhar sob pressão, em posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3515-05
O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio completo para os técnicos em secretariado e estenotipista. A escolaridade para o taquígrafo pode variar de nível médio a superior completo. Adicionalmente, requer-se curso de especialização de mais de quatrocentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Técnico em secretariado CBO 3515-05
Um Técnico em secretariado (ou sinônimo) deve preparar viagens, arquivar informações e documentos, manter-se informado, elaborar atas e pautas, atualizar o dicionário pessoal, atender demandas dos clientes externos, estruturar logicamente os textos, utilizar processos de impressão, providenciar envio e recebimento de malotes, elaborar gráficos, supervisionar o andamento do serviço, atuar com pontualidade, disponibilizar informações e documentos, verificar a qualidade e desempenho do serviço, solicitar cursos de aperfeiçoamento, distribuir as tarefas aos colaboradores, requisitar material de escritório, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, enviar e receber malotes, fiscalizar a entrega do trabalho, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, controlar o banco de horas do setor, agir com discrição, manter sigilo, treinar a velocidade do registro, utilizar meios eletrônicos, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, assistir o cliente interno e externo, planejar as atividades, requisitar microfilmagem de documentos, participar de eventos técnicos, agir com dinamismo, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, assessorar cursos e eventos, administrar verbas disponíveis, demonstrar eficiência, preparar a escala de trabalho, demonstrar alta capacidade de concentração, consultar publicações técnicas, divulgar informações de interesse dos funcionários, demonstrar iniciativa, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, agir com equilíbrio emocional, preparar cartas, memorandos, controlar o agendamento da prestação de serviço, compor cadastro de fornecedores e clientes, manter documentação da área em ordem, elaborar apresentações, intermediar as relações interpessoais, registrar a entrada de informações e documentos, analisar documentos, cadastrar fornecedores e clientes, atualizar-se tecnicamente, trajar-se conforme as normas, ordenar tarefas, agendar os compromissos e reuniões, auxiliar nas reuniões e apresentações, utilizar tele e videoconferência, corrigir erros do texto, otimizar procedimentos de trabalho, operar programas de computador, editorar o texto para divulgação, elaborar relatórios, pesquisar na internet, classificar arquivos, registrar as despesas, ajustar o texto a redação técnica, preparar planilhas, controlar o estoque de materiais de escritório, auxiliar na seleção de pessoal do setor, operar equipamento de telefonia.