CBO 3515-05 - Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
demonstrar competências pessoais, comunicar-se, coordenar a execução das tarefas, revisar textos e documentos, assessorar a Área, organizar as atividades gerais, redigir textos.
Atividades
controlar o estoque de materiais de escritório, editorar o texto para divulgação, preparar cartas, memorandos, fiscalizar a entrega do trabalho, demonstrar iniciativa, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, planejar as atividades, elaborar gráficos, utilizar meios eletrônicos, demonstrar eficiência, atuar com pontualidade, preparar viagens, ordenar tarefas, trajar-se conforme as normas, operar equipamento de telefonia, agir com dinamismo, elaborar relatórios, preparar a escala de trabalho, enviar e receber malotes, utilizar processos de impressão, elaborar atas e pautas, ajustar o texto a redação técnica, corrigir erros do texto, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, requisitar material de escritório, arquivar informações e documentos, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, verificar a qualidade e desempenho do serviço, divulgar informações de interesse dos funcionários, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, treinar a velocidade do registro, solicitar cursos de aperfeiçoamento, administrar verbas disponíveis, atualizar o dicionário pessoal, distribuir as tarefas aos colaboradores, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, providenciar envio e recebimento de malotes, atender demandas dos clientes externos, manter sigilo, supervisionar o andamento do serviço, preparar planilhas, controlar o banco de horas do setor, auxiliar na seleção de pessoal do setor, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, requisitar microfilmagem de documentos, consultar publicações técnicas, disponibilizar informações e documentos, analisar documentos, agir com discrição, participar de eventos técnicos, assistir o cliente interno e externo, manter-se informado, classificar arquivos, auxiliar nas reuniões e apresentações, otimizar procedimentos de trabalho, cadastrar fornecedores e clientes, demonstrar alta capacidade de concentração, intermediar as relações interpessoais, manter documentação da área em ordem, atualizar-se tecnicamente, utilizar tele e videoconferência, assessorar cursos e eventos, registrar a entrada de informações e documentos, estruturar logicamente os textos, operar programas de computador, pesquisar na internet, elaborar apresentações, compor cadastro de fornecedores e clientes, controlar o agendamento da prestação de serviço, agendar os compromissos e reuniões, agir com equilíbrio emocional, registrar as despesas.