CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve demonstrar competências pessoais, preparar aula, comunicar-se, diagnosticar a realidade dos alunos, ministrar aula, conscientizar a comunidade escolar, avaliar os alunos, planejar o ano letivo.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve esclarecer dúvidas, mediar ensino-aprendizagem, trocar idéias com professor do ano anterior, integrar as famílias a comunidade escolar, requisitar material, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, aplicar questionários, participar de reuniões, fornecer subsídios a diretoria, fixar metas, definir atividades e eventos extra-classe, trabalhar em equipe, elaborar instrumentos de avaliação, dramatizar situações, preencher diário de classe, corrigir instrumentos de avaliação, enviar comunicados, organizar-se, selecionar atividades lúdicas, adotar medidas disciplinares, realizar atividades lúdicas, definir objetivos, pesquisar informações, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, avaliar comportamento, avaliar planejamento, comprar material, elaborar projetos, contar estórias, conferir material, pesquisar material - editoras, internet, demonstrar sociabilidade, selecionar material, demonstrar paciência, manter disciplina, solicitar apoio da orientação ou coordenação, discutir a proposta da escola, confeccionar material, demonstrar dinamismo, preencher cadastros, participar da elaboração de normas de conduta, distribuir material, demonstrar imparcialidade, proferir palestras, demonstrar versatilidade, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, atender pais de alunos, ensinar técnicas artísticas, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, interagir com o grupo, identificar a realidade familiar, cobrar tarefas, definir métodos de avaliação, demonstrar auto-confiança, elogiar o progresso do aluno, definir estratégias, observar os alunos, preencher tarjetas - conceitos, notas, trabalhar em grupo, responder comunicados, expor oralmente, fornecer informações sobre profissionais de apoio, entrevistar pais e alunos, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, mediar atividades de autocorreção, convocar pais de alunos, debater idéias e temas, revisar conteúdos, selecionar conteúdos, demonstrar coerência, demonstrar criatividade, preencher lista de chamada, contornar situações adversas, realizar leituras de apoio, vistar agenda dos alunos, avaliar participação, aplicar instrumentos de avaliação, selecionar livros didáticos, passar lição de casa, participar de conselhos, aplicar técnicas de expressão corporal, interpretar resultados de pré-testes de cognição, participar de reuniões com coordenação e diretoria, participar da definição da proposta pedagógica, definir material didático, servir como referencial de conduta, reciclar material, sistematizar material e informações, selecionar livros paradidáticos, mediar conflitos, demonstrar discernimento, elaborar plano de aula, preencher relatório de avaliação, preencher boletins escolares, consultar relatório da turma do ano anterior, discutir conceitos de conduta, autocontrolar-se, definir cronograma, visitar locais para estudos.