CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, organizar o trabalho, ensinar alunos, planejar ações didáticas, comunicar-se, preparar material pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., escrever letras e números, modelar massas e argila, pintar, servir como referencial de conduta, recortar materiais, definir métodos de avaliação, corrigir atividades, convocar pais e responsáveis, pesquisar materiais e recursos disponíveis, definir técnica de trabalho - estratégias, orientar atividades artísticas, dramatizar estórias e músicas, elaborar cronograma, mostrar filmes, desenhar, organizar eventos na escola, demonstrar capacidade de observação, atualizar-se, reunir-se com pais e responsáveis, orientar atividades com jogos e brinquedos, auto-avaliar-se, dar banho nos alunos, desenvolver capacidades emocionais, supervisionar refeições, debater projeto com direção e coordenação, analisar necessidades do aluno e da comunidade, selecionar material didático, construir regras com os alunos, observar a linguagem, observar o desenvolvimento motor, discutir plano de aula com coordenação e direção, desenvolver capacidades intelectuais, servir alimentação aos alunos, investigar interesse do aluno, interagir com a comunidade, alimentar os alunos, demonstrar afetividade, participar da definição do horário, conferir cadastro dos alunos, desenvolver atividades artísticas, limpar sala de aula e mobiliário, demonstrar paciência, apresentar projeto aos alunos, reestruturar estratégias, contornar situações adversas, explicar atividades propostas, elaborar relatórios, organizar material pedagógico, cantar músicas, trocar fralda dos alunos, avaliar atividades dos alunos, demonstrar autocontrole, trocar roupa de cama, organizar espaços em geral, observar higiene dos brinquedos, higienizar brinquedos, criar jogos e brincadeiras, comentar filmes, participar de reuniões com demais profissionais da escola, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, orientar atividades de desenho, participar da associação de pais e mestres, supervisionar entrada e saída dos alunos, supervisionar recreio, demonstrar versatilidade, encaminhar alunos para outros profissionais, planejar o roteiro de aula, conversar com alunos - roda da conversa, organizar pastas de atividades dos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, demonstrar criatividade, organizar sala de aula, contar estórias, participar de conselhos, definir objetivos da ação didática, ensinar culinária, organizar espaço para momento do sono e descanso, desenvolver capacidades motoras, elaborar estórias com alunos, solicitar material pedagógico, participar da elaboração de calendário escolar, especificar materiais de ensino-aprendizagem, apresentar regras da escola, observar o raciocínio lógico, brincar com os alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, colar materiais, observar a socialização, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., criar espaço para brincadeiras, discutir resultados dos projetos, participar de eventos de qualificação profissional, supervisionar momento do sono e descanso, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, utilizar sucata, ler textos, preencher fichas de avaliação, registrar observações, trabalhar em equipe, trocar roupa dos alunos, demonstrar senso de organização, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, comprar material pedagógico, definir atividades pedagógicas, reciclar material, orientar higiene pessoal, confeccionar material pedagógico, identificar material pedagógico, limpar material, determinar parâmetros do projeto, estabelecer vínculos, demonstrar sensibilidade.