CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil

O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Professores de nível médio na educação infantil.
      • Professores leigos e de nível médio.

O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil

O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.

Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.

Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 3311-10 deve orientar a construção do conhecimento, comunicar-se, organizar o trabalho, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, avaliar desempenho dos alunos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10

Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve servir como referencial de conduta, trocar roupa dos alunos, confeccionar material pedagógico, observar o raciocínio lógico, desenvolver capacidades emocionais, demonstrar afetividade, utilizar sucata, registrar observações, convocar pais e responsáveis, demonstrar paciência, desenvolver atividades artísticas, conferir cadastro dos alunos, demonstrar criatividade, desenvolver capacidades motoras, investigar interesse do aluno, observar a socialização, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, elaborar estórias com alunos, demonstrar capacidade de observação, planejar o roteiro de aula, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, apresentar projeto aos alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, observar a linguagem, solicitar material pedagógico, demonstrar senso de organização, organizar espaço para momento do sono e descanso, supervisionar momento do sono e descanso, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., supervisionar recreio, colar materiais, analisar necessidades do aluno e da comunidade, reciclar material, escrever letras e números, determinar parâmetros do projeto, orientar higiene pessoal, modelar massas e argila, interagir com a comunidade, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, pintar, identificar material pedagógico, comprar material pedagógico, contornar situações adversas, definir objetivos da ação didática, pesquisar materiais e recursos disponíveis, demonstrar sensibilidade, organizar eventos na escola, atualizar-se, supervisionar entrada e saída dos alunos, trocar fralda dos alunos, ler textos, participar da associação de pais e mestres, organizar pastas de atividades dos alunos, supervisionar refeições, participar de conselhos, explicar atividades propostas, selecionar material didático, organizar sala de aula, participar de reuniões com demais profissionais da escola, reestruturar estratégias, demonstrar versatilidade, servir alimentação aos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, contar estórias, recortar materiais, apresentar regras da escola, criar espaço para brincadeiras, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, ensinar culinária, organizar material pedagógico, demonstrar autocontrole, elaborar cronograma, alimentar os alunos, participar da elaboração de calendário escolar, orientar atividades artísticas, avaliar atividades dos alunos, brincar com os alunos, mostrar filmes, limpar sala de aula e mobiliário, definir técnica de trabalho - estratégias, reunir-se com a coordenação e a direção, elaborar relatórios, orientar atividades de desenho, trabalhar em equipe, orientar atividades com jogos e brinquedos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., cantar músicas, comentar filmes, dramatizar estórias e músicas, debater projeto com direção e coordenação, observar o desenvolvimento motor, limpar material, criar jogos e brincadeiras, desenhar, trocar roupa de cama, discutir resultados dos projetos, preencher fichas de avaliação, definir métodos de avaliação, construir regras com os alunos, participar da definição do horário, reunir-se com pais e responsáveis, definir atividades pedagógicas, desenvolver capacidades intelectuais, estabelecer vínculos, encaminhar alunos para outros profissionais, dar banho nos alunos, higienizar brinquedos, observar higiene dos brinquedos, conversar com alunos - roda da conversa, auto-avaliar-se, corrigir atividades, participar de eventos de qualificação profissional, organizar espaços em geral.

Cargos e salários CBO 3311-10 - Professores de nível médio na educação infantil

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