CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil

O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Professores leigos e de nível médio.
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
        • Professores de nível médio na educação infantil.

O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil

O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.

Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.

Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 3311-10 deve cuidar dos alunos, planejar ações didáticas, avaliar desempenho dos alunos, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, preparar material pedagógico, ensinar alunos, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10

Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve desenvolver atividades artísticas, orientar atividades de desenho, corrigir atividades, pintar, higienizar brinquedos, desenvolver capacidades motoras, limpar material, servir alimentação aos alunos, demonstrar autocontrole, limpar sala de aula e mobiliário, conversar com alunos - roda da conversa, orientar atividades com jogos e brinquedos, reestruturar estratégias, trocar fralda dos alunos, demonstrar sensibilidade, apresentar projeto aos alunos, trabalhar em equipe, desenvolver capacidades intelectuais, modelar massas e argila, atualizar-se, participar de conselhos, discutir plano de aula com coordenação e direção, contar estórias, mostrar filmes, trocar roupa dos alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, participar da elaboração de calendário escolar, participar de reuniões com demais profissionais da escola, demonstrar versatilidade, planejar o roteiro de aula, reunir-se com a coordenação e a direção, determinar parâmetros do projeto, desenvolver capacidades emocionais, supervisionar recreio, contornar situações adversas, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de observação, escrever letras e números, trocar roupa de cama, criar jogos e brincadeiras, organizar espaço para momento do sono e descanso, interagir com a comunidade, organizar espaços em geral, brincar com os alunos, auto-avaliar-se, observar a linguagem, explicar atividades propostas, demonstrar afetividade, servir como referencial de conduta, criar espaço para brincadeiras, supervisionar entrada e saída dos alunos, observar higiene dos brinquedos, observar o desenvolvimento motor, observar o raciocínio lógico, construir regras com os alunos, desenhar, discutir resultados dos projetos, ensinar culinária, alimentar os alunos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., participar da definição do horário, solicitar material pedagógico, definir objetivos da ação didática, recortar materiais, dar banho nos alunos, orientar atividades artísticas, registrar observações, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, demonstrar paciência, participar de eventos de qualificação profissional, elaborar relatórios, estabelecer vínculos, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., confeccionar material pedagógico, definir métodos de avaliação, pesquisar materiais e recursos disponíveis, orientar higiene pessoal, debater projeto com direção e coordenação, investigar interesse do aluno, apresentar regras da escola, dramatizar estórias e músicas, comentar filmes, elaborar estórias com alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, conferir cadastro dos alunos, reunir-se com pais e responsáveis, organizar eventos na escola, definir técnica de trabalho - estratégias, cantar músicas, identificar material pedagógico, supervisionar refeições, organizar sala de aula, organizar material pedagógico, encaminhar alunos para outros profissionais, comprar material pedagógico, selecionar material didático, participar da associação de pais e mestres, organizar pastas de atividades dos alunos, definir atividades pedagógicas, preencher fichas de avaliação, ler textos, utilizar sucata, convocar pais e responsáveis, especificar materiais de ensino-aprendizagem, avaliar atividades dos alunos, supervisionar momento do sono e descanso, observar a socialização, colar materiais, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, reciclar material, demonstrar senso de organização, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, elaborar cronograma.

Cargos e salários CBO 3311-10 - Professores de nível médio na educação infantil

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