CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
- Professores de nível médio na educação infantil.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve comunicar-se, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos, ensinar alunos, avaliar desempenho dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve organizar eventos extracurriculares, selecionar material didático, analisar necessidades do aluno e da comunidade, definir atividades pedagógicas, trocar fralda dos alunos, determinar parâmetros do projeto, visitar locais para eventos extracurriculares, contar estórias, dar banho nos alunos, mostrar filmes, organizar sala de aula, explicar atividades propostas, desenhar, participar de conselhos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, elaborar cronograma, supervisionar momento do sono e descanso, construir regras com os alunos, comprar material pedagógico, orientar atividades de desenho, administrar biblioteca circulante, servir como referencial de conduta, observar a socialização, desenvolver capacidades motoras, reestruturar estratégias, ensinar culinária, conversar com alunos - roda da conversa, cantar músicas, preencher diário de classe, atualizar-se, modelar massas e argila, discutir plano de aula com coordenação e direção, criar espaço para brincadeiras, auto-avaliar-se, registrar observações, observar o desenvolvimento motor, prencher agenda, apresentar projeto aos alunos, trabalhar em equipe, recortar materiais, colar materiais, alimentar os alunos, demonstrar afetividade, participar da associação de pais e mestres, supervisionar recreio, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., conferir cadastro dos alunos, participar da elaboração de calendário escolar, preencher fichas de avaliação, debater projeto com direção e coordenação, organizar espaços em geral, pintar, demonstrar criatividade, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar capacidade de observação, supervisionar refeições, organizar material pedagógico, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., supervisionar entrada e saída dos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, especificar materiais de ensino-aprendizagem, identificar material pedagógico, orientar atividades com jogos e brinquedos, discutir resultados dos projetos, organizar pastas de atividades dos alunos, reciclar material, estabelecer vínculos, reunir-se com a coordenação e a direção, definir técnica de trabalho - estratégias, dramatizar estórias e músicas, participar de eventos de qualificação profissional, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, elaborar estórias com alunos, observar a linguagem, interagir com a comunidade, escrever letras e números, limpar material, convocar pais e responsáveis, confeccionar material pedagógico, demonstrar sensibilidade, trocar roupa dos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, contornar situações adversas, elaborar relatórios, reunir-se com pais e responsáveis, organizar espaço para momento do sono e descanso, apresentar regras da escola, desenvolver atividades com informática, solicitar material pedagógico, servir alimentação aos alunos, definir métodos de avaliação, desenvolver capacidades emocionais, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, selecionar eventos e atividades extracurriculares, acompanhar alunos em cursos extraclasses, planejar o roteiro de aula, orientar atividades artísticas, demonstrar senso de organização, encaminhar alunos para outros profissionais, desenvolver atividades artísticas, demonstrar paciência, corrigir atividades, comentar filmes, avaliar atividades dos alunos, ler textos, observar o raciocínio lógico, investigar interesse do aluno, demonstrar autocontrole, organizar eventos na escola, participar de reuniões com demais profissionais da escola, definir objetivos da ação didática, brincar com os alunos, participar da definição do horário, utilizar sucata, demonstrar versatilidade, criar jogos e brincadeiras, trocar roupa de cama, limpar sala de aula e mobiliário, orientar higiene pessoal.