CBO 3172-10 - Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

O profissional no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10 presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.

Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.

Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.

Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.

Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.

Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3172-10 deve administrar segurança das informações, monitorar sistemas e aplicações, administrar processamento de dados, assegurar funcionamento do hardware e software, demonstrar competências pessoais, prestar suporte ao cliente/usuário, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-10

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10

Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de senso analítico, verificar temperatura e umidade local, disponibilizar recursos operacionais, demonstrar capacidade de comunicação, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, demonstrar capacidade de disponibilidade, verificar equipamentos de energia, configurar/reconfigurar hardware, demonstrar capacidade de organização, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, reparar arquivos, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, diagnosticar resolução dos chamados, conduzir solicitação de suporte, organizar cabeamento dos equipamentos, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, notificar problemas de infraestrutura, administrar chamados abertos, monitorar registros de erros, realizar diagnóstico em redes de comunicação, configurar contas dos clientes/usuários, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, monitorar recursos de entrada e saída de dados, planejar atendimento a cliente/usuário, corrigir falhas de hardware e software, providenciar correção de erros de tarefas, demonstrar capacidade de administrar o tempo, demonstrar capacidade de síntese, realizar varredura e eliminação de vírus, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, monitorar recursos de rede, demonstrar atenção focada, notificar suporte para correção de erros, transferir arquivos, programas e relatórios, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, monitorar disponibilidade de aplicativos, recuperar arquivos, programas e relatórios, fazer cópias de segurança - backup, atender cliente/usuário, verificar acesso lógico do usuário, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, diagnosticar falhas em hardware e software, repor suprimentos em equipamentos, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, registrar ações dos chamados, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, monitorar funcionalidade de aplicativos, demonstrar capacidade de objetividade, formatar equipamentos, demonstrar capacidade de observação, guardar cópia de segurança em local prescrito, realizar revisão em hardware, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, realizar diagnóstico em hardware.

Cargos e salários CBO 3172-10 - Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

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