CBO 3172-05 - Operador de computador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

O profissional no cargo de Operador de computador CBO 3172-05 opera computadores de variados portes, assegurando o funcionamento do hardware e do software, monitorando sistemas e aplicações e administrando o processamento de dados Presta suporte ao cliente/usuário e administra a segurança das informações.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3172-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de computador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. CBO 3172-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
      • Técnicos em informática.
        • Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação..

O que faz um Operador de computador

O Operador de computador CBO 3172-05 assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade.

Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços.

Realiza revisão em hardware Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby), acionando-o quando necessário.

Repõe suprimentos em equipamentos.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados.

Monitora os sistemas de banco de dados, a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos bem como os registros de erros e o consumo percentual do tempo da unidade central de processamento (Central Processing Unit – CPU), de cada tarefa.

Administra o processamento de dados, acompanhando os recursos disponíveis e criando script (sequência de instruções) para melhoria da performance Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte Administra cronograma de atividades planejadas, schedule (agenda) e escalonamento de tarefas.

Presta suporte ao cliente/usuário, disponibilizando recursos operacionais, reparando arquivos e reprocessando tarefas de acordo com solicitação Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Atende cliente/usuário, planejando as soluções para as demandas apresentadas, orientando-o quanto à utilização de hardware e/ou software e conduzindo a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos e gerencia incidentes e problemas Administra a segurança das informações, fazendo cópias de segurança (backup) e guardando-as em local prescrito.

Verifica acesso lógico do usuário, destrói informações sigilosas descartadas e faz rodízio de mídias Verifica temperatura, umidade local, equipamentos de energia, sistema de detecção de incêndio, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Organiza o cabeamento dos equipamentos.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 3172-05 deve administrar segurança das informações, prestar suporte ao cliente/usuário, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, demonstrar competências pessoais, monitorar sistemas e aplicações, assegurar funcionamento do hardware e software, administrar processamento de dados.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3172-05

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Atividades exercidas por um Operador de computador CBO 3172-05

Um Operador de computador (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, transferir arquivos, programas e relatórios, atender cliente/usuário, acionar equipamentos reserva, monitorar consumo de cpu, planejar atendimento a cliente/usuário, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, fazer cópias de segurança - backup, notificar problemas de infraestrutura, guardar cópia de segurança em local prescrito, checar sistema de detecção de incêndio, demonstrar capacidade de objetividade, corrigir falhas de hardware e software, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, destruir informações sigilosas descartadas, administrar cronograma de atividades planejadas, monitorar sistemas de banco de dados, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, demonstrar capacidade de administrar o tempo, repor suprimentos em equipamentos, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, verificar temperatura e umidade local, demonstrar capacidade de comunicação, reprocessar tarefas de acordo com solicitação, monitorar disponibilidade de aplicativos, demonstrar capacidade de observação, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, demonstrar capacidade de organização, disponibilizar recursos operacionais, verificar equipamentos de energia, demonstrar capacidade de disponibilidade, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, monitorar recursos de entrada e saída de dados, monitorar funcionalidade de aplicativos, demonstrar atenção focada, reparar arquivos, organizar cabeamento dos equipamentos, realizar revisão em hardware, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, configurar/reconfigurar hardware, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, gerenciar incidentes e problemas, diagnosticar falhas em hardware e software, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, conduzir solicitação de suporte, administrar schedule - agenda de tarefas, formatar equipamentos, demonstrar capacidade de senso analítico, recuperar arquivos, programas e relatórios, acompanhar recursos disponíveis, criar script para melhoria da performance de processamento de dados, notificar suporte para correção de erros, realizar diagnóstico em redes de comunicação, administrar chamados abertos, fazer rodízio de mídias, verificar acesso lógico do usuário, monitorar recursos de rede, realizar diagnóstico em hardware, providenciar correção de erros de tarefas, monitorar registros de erros, administrar tarefas.

Cargos e salários CBO 3172-05 - Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

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