CBO 3148-45 - Especialistas em inspeções industriais - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3148-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em inspeções industriais que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Inspetor de soldagem realiza inspeção industrial de soldagem, executando ensaio visual e controle dimensional da solda completa, analisando resultados de ensaios não destrutivos, fazendo medições de dureza, e inspecionando processos de tratamento térmico após soldagem e reparo de solda Inspeciona serviços de soldagem, observando a condução do processo, conferindo a sequência da soldagem, inspecionando teste de produção, e controlando desempenho de soldadores ou operadores de soldagem.

Prepara atividades de soldagem, conferindo material de base, examinando consumíveis, inspecionando equipamentos e verificando pré-aquecimento Elabora documentação técnica Pode ministrar programas de treinamento.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em inspeções industriais CBO 3148-45 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3148-45

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em inspeções industriais.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Inspetor de soldagem

O Inspetor de soldagem (ou similar) planeja o trabalho de inspeção de soldagem, solicitando a documentação técnica referente aos procedimentos, avaliando os procedimentos e os documentos da qualidade, e definindo equipamentos, insumos, ferramentas, instrumentos e outros recursos para inspeção Interpreta especificações técnicas e memoriais descritivos de projetos.

Interpreta e implementa requisitos de normas técnicas, no que se refere à soldagem.

Estabelece a sequência de execução das atividades de inspeção e define a equipe de trabalho Verifica a adequação e a qualificação de procedimentos de soldagem, bem como a qualificação de soldadores ou operadores de soldagem.

Prepara atividades de inspeção de soldagem, avaliando condições de segurança – individual e coletiva – e avaliando condições gerais da área de trabalho, tais como luminosidade, acessibilidade, condições dos espaços confinados, entre outras Confere o material de base utilizado nos processos de soldagem, comparando certificados de qualidade de material com requisitos das normas e das especificações técnicas de produto.

Examina consumíveis, atestando suas condições de uso e atendimento às normas e às especificações técnicas, observando formas de armazenamento e manuseio, entre outros aspectos.

Inspeciona equipamentos de soldagem, examinando suas condições de uso quanto aos aspectos de segurança e de preservação Antes da soldagem, verifica preaquecimento.

Realiza inspeção durante a soldagem, observando a condução do processo e conferindo a sequência de soldagem e a correta aplicação das instruções de fabricação e/ou de execução.

Após a soldagem, verifica o pós-aquecimento Executa ensaio visual e controle dimensional da solda completa Aprova a soldagem efetuada, por meio de verificação da conformidade dos resultados de ensaios em peças de teste de produção, quando aplicável.

Confere e analisa resultados de ensaios não destrutivos dos serviços de soldagem sob sua responsabilidade Executa medições de dureza, por meio de aparelhos específicos, a fim de atestar conformidade do processo de soldagem Inspeciona processos de tratamento térmico após soldagem.

Inspeciona reparo de solda Inspeciona testes de produção em processos de soldagem, acompanhando as condições de preparação e execução de peças de teste, definindo tipo, quantidade e fase de execução das peças de teste, e monitorando a execução e a conformidade do processo.

Pode utilizar sistemas computadorizados de auxílio à coleta, ao tratamento, ao processamento e à análise de dados de inspeção, ensaios e testes Mantém-se atualizado sobre métodos e técnicas de inspeção industrial de soldagem, em função da introdução de novos materiais e novos consumíveis – e suas tecnologias, dentre outros fatores Elabora documentação técnica, registrando resultados, relatando não conformidades, avaliando e registrando desempenho de soldadores ou operadores de soldagem.

Registra ensaios testemunhados Prepara e emite instruções de inspeção de soldagem Pode ministrar programas de treinamento.

.

Funções

O funcionário CBO 3148-45 deve demonstrar competências pessoais.

Atividades exercidas por um Inspetor de soldagem CBO 3148-45

Um Inspetor de soldagem (ou sinônimo) deve demonstrar acuidade visual, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar dinamismo, demonstrar proatividade, demonstrar capacidade de atenção concentrada, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar senso crítico, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar habilidade motora, demonstrar acuidade auditiva.

Cargos e salários CBO 3148-45 - Especialistas em inspeções industriais

Salário Inspetor de Soldagem

Inspetor de Soldagem: Brasil

  • 1.563
  • Brasil
  • 6.549 - 12.283
  • 43h
O profissional no cargo de Inspetor de Soldagem CBO 3148-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.549 e 12.283 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.563 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3148-45.