CBO 3148-05 - Inspetor de equipamentos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em inspeções industriais

O profissional no cargo de Inspetor de equipamentos CBO 3148-05 realiza inspeção industrial de equipamentos, verificando conformidade de execução de projetos industriais de equipamentos, inspecionando componentes, peças, conjuntos e acessórios, medindo espessuras de materiais e de equipamentos e suas partes, validando testes e ensaios diversificados de equipamentos, e conduzindo testes de aceitação de campo (TAC) Prepara as atividades, conferindo calibração de instrumentos padronizados e verificando condições de uso e certificação de equipamentos, insumos, ferramentas, instrumentos e demais recursos utilizados no processo de inspeção.

Elabora procedimentos e emite relatórios e pareceres Pode ministrar programas de treinamento Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde, de segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3148-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em inspeções industriais que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Inspetor de equipamentos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em inspeções industriais CBO 3148-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3148-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em inspeções industriais.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Inspetor de equipamentos

O Inspetor de equipamentos CBO 3148-05 planeja o trabalho de inspeção industrial de equipamentos, solicitando a documentação técnica referente aos procedimentos, avaliando os procedimentos e os documentos da qualidade, e definindo equipamentos, insumos, ferramentas, instrumentos e outros recursos para inspeção Interpreta especificações técnicas e memoriais descritivos de projetos.

Interpreta requisitos de normas técnicas, no que se refere a equipamentos.

Define a sequência de execução das atividades de inspeção Prepara atividades de inspeção industrial de equipamentos, avaliando condições de segurança e condições gerais da área de trabalho, tais como luminosidade, acessibilidade, estado dos espaços confinados, dentre outras.

Confere a calibração de instrumentos padronizados e verifica as condições de uso e certificação de equipamentos, insumos, ferramentas, instrumentos e demais recursos utilizados, de acordo com requisitos do processo de inspeção Prepara os equipamentos a serem inspecionados.

Realiza a inspeção industrial de equipamentos, solicitando histórico de inspeções, guiando-se por procedimentos de inspeção, propondo soluções e medidas corretivas, e participando da avaliação dos registros de inspeção.

Executa inspeção visual e dimensional, inspecionando válvulas, conexões, parafusos e outros acessórios, e inspecionando revestimentos e estruturas de suporte de equipamentos Solicita realização de testes e ensaios complementares, quando necessário.

Ajusta válvulas de segurança.

Verifica a conformidade de execução de projetos industriais de equipamentos Acompanha condições climáticas às quais se submetem equipamentos em processos industriais Detecta falhas de materiais e acompanha torqueamento de parafusos em equipamentos.

Conduz testes de aceitação de campo (TAC) de equipamentos Monitora corrosão em equipamentos Mede espessuras de materiais e de equipamentos e suas partes.

Valida testes e ensaios, testemunhando suas condições de preparo e de realização, de acordo com requisitos técnicos de equipamentos Testemunha testes diversificados, tais como testes pneumáticos, hidrostáticos e de estanqueidade, testes de desempenho, e testes de comissionamento e descomissionamento.

Testemunha ensaios não destrutivos e ensaios mecânicos Testemunha calibração de instrumentos de medição de temperatura, vazão, pressão e outras grandezas, para controle de processos Pode utilizar sistemas computadorizados de auxílio à coleta, ao tratamento, ao processamento e à análise de dados de ensaios, testes e inspeção.

Mantém-se atualizado sobre métodos e técnicas de inspeção industrial de equipamentos, em função da introdução de novos materiais e suas tecnologias, dentre outros fatores Elabora documentação técnica, emitindo relatórios diversificados, tais como relatórios de inspeção, de liberação, de aceitação, de rejeição e de não conformidade Emite pareceres de inspeção de equipamentos.

Elabora procedimentos e prepara material didático Pode ministrar programas de treinamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3148-05 deve inspecionar processos industriais, elaborar documentação técnica, validar testes e ensaios, realizar controle dimensional, demonstrar competências pessoais, preparar atividades de inspeção, inspecionar equipamentos e instalações industriais, planejar o trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Especialistas em inspeções industriais a maioria trabalha como profissional autônomo, de forma individual, com supervisão ocasional e, em algumas situações, sem supervisão. Trabalham em ambiente fechado e/ou aberto, no horário diurno e de forma presencial. Devido à grande variedade de equipamentos e instalações que inspecionam, podem trabalhar em posições desconfortáveis, em grandes alturas, em locais subterrâneos e confinados. Podem também, serem expostos a materiais tóxicos, ruídos e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3148-05

Para atuarem no mercado de trabalho é necessário curso técnico profissionalizante,(mecânica, eletro-eletrônica, metalurgia, etc) mais curso de inspeção, mínimo de 80hs, mais a certificação na modalidade escolhida. A certificação é obtida através de entidades certificadoras. Experiência de 1 a 2 anos na área de qualificação.

Atividades exercidas por um Inspetor de equipamentos CBO 3148-05

Um Inspetor de equipamentos (ou sinônimo) deve emitir relatórios de aceitação, rejeição e de não conformidade, avaliar a área de trabalho - luminosidade, espaço confinado..., demonstrar capacidade de raciocínio analítico, acompanhar torqueamento de parafusos, definir recursos de inspeção - equipamentos, insumos, ferramentas, instrumentos..., monitorar corrosão de equipamentos e tubulações, demonstrar habilidade motora, controlar a qualidade dos reparos efetuados, demonstrar dinamismo, elaborar procedimentos, realizar inspeção dimensional dos equipamentos e materiais, testemunhar testes de performance, testemunhar testes hidrostáticos, solicitar os procedimentos - documentação técnica, solicitar a realização de testes e ensaios complementares, medir espessuras de materiais e equipamentos - tubulações, vigas, perfis, acessórios de máquinas...., testemunhar calibração de instrumentos de processos - temperatura, vazão, pressão..., inspecionar revestimentos - pintura, isolamentos, refratários..., emitir parecer de inspeção de equipamentos e/ou pintura, testemunhar testes pneumáticos, ministrar treinamentos, acompanhar condições climáticas, demonstrar capacidade de atenção concentrada, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, testemunhar testes de comissionamento e descomissionamento, definir a sequência de execução das atividades de inspeção, conferir calibração de instrumentos padrões, interpretar projetos - especificações técnicas, memorial descritivo... dos equipamentos e materiais a serem inspecionados, emitir relatórios de inspeção/liberação, demonstrar senso crítico, inspecionar visualmente os equipamentos e materiais, testemunhar ensaios de tração em revestimentos, propor soluções e medidas corretivas, demonstrar capacidade de comunicação, solicitar histórico de inspeções dos equipamentos, demonstrar acuidade visual, testemunhar ensaios mecânicos, avaliar condições de segurança da área de trabalho, inspecionar acessórios de equipamentos industriais - válvulas, conexões, parafusos..., inspecionar processos de usinagem, demonstrar proatividade, testemunhar ensaios não destrutivos, validar reparos de revestimentos, testemunhar testes de estanqueidade, demonstrar acuidade auditiva, avaliar os procedimentos e documentos de qualidade, ajustar válvulas de segurança, preparar a peça/equipamento a ser inspecionada - lixar, escovar, lavar...., conduzir teste de aceitação de campo - tac, participar da elaboração do plano de manutenção de equipamentos e instalações industriais, detectar falhas em soldas, materiais e em dutos, verificar condições de uso e certificação - equipamentos, insumos, ferramentas, instrumentos..., inspecionar estruturas de suporte de equipamentos e de tubulações, testemunhar descontinuidades de revestimentos, verificar conformidade de execução com o projeto, participar da avaliação dos registros de inspeção, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe.

Cargos e salários CBO 3148-05 - Especialistas em inspeções industriais

Salário Inspetor de Equipamentos (estruturas Metálicas)

Inspetor de Equipamentos (estruturas Metálicas): Brasil

  • 1.946
  • Brasil
  • 4.859 - 9.277
  • 43h
O profissional no cargo de Inspetor de Equipamentos (estruturas Metálicas) CBO 3148-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.859 e 9.277 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.946 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3148-05.
Salário Inspetor de Equipamentos

Inspetor de Equipamentos: Brasil

  • 1.946
  • Brasil
  • 4.859 - 9.277
  • 43h
O profissional no cargo de Inspetor de Equipamentos CBO 3148-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.859 e 9.277 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.946 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3148-05.
Salário Inspetor de Equipamentos

Inspetor de Equipamentos: São Paulo

  • 591
  • São Paulo
  • 5.197 - 8.493
  • 44h
O profissional no cargo de Inspetor de Equipamentos CBO 3148-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.197 e 8.493 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 591 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3148-05.