CBO 3122-05 - Técnico de estradas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)
O profissional no cargo de Técnico de estradas CBO 3122-05 elabora anteprojeto, participa do planejamento e controla a execução de obra de construção ou de manutenção de estrada, sob supervisão do engenheiro responsável Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade.
Pode realizar vistorias técnicas Auxilia engenheiro na supervisão de equipes Atua em conformidade com a legislação, com normas técnicas, com procedimentos de qualidade e com normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3122-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de estradas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) CBO 3122-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3122-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
- Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura.
- Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura).
O que faz um Técnico de estradas
O Técnico de estradas CBO 3122-05 elabora anteprojeto, realizando levantamento topográfico, demarcando áreas e detalhando memorial descritivo Solicita projetos complementares, podendo fiscalizar sua elaboração e participar da sua análise final.
Pesquisa e analisa novas tecnologias e novos materiais, para incorporá-los no anteprojeto.
Analisa a inclusão de ferramentas para gestão e controle do projeto, em especial BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling) Submete o anteprojeto à aprovação do engenheiro responsável pela obra.
Participa da elaboração de proposta de preservação do meio ambiente no entorno das obras, indicando ações preventivas e serviços de recuperação de áreas degradadas Participa da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais.
Planeja o trabalho para implantação de projetos de construção ou de manutenção de estradas, dimensionando recursos humanos, relacionando máquinas e equipamentos e especificando materiais.
Orça a obra, calculando custos diretos e indiretos Elabora cronograma físico-financeiro.
Contata e cadastra fornecedores, avaliando perfis.
Participa do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos Acompanha a execução dos serviços de construção ou manutenção de estradas, verificando o cumprimento do cronograma, as condições técnicas do local, a adequação do tamanho das equipes e o uso de máquinas e equipamentos, em conformidade com o projeto Registra no documento “como construído” (“as built”) - com representações técnicas, tais como plantas, cortes e fachadas - todas as alterações e modificações promovidas durante a construção, em relação ao projeto inicial.
Auxilia o engenheiro na supervisão de equipes, elaborando escalas de horários de trabalho, treinando equipes, acompanhando o cumprimento de tarefas e fiscalizando a aplicação de normas e regulamentos Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade, coletando amostras e realizando ensaios Elabora planilhas dos ensaios realizados e emite relatórios.
Pode elaborar planta cadastral da região e montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas Padroniza procedimentos e fixa parâmetros técnicos, participando da montagem e revisão de manuais técnicos e colaborando na elaboração e revisão das normas e procedimentos.
Pode realizar vistorias técnicas, analisando origem da solicitação, identificando possíveis causas do problema, elaborando registro – croqui, fotografias, filmagens e medições -, propondo soluções para resolução do problema e emitindo parecer técnico Acompanha a execução de serviços de manutenção de máquinas e equipamentos utilizados na obra Verifica a organização dos ambientes de trabalho e o descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.
Zela pela segurança, prevenindo acidentes, supervisionando o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e estruturando campanhas de prevenção e combate a incêndios.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3122-05 deve realizar vistorias técnicas, padronizar procedimentos técnicos, orçar obras, planejar o trabalho, desenvolver projetos de infraestrutura, realizar trabalhos em laboratório, supervisonar equipes, demonstrar competências pessoais, fazer levantamento e tabulação de dados, preservar o meio ambiente, supervisionar obras, realizar vendas e compras de materiais e equipamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3122-05
O exercício dos cargos de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.
Atividades exercidas por um Técnico de estradas CBO 3122-05
Um Técnico de estradas (ou sinônimo) deve providenciar carteira de habilitação, empregar normas técnicas, verificar condições técnicas do local, identificar procedimentos técnicos, elaborar projetos de infraestrutura, instalar equipamentos para coleta de dados, elaborar o projeto as built, avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes, participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos, registrar dados para alimentar o projeto as built, atuar com capacidade de gerenciar, atender às necessidades do cliente, codificar materiais e, ou equipamentos, atender às metas preestabelecidas, elaborar cronograma físico-financeiro, elaborar escalas de horários de trabalho, realizar medições, calcular ensaios, elaborar composições unitárias, propor ações preventivas, demonstrar capacidade de auto-desenvolvimento, atuar com liderança, especificar materiais e equipamentos, solicitar projetos complementares, fiscalizar obras, gerenciar arquivo técnico, programar a execução dos serviços, elaborar planilhas dos ensaios realizados, fazer vistoria técnica, demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de organização, elaborar memória de cálculo, realizar ensaios, emitir parecer técnico, identificar possíveis causas do problema, supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas, contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho, fixar parâmetros técnicos, dominar normas técnicas e de procedimento, requisitar materiais, negociar propostas, trabalhar em equipe, programar os serviços, elaborar croqui, realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes, dominar softwares específicos, realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos, elaborar propostas de venda, analisar contrato de obras, dominar conhecimentos técnicos pertinentes a área de atuação, emitir ordem de compra, treinar equipes, detalhar o projeto, efetuar levantamento topográfico, estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios, pesquisar novas tecnologias, supervisionar o cumprimento de tarefas, participar do desenvolvimento das normas e procedimentos, verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas, participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais, controlar a qualidade dos produtos e serviços, verificar tipo de vistoria, preparar amostras de acordo com as especificações, realizar demonstração técnica do produto, participar da montagem e revisão de manuais técnicos, contatar fornecedores e, ou clientes, discutir o projeto, compatibilizar possíveis interferências de projetos, analisar dados coletados, alterar projeto de acordo com imprevistos da obra, preparar o local de trabalho, especificar materiais, elaborar anteprojeto, demonstrar raciocínio lógico e abstrato, acompanhar a execução e o cronograma dos serviços, elaborar relatórios, verificar a utilização de equipamentos de proteção, atuar com ousadia, cadastrar fornecedores e, ou clientes, propor soluções para resolução de problemas, estudar projetos, elaborar registro do problema - croqui, fotografias, filmagens e medições, revisar os projetos, planejar a forma de obtenção dos dados, demonstrar conhecimento em informática básica, participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos, fiscalizar aplicação de normas e regulamentos, analisar origem das solicitações, preparar ensaios, comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita, montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas, elaborar memorial descritivo, coletar amostras, levantar dados quantitativos de projetos, submeter o projeto a aprovação, elaborar cronograma, agir com iniciativa, relatar anomalias aos superiores, dimensionar recursos - humanos, materiais e equipamentos, trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, elaborar planta cadastral da região, cotar insumos e serviços, emitir relatório de viabilidade técnico-financeira, supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma, comunicar-se em idioma estrangeiro, registrar alterações de serviços, fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados, elaborar planilhas de custos diretos e indiretos, verificar condições de uso dos equipamentos, gerenciar logística, aplicar ações corretivas, demonstrar criatividade.