CBO 2631-15 - Teólogo
Entenda o que fazem os ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Teólogo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Teólogo
Realiza atividades que têm por base o entendimento profundo de cultos religiosos e o reconhecimento da influência que as crenças exercem sobre a sociedade. Dirige e administra comunidades religiosas. Atua em organizações não governamentais (ONG), considerando necessidades materiais e espirituais das pessoas. Promove ensino de diversas doutrinas religiosas e de suas origens. Presta mentoria e aconselhamento, construindo ambiente de respeito mútuo. Trabalha em hospitais, presídios e outros lugares estressantes, prestando suporte emocional e espiritual. Atua em empresas, valorizando a ajuda mútua e o trabalho em equipe. Realiza pesquisas. Publica livros e cria conteúdo digital relacionado à fé e à teologia. Participa em comitês e conselhos interdisciplinares. Atua conforme preceitos religiosos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Dirige e administra comunidades, orientando religiosamente e espiritualmente seus integrantes. Elabora estatutos e regimentos internos. Requer registros de funcionamento junto aos órgãos competentes. Responde juridicamente pela entidade. Coordena a captação de recursos financeiros, tais como dízimos, ofertas, entre outros. Participa de conselhos, sínodos, concílios e outros tipos de assembleias.
Atua em organizações não governamentais (ONG) e iniciativas filantrópicas, realizando planejamento e gestão de projetos e programas que envolvam educação, saúde, combate à pobreza e outros desafios sociais. Fomenta o espírito de equidade, compaixão e respeito pelos direitos humanos, considerando tanto as necessidades materiais quanto as espirituais das comunidades atendidas.
Forma pessoas segundo preceitos religiosos das diferentes tradições, elaborando recursos de ensino, dando aulas e avaliando os alunos durante o processo de aprendizagem. Profere palestras. Transmite ensinamentos religiosos utilizando os meios adequados e específicos de cada tradição. Pode atuar como professor em escolas de ensino fundamental e ensino médio, orientando alunos em pesquisa sobre religiões e contribuindo para a sua formação espiritual e ética.
Presta mentoria e aconselhamento, atraindo pessoas e grupos - por meio da construção de ambiente de confiança e respeito mútuo -, para oferecer suporte emocional e espiritual em situações de luto, conflitos familiares, ansiedade e busca por propósito de vida. Contribui para o diálogo de tolerância, ajudando a promover a troca de ideias entre pessoas com diferentes crenças, por ter estudado as semelhanças e as diferenças entre as religiões.
Oferece apoio espiritual e emocional em hospitais e presídios, adotando abordagem holística do cuidado e agregando a dimensão espiritual no trabalho desenvolvido em equipe multidisciplinar. Atua como um conselheiro espiritual em lugares estressantes - como ambientes militares -, fomentando a resiliência e ajudando as pessoas no processo de lidar com traumas, questões morais e problemas existenciais.
Atua em empresas, mostrando a singularidade de cada pessoa - suas forças e suas fraquezas –, para valorizar a ajuda mútua e o trabalho em equipe. Orienta a busca de caminhos para a cooperação entre todos, complementando-se e desenvolvendo seus talentos. Propõe regras coletivas para responder à complexidade e às questões humanas e sociais que a empresa tem que enfrentar. Num contexto de internacionalização da economia e de convivência de diferentes comunidades culturais dentro da empresa, contribui para coexistência harmoniosa do pluralismo de ideias e para resolução de conflitos.
Realiza pesquisas acadêmicas sobre diversos temas, tais como estudos comparativos entre diferentes tradições religiosas e análise do desenvolvimento teológico ao longo do tempo. Divulga os resultados de suas pesquisas, escrevendo artigos e ensaios.
Atua no mercado editorial, publicando livros, para a disseminação do pensamento teológico. Cria conteúdo digital relacionado à fé e à teologia.
Participa em comitês e conselhos interdisciplinares - como os comitês ambientais e de bioética, ética em pesquisa, juntas de conciliação, entre outros -, promovendo a defesa dos direitos humanos e contribuindo na busca de uma sociedade mais justa e menos violenta.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) PRESERVAÇÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) REDES SOCIAIS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) CONCEITOS DE DEMOCRACIA, CIDADANIA E LAICIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITO ECLESIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ADMINISTRAÇÃO DE COMUNIDADES RELIGIOSAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | BIBLIOTECONOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | PROCESSOS DE DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | BIBLIOTECONOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | RÁDIO E TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) RECURSOS MIDIÁTICOS: PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO, CANAIS DE YOUTUBE, WEBTV, PODCASTS, RÁDIO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL APLICADO) AÇÕES SOCIAIS COMUNITÁRIAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL APLICADO) CAPACITAÇÃO DE EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL APLICADO) REINTEGRAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL APLICADO) SERVIÇO SOCIAL APLICADO ÀS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL APLICADO) TERCEIRO SETOR – ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | HISTÓRIA DA FILOSOFIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | METAFÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | METAFÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA DAS RELIGIÕES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) MITOLOGIA DAS RELIGIÕES AFRICANAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) MITOLOGIA DAS RELIGIÕES ORIENTAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) MITOLOGIA GREGA E ROMANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | TEORIA SOCIOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) QUESTÕES SOCIAIS DA ATUALIDADE: DESIGUALDADE SOCIAL, IDEOLOGIA DE GÊNERO, RACISMO ESTRUTURAL, MACHISMO ESTRUTURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA APLICADA ÀS RELIGIÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | ETNOLOGIA INDÍGENA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | ETNOLOGIA INDÍGENA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | ANTROPOLOGIA DAS POPULAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | ANTROPOLOGIA DAS POPULAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA CRISTÃ | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) FUNDAMENTOS DE HISTÓRIA DO BRASIL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS CRENÇAS RELIGIOSAS MUNDIAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS RELIGIÕES AFRICANAS E ORIENTAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS RELIGIÕES NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DO CRISTIANISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DO JUDAÍSMO E DE ISRAEL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO RELIGIOSA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | HISTÓRIA DA TEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | HISTÓRIA DA TEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA MORAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA MORAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA MORAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA MORAL) TEOLOGIA FAMILIAR E SEXUAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) ANGELOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) CRISTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) DEMONOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) ECLESIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) ESCATOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) ESTUDOS BÍBLICOS: PENTATEUCO, SINÓTICOS E ESCRITOS JOANINOS, PROFETAS, CRISTOLOGIA, SAPIENCIAIS, GÊNERO APOCALÍPTICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) FORMAÇÃO DE MINISTROS DE CULTOS RELIGIOSOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) HERMENÊUTICA BÍBLICA TEOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) INTELIGÊNCIA DA FÉ E RACIONALIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) NARRATIVAS E TEXTOS SAGRADOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) PNEUMATOLOGIA – ESTUDO DO ESPÍRITO SANTO | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) RELIGIÕES PROTESTANTES: LUTERANA, ANGLICANA, CALVINISTA, METODISTA, BATISTA, PRESBITERIANA, PENTECOSTAL, NEOPENTECOSTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) SOTERIOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) TEOLOGIA DA REVELAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) TEOLOGIA DOGMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA SISTEMÁTICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA SISTEMÁTICA) TEOLOGIA PRÓPRIA – ESTUDO DE DEUS, O PAI | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) ALCORÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) BÍBLIA HEBRAICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) CATEQUÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) CUIDADO E ACONSELHAMENTO PASTORAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) LITURGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) MISSIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) PRÁTICAS ECLESIAIS URBANAS: NOVOS MODELOS ECLESIAIS, MISSIONÁRIOS EM AÇÃO NAS IGREJAS CRISTÃS URBANAS, IGREJAS MIDIÁTICAS, IGREJAS EM CÉLULAS, MEGAIGREJAS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) SACRAMENTOS RELIGIOSOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) TEOLOGIA BUDISTA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) TEOLOGIA DA ESPIRITUALIDADE | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | TEOLOGIA PASTORAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA PASTORAL) TEOLOGIA ISLÂMICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TEOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA) CULTURA INDÍGENA E RELIGIÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TEOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA) ESPIRITUALIDADE E CUIDADOS PALIATIVOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA) ORATÓRIA E EXPRESSÃO RELIGIOSA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TEOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | TEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA) REFLEXÕES SOBRE RELIGIOSIDADE E SABER CIENTÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS TEOLÓGICOS E FILOSÓFICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO E ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS: TEXTO CIENTÍFICO, ARTIGOS, PARECER, ESTATUTOS, MANUAIS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS CLÁSSICAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS CLÁSSICAS) ESTUDOS DE LÍNGUAS BÍBLICAS: LATIM, GREGO, HEBRAICO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 1 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Os profissionais podem desenvolver suas atividades como consagrados ou leigos, de forma profissional ou voluntária, em templos, igrejas, sinagogas, mosteiros, casas de santo e terreiros, aldeias indígenas, casas de culto etc. Também estão presentes em universidades e escolas, centros de pesquisa, sociedades beneficentes e associações religiosas, organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas. Uma parte de suas práticas tem caráter subjetivo e pessoal e é desenvolvida individualmente, como a oração e as atividades meditativas e contemplativas , outra parte se dá em grupo, como a realização de celebrações, cultos etc. Nos últimos anos, em várias tradições, tem havido um movimento na direção da profissionalização dessas ocupações, para que possam se dedicar exclusivamente às tarefas religiosas em suas comunidades. Nesses casos, os profissionais são por elas mantidos.Exigências do mercado de trabalho
Nesta família ocupacional a formação depende da tradição religiosa e da ocupação. Naquelas tradições de transmissão oral, como as afro- brasileiras e indígenas, as ocupações não requerem nível especial de escolaridade formal. Já nas tradições baseadas em textos escritos, é desejável que Ministros(as) de culto e Missionários(as) tenham o superior completo. No caso dos(as) Teólogos(as), é esperado que tenham formação superior em Teologia não é incomum entre eles, porém, a presença de títulos de pós-graduação ou cursos equivalentes. Ascender a níveis superiores de estudo pode facilitar também a progressão das outras duas ocupações na carreira eclesiástica. Qualquer que seja a tradição religiosa, contudo, tanto ou mais que a formação, contam a fé e o chamamento individual para o serviço do divino.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- transmitir ensinamentos religiosos;
- preservar a tradição;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar pessoas;
- realizar ação social junto a comunidade;
- formar pessoas segundo preceitos religiosos das diferentes tradições;
- pesquisar a doutrina religiosa;
- dirigir e administrar comunidades;
- praticar vida contemplativa e meditativa;
- registrar a memória religiosa;
- atuar em universidades - docência e pesquisa;
- organizar a catequese;
- manter-se atualizado nas questões sociais polêmicas;
- transmitir ensinamentos religiosos utilizando os meios adequados e específicos de cada tradição;
- orientar sobre a lei islâmica - charia;
- dar aulas;
- adequar leis religiosas ao ambiente sócio-cultural;
- traduzir literatura especializada;
- publicar artigos em revistas, jornais, livros e afins;
- opinar sobre assuntos polêmicos;
- professar a fé;
- ensinar ilahis - música mística sufi;
- promover retiros espirituais;
- ensinar idioma original da tradição religiosa;
- atuar em centros de pesquisa;
- estudar a doutrina religiosa;
- estar aberto ao diálogo inter-religioso;
- buscar recursos financeiros - dízimos, ofertas, empréstimos etc;
- ensinar o alcorão;
- requerer registros de funcionamento junto aos órgãos competentes;
- sistematizar informações das tradições orais e escritas;
- receber a revelação;
- assessorar a comunidade religiosa e seus líderes;
- zelar pelo ensino ortodoxo e sistemático da tradição;
- traduzir textos religiosos a partir dos originais;
- responder juridicamente pela entidade;
- trabalhar e orar - leigos religiosos;
- traduzir e textualizar as tradições orais;
- exercer espírito crítico sobre a tradução de textos sagrados;
- proclamar os princípios bíblicos;
- elaborar material de ensino e difusão audio-visual, digital etc;
- estudar os valores humanos e princípios religiosos;
- adequar o ethos religioso às condições locais;
- orientar espiritualmente a comunidade;
- atuar como missionário dentro ou fora do país;
- consultar bibliotecas, videotecas etc;
- ensinar os sutras budistas;
- fortalecer a fé através de atos, devoções e orações;
- orientar religiosamente a comunidade;
- orar;
- buscar significado da tradição e textos sagrados para o contexto atual;
- prestar assessoria sobre questões éticas e religiosas;
- realizar viagens a lugares sagrados das tradições;
- atuar dentro ou fora dos templos - zona urbana ou rural;
- dirigir estabelecimentos de ensino;
- proferir palestras;
- manter com recursos próprios publicações impressas, audio visual etc;
- ensinar o respeito a vida, a ecologia, a cosmologia;
- divulgar tradição;
- sistematizar informações relativas aos textos sagrados;
- participar de confederações, federações, conselhos dos mais velhos;
- cultivar o amor, a justiça, a paz, a sabedoria e a compaixão;
- participar de congressos, seminários especializados;
- promover a paz e a justiça;
- buscar equilíbrio de vida;
- fazer ou formar discípulos;
- apoiar movimentos populares;
- elaborar estatutos e regimentos internos;
- divulgar resultados da pesquisa;
- participar de diálogos inter-religiosos;
- dirigir centros de formação religiosa;
- fazer análise e interpretação da tradição e textos religiosos;
- viver coerentemente com os ensinamentos;
- realizar estudos especializados sobre a doutrina religiosa;
- participar de atividades inter-religiosas;
- realizar ações contra discriminação e exclusão;
- avaliar os formandos no seu processo de aprendizagem;
- organizar as pastorais;
- orientar a formação religiosa;
- participar de diálogos inter e trans-disciplinares;
- respeitar as tradições religiosas e seus preceitos morais;
- pesquisar na tradição e nos textos sagrados;
- receber palavras de inspiração;
- participar de assembléias, conselhos, sínodos, concílios;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2631-15
CBO 2631-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de teólogo que pertence ao grupo dos ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Membros de cultos religiosos
-
-
-
-
- Ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados
-
-
Nenhum CBO relacionado encontrado.
Cargos e salários CBO 2631-15 - Ministros de culto, missionários, teólogos e profissionais assemelhados
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 263115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 263115 em todos os estados e cidades do Brasil.