CBO 2615-30 - Profissionais da escrita - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2615-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da escrita que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Redator de textos técnicos Redige documentação técnica diversa — livros e relatórios técnicos, manuais do usuário de produto ou serviço, de procedimentos operacionais para o trabalhador, guias de instrução —, em linguagem apropriada para o público-alvo, para publicação em papel ou meio digital Concebe projetos para elaboração da produção escrita, pesquisando, definindo temas e assuntos.

Elabora narrativa, definindo o tipo de texto, organizando dados e informações, etapas de processos do produto ou do serviço Define forma e conteúdo Busca estratégias para publicação ou divulgação, aplica regras da língua portuguesa, do discurso narrativo, de direitos autorais e de propriedade intelectual.

Atua de acordo com a legislação de produção editorial, normas técnicas de execução de produtos e serviços, e de edição, princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental, responsabilidade técnica

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da escrita CBO 2615-30 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2615-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais da escrita.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Redator de textos técnicos

O Redator de textos técnicos (ou similar) planeja, organiza escreve textos técnicos de produtos e serviços e documentação técnica oficial, em contextos empresariais, comerciais ou institucionais, em linguagem clara e direta para o público-alvo, para publicação e outras formas de veiculação Estuda elementos relevantes para conceber a produção escrita.

Define temas e assuntos, elaborando esquemas preliminares.

Elabora as etapas e o fluxo de trabalho, definindo as especificidades do gênero e do tipo da produção escrita como livros técnicos e didáticos, apostilas, manuais técnicos de produtos e serviços, procedimentos operacionais, etapas de processos, relatórios, notas técnicas, documentos oficiais, documentação científica, entre outros, coletando dados, informações, especificações tecnológicas, teorias e conceitos da área técnica ou científica Define os objetivos, o público-alvo, o formato do texto, o sumário, avaliando a necessidade de inclusão de desenhos, ilustrações, planilhas, esquemas, fluxogramas.

Entrevista pessoal das áreas técnica e científica relacionadas ao texto, pesquisa outros materiais para familiarizar-se com as tecnologias e métodos de produtos e serviços Pesquisa e analisa informações, coleta, interpreta e valida dados técnicos.

Organiza a narrativa e elabora o texto, preservando o tipo de texto e seus elementos estruturais, a estrutura e unidade internas dos parágrafos, a terminologia técnica específica da área, considerando tipologia do texto, tema, assunto, especificações tecnológicas, o tipo e a forma de publicação e divulgação.

Aplica teorias da comunicação, prezando pelo cumprimento das regras da língua portuguesa, de direitos autorais e de propriedade intelectual Prioriza o emprego de linguagem denotativa e impessoal, precisão vocabular, clareza coesão, concisão, ordenação lógica de ideias, validade, relevância e fidedignidade de siglas e abreviaturas.

Adequa a linguagem ao público-alvo, organizando e fundamentando ideias, conceitos e informações apresentadas no texto, evitando informações superficiais ou genéricas, utilizando recursos retóricos, elementos semânticos, preservando as especificidades do gênero da obra.

Avalia e revisa a obra, verificando se o conteúdo e a adequação do texto correspondem aos objetivos propostos Analisa a fidedignidade, consistência, extensão e profundidade das informações, o nível de confiabilidade técnica, se a linguagem está inteligível, interpretável e compreensível, podendo reelaborar partes da narrativa, considerando inclusive pareceres críticos de outros escritores Define estratégias para publicação e divulgação da obra, inclusive pela internet e redes sociais, participando de eventos de lançamento, de feiras e exposições, de concursos, promovendo apresentações para críticos e resenhistas, concedendo entrevistas, realizando palestras, contatando editoras.

Mantém registros e arquivos de trabalho e revisões Pode revisar textos técnicos redigidos por outros redatores ou especialistas, editando, padronizando ou sugerindo alterações no material preparado Pode especializar-se em redigir textos de um campo técnico ou científico.

Atualiza-se por meio de estudos, leituras e pesquisas referentes a fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e estilística, vocábulos e neologismos, gírias e expressões, e a temas técnicos da área pertinentes ao seu projeto, considerando textos técnicos e literários, jornalísticos, publicações e fontes de informações técnicas e científicas Realiza o trabalho cumprindo prazos estabelecidos, de acordo com a legislação de produção editorial, normas técnicas da área e de produção textual, princípios de qualidade, de preservação ambiental, de responsabilidade com a informação.

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Funções

O funcionário CBO 2615-30 deve criar projeto literário, elaborar esquema preliminar, demonstrar competências pessoais, pesquisar temas pertinentes ao projeto, escrever textos, buscar a publicação ou encenação da obra literária, divulgar a obra.

Atividades exercidas por um Redator de textos técnicos CBO 2615-30

Um Redator de textos técnicos (ou sinônimo) deve considerar prazos na elaboração do texto, considerar diretrizes dos órgãos oficiais, realizar pesquisa de campo, dominar a linguagem específica do veículo - tv, livro, cinema, teatro, jornal etc, negociar contrato de edição, dominar a língua, conceder entrevistas, selecionar material coletado, participar de comissões julgadoras, consultar especialistas, pesquisar palavras, gírias e formas de expressão, discutir direitos autorais, definir conceitos a serem desenvolvidos na obra técnica, didática e científica, adequar linguagem ao público alvo, considerar público alvo, elaborar e reelaborar o texto, demonstrar criatividade, demonstrar hábito de leitura, justificar as idéias apresentadas no texto técnico, didático e científico, decodificar a obra para o público alvo, considerar as diretrizes comerciais do projeto, realizar palestras para divulgar a obra, apresentar relatórios do desenvolvimento do trabalho, reelaborar o texto final considerando pareceres críticos, analisar propostas de trabalho pré-definidas, escrever de acordo com as especificidades do gênero da obra, desenvolver intuição, pesquisar iconografia, considerar diretrizes formuladas para projeto, definir foco narrativo, demonstrar senso de observação.

Cargos e salários CBO 2615-30 - Profissionais da escrita

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