CBO 2545-05 - Fiscal de atividades urbanas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da fiscalização de atividades urbanas

O profissional no cargo de Fiscal de atividades urbanas CBO 2545-05 Realiza vistorias e fiscalização de atividades urbanas, mapeando área para atuação, registrando ocorrências e identificando responsáveis por irregularidades Fiscaliza ordenamento urbano no que tange a atividades de limpeza, transporte, acessibilidade e congêneres.

Realiza diligências para averiguar ocorrências, organizando operações conjuntas com outros órgãos fiscalizadores Lavra autos e termos com base na legislação vigente, dando ciência ao infrator Exerce poder de polícia administrativa, promovendo interdições, lacrações de instalações físicas e apreensões em geral.

Audita processos mediante análise de documentação, propondo correções e soluções Presta atendimento e orientações à população, elaborando relatórios, emitindo pareceres e observando normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de preservação ambiental e legislações municipais de política urbana

CBO 2545-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da fiscalização de atividades urbanas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Fiscal de atividades urbanas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da fiscalização de atividades urbanas CBO 2545-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2545-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais da fiscalização de atividades urbanas.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Fiscal de atividades urbanas

O Fiscal de atividades urbanas CBO 2545-05 realiza vistorias e fiscalização de atividades urbanas, mediante demanda e/ou denúncia, mapeando áreas, realizando georreferenciamento, deslocando-se até o local e identificando responsáveis Consulta sistemas e bancos de dados, analisa zoneamento e suas conformidades, verifica existência de irregularidades e solicita documentação, quando da visita in loco.

Identifica conformidade do projeto analisado, fotografa ocorrência e possíveis irregularidades, realiza medições e aciona órgãos técnicos competentes, solicitando apoio operacional, quando necessário.

Fiscaliza obras de edificações e urbanismo, posturas, atividades econômicas e em áreas públicas, limpeza e higienização urbana, condições sanitárias, transporte e acessibilidade urbanos e poluições visual e sonora Realiza fiscalização ambiental urbana.

Constata ocorrências e organiza, comanda e participa de operações fiscais Articula ações entre órgãos e entidades municipais, estaduais e federais para realização de operações de fiscalização integrada.

Descreve ato infracional com base em documentos legais, procedendo ao seu enquadramento.

Identifica infrator, transcreve legislação, calcula valor da multa, estabelece prazo para correção de irregularidades e dá ciência de autos e termos ao infrator, analisando possível defesa Interdita atividades econômicas e edificações, lacra instalações físicas, embarga obras, cassa licenças e participa de interdições em situação de risco iminente.

Acompanha e comanda demolições de obras e edificações e libera licença ambiental urbana.

Apreende bens, animais, materiais e equipamentos, acompanhando sua remoção Dá voz de prisão, quando necessário, encaminhando infrator para delegacia de polícia Verifica documentação e pagamento de taxas, analisa e monitora processos e propõe correções e soluções às irregularidades constatadas.

Orienta os munícipes, preventiva ou repressivamente, de modo a garantir as suas liberdades e direitos individuais, a coletividade e o bem-estar geral Responde a consultas e solicitações de informações, cadastra autos e termos de ciência, bem como encaminha documentação para abertura de processo Planeja e coordena ações de fiscalização, elabora relatórios e emite pareceres.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2545-05 deve fiscalizar ordenamento urbano, exercer poder de polícia administrativa, demonstrar competências pessoais, realizar diligência, comunicar-se, realizar vistorias e fiscalizações, lavrar autos/termos, auditar processos.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais da fiscalização de atividades urbanas os cargos dessa família CBO exercem suas funções na administração pública (prefeituras municipais) e são contratados na condição de trabalhadores estatutários. Trabalham predominantemente de forma individual, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, podendo trabalhar em ambientes a céu aberto e em escritório. Trabalham majoritariamente em horário diurno, devendo no entanto prestar plantões em situações específicas (feriados, à noite, finais de semana). Em função do tipo de atividade que exercem (fiscalização), podem trabalhar sob pressão, em situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2545-05

O exercício dessa ocupação requer escolaridade mínima de nível médio. No entanto, vem se observando uma tendência de que, em alguns municípios e estados, haja a exigência de nível superior, em qualquer curso. O desempenho pleno das atividades não demanda nenhum tempo de experiência.

Atividades exercidas por um Fiscal de atividades urbanas CBO 2545-05

Um Fiscal de atividades urbanas (ou sinônimo) deve dar voz de prisão, participar de operações especiais/integradas/conjuntas, cadastrar autos e termos, verificar existência de irregularidades, demonstrar impessoalidade, realizar georreferenciamento, identificar - se ao responsável, fotografar ocorrências/irregularidades, verificar conformidades do projeto com a atividades/obras, comandar demolição de obras/edificações, demonstrar pro-atividade, fiscalizar poluição visual, realizar medições, usar e.p.c., interditar atividades econômicas, acompanhar demolições de obras e edificações, planejar ações de fiscalização, fiscalizar acessibilidade urbana, elaborar relatório fotográfico, propor cassação de licenças, lacrar instalações físicas, contornar situações adversas, responder as solicitações de informações - responder consultas, acompanhar lacrações, realizar fiscalização ambiental urbana, usar e.p.i., demonstrar objetividade, descrever ato infracional, calcular valor da multa, cassar licenças, encaminhar documentação para abertura de processo, consultar legislação, comandar operações fiscais, consultar sistema e banco de dados, verificar conformidades/zoneamento, demonstrar capacidade de liderança, acionar orgãos técnicos competentes, participar de operações fiscais, receber demanda/denúncia, emitir pareceres, identificar infrator, propor correções/soluções, solicitar documentação do responsável e do local, organizar operações fiscais, analisar processos, transcrever legislação, acompanhar remoções de bens, materiais e equipamentos, embargar obras, liberar licença ambiental urbana, solicitar abertura de processo, analisar defesa do infrator - réplica, identificar responsável pelo local, elaborar relatórios, mapear áreas, constatar ocorrências, dar ciência de autos e termos ao infrator, fiscalizar atividades econômicas, solicitar apoio operacional, encaminhar infrator para delegacia de polícia, administrar conflitos, fiscalizar atividades em áreas públicas, verificar documentação, ponderar opiniões divergentes, deslocar-se até local de vistoria, monitorar processos, fiscalizar limpeza e higienização urbana, demonstrar iniciativa, demonstrar imparcialidade, interditar edificações em situação de risco iminente, demonstrar equilíbrio emocional, apreender bens, animais, materiais e equipamentos, enquadrar a infração na legislação, estabelecer prazo para corrigir irregularidades, fiscalizar condições sanitárias, fiscalizar posturas, orientar população, trabalhar sob pressão, fiscalizar poluição sonora, trabalhar em equipe, coordenar ações de fiscalização, fiscalizar obras edificações e urbanismo, verificar pagamento de taxas, participar da interdições em situação de risco iminente, fiscalizar transporte urbano.

Cargos e salários CBO 2545-05 - Profissionais da fiscalização de atividades urbanas

Salário Fiscal Urbano

Fiscal Urbano: Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Fiscal Urbano CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Agente Fiscal(atividades Urbanas)

Agente Fiscal(atividades Urbanas): Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Agente Fiscal(atividades Urbanas) CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Inspetor Fiscal

Inspetor Fiscal: Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Inspetor Fiscal CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Agente Vistor

Agente Vistor: Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Agente Vistor CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Auditor de Atividades Urbanas

Auditor de Atividades Urbanas: Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Auditor de Atividades Urbanas CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Auditor Fiscal de Atividades Urbanas

Auditor Fiscal de Atividades Urbanas: Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Auditor Fiscal de Atividades Urbanas CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Fiscal de Atividades Econômicas

Fiscal de Atividades Econômicas: Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Fiscal de Atividades Econômicas CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Fiscal de Atividades Urbanas

Fiscal de Atividades Urbanas: Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Fiscal de Atividades Urbanas CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Fiscal de Feiras Livres

Fiscal de Feiras Livres: Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Fiscal de Feiras Livres CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Fiscal de Posturas

Fiscal de Posturas: Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Fiscal de Posturas CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Fiscal Integrado

Fiscal Integrado: Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Fiscal Integrado CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Fiscal Municipal

Fiscal Municipal: Brasil

  • 2.216
  • Brasil
  • 2.168 - 4.079
  • 43h
O profissional no cargo de Fiscal Municipal CBO 2545-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.079 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Fiscal de Feiras Livres Mairiporã

Fiscal de Feiras Livres: Mairiporã, SP

  • 943
  • Mairiporã, SP
  • 2.140 - 2.665
  • 44h
O profissional no cargo de Fiscal de Feiras Livres CBO 2545-05 trabalhando em Mairiporã - SP, ganha entre 2.140 e 2.665 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 943 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.
Salário Fiscal de Posturas

Fiscal de Posturas: São Paulo

  • 1.130
  • São Paulo
  • 2.304 - 3.364
  • 44h
O profissional no cargo de Fiscal de Posturas CBO 2545-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.304 e 3.364 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.130 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2545-05.