CBO 2526-05 - Gestor em segurança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da administração dos serviços de segurança
O profissional no cargo de Gestor em segurança CBO 2526-05 Gerencia atividades de segurança – como segurança patrimonial, pessoal, eletrônica, de transportes de valores, e de escolta armada – de empresas e instituições Realiza estudos sobre legislação, novas tecnologias e outros fatores que impactam as operações de segurança, identifica necessidades do cliente, realiza a análise de riscos, e elabora planos e projetos para a área de segurança.
Negocia contratos de segurança Administra a força de trabalho, responsabilizando-se pelo treinamento específico, gerencia recursos financeiros e materiais, e coordena atividades de inteligência corporativa, no âmbito da segurança Pode propor desenvolvimento e melhoria de produtos de segurança, pode prestar consultoria e assessoria na área de segurança a clientes.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2526-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da administração dos serviços de segurança que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gestor em segurança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da administração dos serviços de segurança CBO 2526-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2526-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da administração dos serviços de segurança.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Gestor em segurança
O Gestor em segurança CBO 2526-05 realiza estudos, participa de seminários, conferências e congressos profissionais, entre outras iniciativas, para se manter atualizado em relação à legislação, às novas tecnologias e outros fatores que impactam as operações de segurança Identifica necessidades do cliente em relação à segurança, realiza a análise de riscos, identificando riscos, vulnerabilidades, ameaças e impactos, classifica riscos, identifica probabilidades de sinistros e ativos – tangíveis e intangíveis – a serem protegidos, analisa trajetos.
Como resultante da análise de riscos, determina frequência, criticidade, consequência e gravidade dos fatores de risco para a organização, bem como para a entrega de seus produtos e serviços.
Emite parecer de segurança Desenvolve o planejamento na área de segurança.
Define a política de segurança, elabora o planejamento estratégico, o plano tático e o plano operacional, elabora projetos, normas e procedimentos de segurança, elabora planos de contingência, de emergência e de gerenciamento de crise Propõe ações para mitigação de riscos.
Elabora plano para continuidade do negócio na área de segurança.
Negocia contratos Define perfil profissional do pessoal relacionado às operações de segurança, solicita contratação de força de trabalho, levanta informações para contratação de funcionários, entrevista candidatos.
Providencia documentação legal de vigilantes.
Participa da integração de funcionários Elabora programa de treinamento e qualificação, ministra treinamentos e cursos No planejamento das ações de educação continuada da força de trabalho, enfatiza o papel da área de segurança, e atua para ampliar a focalização dos treinamentos em temas de direitos humanos, de combate ao preconceito racial, entre outros, como forma de minimizar riscos para as empresas e para as pessoas.
Acompanha a implementação e realiza auditoria de planos e projetos de segurança Na administração da força de trabalho, realiza, ainda, a elaboração da escala de trabalho, a monitoração do desempenho e da disciplina, o remanejamento de funcionários, a fiscalização da documentação legal de vigilantes, incluindo o que se refere a exames físicos e psicológicos Solicita demissão de funcionário.
Pode prestar consultoria e assessoria na área de segurança a clientes Gerencia atividades de segurança patrimonial, pessoal e eletrônica, de transportes de valores, e de escolta armada.
Conduz sindicância interna Participa de atividades de segurança da informação, incluindo segurança cibernética Interage com outras áreas da empresa e com órgãos externos.
Gerencia recursos financeiros e materiais, no âmbito da área de segurança Elabora e controla orçamento, fazendo uso de planilhas de custos, entre outras ferramentas de gestão Participa de processos de revisão de contratos, levando em conta temas de redução de custos, quando demandado.
Define equipamentos de segurança, seleciona fornecedores, aprova compras de suprimentos, equipamentos – como classificadores de objetos, dispositivos de leitura facial e de placas de veículos para controle de acesso, entre outros, tecnologias – como inteligência artificial, 5G, IoT (Internet das Coisas), entre outras – e serviços de segurança Avalia a possibilidade de integração de tecnologias, com a finalidade de melhorar a eficiência operacional, realiza estudos de implantação de tecnologias digitais em processos de segurança Confere materiais e serviços solicitados.
Pode propor desenvolvimento e melhoria de produtos de segurança, incluindo novos procedimentos de segurança para operações e processos, como controle de acesso, ferramentas de geração de relatório, vídeos analíticos, soluções com inteligência de vídeo e centrais de resposta a eventos de segurança remotos Coordena atividades de inteligência corporativa, no âmbito da segurança Recebe, seleciona, analisa e difunde informações, utilizando protocolos estabelecidos Seleciona receptores de informações Simula cenários.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2526-05 deve realizar análise de riscos, gerir recursos financeiros e materiais, gerenciar atividades de segurança, elaborar planos de segurança, coordenar atividades de inteligência empresarial, demonstrar competências pessoais, prestar consultoria/assessoria, administrar recursos humanos.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da administração dos serviços de segurança os profissionais da segurança privada atuam em empresas privadas ou públicas, em atividades industriais, comerciais e de serviços em geral. Podem trabalhar com carteira assinada ou conta própria/autônomo. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e horários irregulares. O trabalho pode ser exercido de forma presencial ou à distância.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2526-05
Para o pleno exercício da função é necessário graduação tecnológica em segurança privada ou curso superior, em outra área mais curso de especialização em segurança. Experiência profissional de menos de um ano.
Atividades exercidas por um Gestor em segurança CBO 2526-05
Um Gestor em segurança (ou sinônimo) deve analisar informações, identificar ameaças, definir perfil profissional, demonstrar capacidade de administrar conflitos, definir equipamentos de segurança, identificar impactos, elaborar programa de treinamento e qualificação, elaborar normas e procedimentos, controlar orçamento, monitorar comportamento, remanejar funcionários, aprovar compras de equipamentos e serviços de segurança, difundir informações, ministrar treinamentos e cursos, selecionar receptores das informações, demonstrar capacidade de observação, participar de atividades de segurança da informação, elaborar plano operacional, identificar necessidades do cliente, acompanhar implementação do plano ou projeto de segurança, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de negociação, gerenciar atividades de segurança eletrônica, demonstrar capacidade de persuasão, elaborar planos de contingência e/ou emergência, interagir com demais áreas da empresa e órgãos externos, demontrar pró-atividade, demonstrar perspicácia, elaborar política de segurança, identificar probabilidade de sinistro, demonstrar visão estratégica, emitir parecer de segurança, conferir materiais e serviços solicitados, propor ações preventivas e corretivas, demonstrar equilíbrio emocional, selecionar fornecedores, solicitar contratação de funcionários e terceiros, zelar pelo cumprimento das normas legais de segurança, gerenciar atividades de escolta armada, solicitar demissão de funcionário, negociar contrato, gerenciar atividades de segurança pessoal, identificar ativos a serem protegidos - tangíveis e intangíveis, gerenciar atividades de segurança patrimonial, simular cenários, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, auditorar plano e/ou projeto de segurança, receber informações, conduzir sindicância interna, elaborar planejamento estratégico, elaborar plano tático, levantar informações para contratação de funcionário, demonstrar capacidade de manter sigilo, gerenciar atividades de transporte de valores, demonstrar flexibilidade, analisar trajeto, identificar riscos, propor ações para mitigação de riscos, elaborar plano de continuidade de negócio, elaborar planos de gerenciamento de crise, elaborar projetos de segurança, elaborar planilhas de custos, elaborar orçamento, elaborar escala de trabalho, propor desenvolvimento e/ou melhorias de produtos de segurança, participar da integração de funcionários, fiscalizar documentação legal de funcionário - vigilante, selecionar informações, identificar vulnerabilidades, providenciar documentação legal de funcionário - vigilante, entrevistar candidatos, classificar riscos.