CBO 2521-05 - Administrador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos administradores

O profissional no cargo de Administrador CBO 2521-05 Planeja, organiza e supervisiona atividades de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, pertinentes a recursos humanos, suprimentos, finanças, comercialização, produção e operações de bens e serviços Implementa e monitora programas e projetos, avaliando sua viabilidade e fontes de recursos.

Promove estudos para a simplificação e racionalização de serviços e processos, por intermédio de métodos e rotinas específicas Acompanha desempenho organizacional, estabelecendo metodologia e métricas de avaliação e indicadores de resultado Pode prestar assessoria e consultoria a empresas e pessoas físicas, elaborando diagnóstico e apresentando soluções.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de transparência (compliance), normas regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ambiental

CBO 2521-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de administradores que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

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Divisões de categorias profissionais do CBO 2521-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Administradores.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Administrador

O Administrador CBO 2521-05 administra recursos humanos, financeiros, orçamentários, materiais, patrimoniais e mercadológicos, em organizações públicas, privadas e do terceiro setor Organiza e sistematiza informações e recursos tecnológicos, por intermédio de sistemas específicos de gestão empresarial e de relacionamento com clientes e consumidores, entre outros instrumentais.

Realiza gestão de sistemas, processos, organização e métodos.

Arbitra em decisões administrativas e organizacionais Planeja e elabora programas financeiros e operacionais das instituições.

Participa da elaboração e fornece informações para o planejamento tático e para o estabelecimento de metas institucionais gerais e específicas Apresenta proposta de programas e projetos.

Identifica problemas e oportunidades do macroambiente de forma sistêmica, analisando-os sob as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira.

Modela processos de gestão com base em cenários, analisando a inter-relação entre as partes e os impactos ao longo do tempo Analisa contextos interno e externo à instituição, para fornecer informações de balizamento de estratégias de atuação e de gestão.

Implementa e monitora programas e projetos, dimensionando sua amplitude e avaliando viabilidade e recursos disponíveis.

Reestrutura atividades administrativas, coordena programas, planos e projetos e define estratégias para sua implementação Estabelece objetivos e metas, planeja e prioriza ações e controla o desempenho institucional Identifica, analisa e interpreta informações qualitativas e quantitativas necessárias para o atingimento de objetivos e tomada de decisões.

Analisa estrutura organizacional para promover políticas de otimização de recursos Apura dados e informações para elaborar estudos sobre os sistemas administrativos Realiza diagnóstico sobre métodos, processos e rotinas.

Propõe e implanta métodos e rotinas de simplificação e racionalização dos serviços, utilizando, organogramas, fluxogramas e softwares de gestão de recursos empresariais Analisa a implantação de novos métodos para corrigir distorções e analisar desempenhos.

Elabora e revisa normas e procedimentos e estabelece rotinas de trabalho que garantam rastreabilidade e transparência das informações para auditagem Formula problemas, elabora hipóteses, analisa evidências disponíveis, realiza o diagnóstico de causas prováveis e elabora recomendações de soluções e suas métricas passíveis de testes Organiza métodos de classificação e avaliação de cargos, recrutamento e seleção de pessoal.

Realiza avaliação dos empregados, com base em metodologia, indicadores e padrões de desempenho Avalia resultados, prepara relatórios e reavalia indicadores Pode prestar assessoria e consultoria a pessoas físicas e jurídicas, elaborando diagnósticos para solução dos problemas apresentados.

Analisa resultados de pesquisa e atua de modo a facilitar processos de mudança atitudinal dos empregados e da cultura organizacional da empresa Promove a integração de conhecimentos fundamentais da Administração para o aprimoramento e inovação dos modelos de negócios, com o intuito de torná-los sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais Mantém interlocução com as equipes de trabalho.

Compartilha ideias e conceitos de forma efetiva e apropriada à audiência e à situação, usando argumentação suportada por evidências e dados Pode especializar-se em determinado campo da administração pública, privada e do terceiro setor Exerce a profissão com zelo e honestidade, defendendo os direitos e interesses dos clientes e guardando sigilo em razão do exercício profissional Mantém independência técnica na orientação de serviços, seja como profissional liberal ou empregado, buscando continuamente o aperfeiçoamento pessoal e profissional Presta esclarecimentos aos clientes sobre a função social da instituição e a necessidade de preservação ambiental e dos recursos existentes.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2521-05 deve promover estudos de racionalização, implementar programas e projetos, realizar controle do desempenho organizacional, elaborar planejamento organizacional, administrar organizações, demonstrar competências pessoais, prestar consultoria Às organizações e pessoas.

Condições de trabalho dessas profissões

Administradores trabalham em qualquer ramo de atividade econômica, serviços, comércio e indústria, incluindo-se a administração pública. São assalariados celetistas, estatutários ou autônomos. Geralmente, trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Estão sujeitos a pressão por cumprimento de prazos e metas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2521-05

Para o exercício dessa ocupação requer-se curso superior completo em Administração de empresas ou Administração pública, com registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

Atividades exercidas por um Administrador CBO 2521-05

Um Administrador (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de decisão, descrever métodos e rotinas de simplificação e racionalização de serviços, identificar fontes de recursos, realizar perícias, administrar recursos humanos, demonstrar espírito empreendedor, analisar estrutura organizacional, demonstrar visão crítica, demonstrar raciocínio abstrato, administrar recursos financeiros e orçamentários no setor privado, atuar na mediação e arbitragem, administrar informações, administrar materiais, reavaliar indicadores, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de análise, apresentar proposta de programas e projetos, administrar recursos financeiros e orçamentários no setor público, levantar dados para o estudo dos sistemas administrativos, revisar normas e procedimentos, estabelecer rotinas de trabalho, diagnosticar métodos e processos, estabelecer metas gerais e específicas, analisar a organização no contexto externo, avaliar viabilidade de projetos, apresentar alternativas, preparar relatórios, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de negociação, facilitar processos de transformação, participar na definição da visão e missão da instituição, emitir pareceres e laudos, analisar a organização no contexto interno, traçar estratégias de implementação, elaborar diagnóstico, demonstrar capacidade de síntese, definir estratégias, identificar oportunidades e problemas, dimensionar amplitude de programas e projetos, demonstrar raciocínio lógico, monitorar programas e projetos, administrar conflitos, avaliar resultados, estabelecer metodologia de avaliação, definir indicadores e padrões de desempenho, arbitrar em decisões administrativas e organizacionais, gerir recursos tecnológicos, elaborar normas e procedimentos, administrar patrimônio, administrar sistemas, processos, organização e métodos, agir com iniciativa, coordenar programas, planos e projetos, reestruturar atividades administrativas, analisar resultados de pesquisa.

Cargos e salários CBO 2521-05 - Administradores

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