CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.

O que faz um Coordenador pedagógico

O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-05 deve implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, viabilizar trabalho coletivo, comunicar-se, promover a formação contínua dos profissionais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05

Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve contextualizar historicamente a escola, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, criar espaços de participação/interação, realizar entrevistas, planejar reuniões com equipes de trabalho, trabalhar em equipe, construir instrumentos de avaliação, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, divulgar deliberações, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, produzir material de apoio pedagógico, propor soluções para problemas educacionais detectados, verificar cumprimento das metas, participar da avaliação proposta pela instituição, participar de cursos, seminários e congressos, promover cursos, oficinas e orientação técnica, elaborar textos de orientação, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, analisar desempenho das classes, planejar ações de operacionalização, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, respeitar as diversidades, saber ouvir, observar desempenho das classes, levantar necessidades educacionais e sociais, selecionar referencial teórico-científico, atuar em conselhos de classe e de escola, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, construir sistema de avaliação, administrar recursos de trabalho, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, elaborar relatórios, promover trocas de experiências, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, organizar encontros, congressos e seminários, saber integrar as informações, detectar problemas educacionais, selecionar bibliografia, demonstrar criatividade, administrar tempo, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, demonstrar capacidade de observação, administrar conflitos, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, participar das avaliações externas, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, observar processo de trabalho no contexto escolar, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, demonstrar pró-atividade, criar mecanismos de participação/interação, dimensionar os problemas, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, divulgar experiências pedagógicas, traçar metas educacionais, organizar grupos de estudos, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, acompanhar produção dos alunos, equalizar informações, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, traçar objetivos educacionais, acompanhar trajetória escolar do aluno, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, organizar reuniões com equipes de trabalho, compreender o contexto, propor mudanças no projeto pedagógico, administrar demanda por vagas, estimular participação dos diferentes sujeitos, avaliar desempenho das classes/turmas, demonstrar flexibilidade, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, caracterizar perfil dos alunos, estruturar os tempos pedagógicos, divulgar resultados de avaliação, avaliar desempenho profissional dos educadores, pesquisar práticas educativas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, fornecer subsídios teóricos, formar equipes de trabalho, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, emitir pareceres, avaliar implementação de projetos educacionais, articular ação da escola com outras instituições, assessorar trabalho docente, intervir na aplicação de medidas disciplinares, publicar experiências pedagógicas, organizar encontro de educandos, avaliar instituição escolar, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

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