CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve viabilizar trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, promover a formação contínua dos profissionais, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, pesquisar práticas educativas, fornecer subsídios teóricos, promover trocas de experiências, participar da avaliação proposta pela instituição, traçar metas educacionais, criar espaços de participação/interação, trabalhar em equipe, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, divulgar resultados de avaliação, selecionar referencial teórico-científico, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, articular ação da escola com outras instituições, traçar objetivos educacionais, organizar encontro de educandos, organizar reuniões com equipes de trabalho, construir sistema de avaliação, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, organizar encontros, congressos e seminários, caracterizar perfil dos alunos, propor soluções para problemas educacionais detectados, observar processo de trabalho no contexto escolar, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, divulgar experiências pedagógicas, produzir material de apoio pedagógico, contextualizar historicamente a escola, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, elaborar textos de orientação, acompanhar trajetória escolar do aluno, emitir pareceres, saber integrar as informações, demonstrar capacidade de observação, equalizar informações, participar de cursos, seminários e congressos, estruturar os tempos pedagógicos, realizar entrevistas, planejar ações de operacionalização, avaliar instituição escolar, divulgar deliberações, saber ouvir, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, formar equipes de trabalho, avaliar desempenho profissional dos educadores, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, participar das avaliações externas, estimular participação dos diferentes sujeitos, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, analisar desempenho das classes, compreender o contexto, administrar demanda por vagas, avaliar implementação de projetos educacionais, demonstrar flexibilidade, intervir na aplicação de medidas disciplinares, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, publicar experiências pedagógicas, planejar reuniões com equipes de trabalho, organizar grupos de estudos, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, selecionar bibliografia, levantar necessidades educacionais e sociais, administrar conflitos, construir instrumentos de avaliação, demonstrar pró-atividade, elaborar relatórios, respeitar as diversidades, verificar cumprimento das metas, demonstrar criatividade, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, dimensionar os problemas, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, administrar recursos de trabalho, acompanhar produção dos alunos, propor mudanças no projeto pedagógico, promover cursos, oficinas e orientação técnica, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, assessorar trabalho docente, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, atuar em conselhos de classe e de escola, administrar tempo, criar mecanismos de participação/interação, detectar problemas educacionais, avaliar desempenho das classes/turmas, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, observar desempenho das classes.