CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, viabilizar trabalho coletivo, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, acompanhar trajetória escolar do aluno, levantar necessidades educacionais e sociais, contextualizar historicamente a escola, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, pesquisar práticas educativas, avaliar desempenho profissional dos educadores, propor mudanças no projeto pedagógico, selecionar referencial teórico-científico, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, realizar entrevistas, observar desempenho das classes, traçar objetivos educacionais, selecionar bibliografia, saber integrar as informações, dimensionar os problemas, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, planejar reuniões com equipes de trabalho, elaborar relatórios, atuar em conselhos de classe e de escola, trabalhar em equipe, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, administrar demanda por vagas, acompanhar produção dos alunos, divulgar experiências pedagógicas, organizar grupos de estudos, avaliar instituição escolar, participar da avaliação proposta pela instituição, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, traçar metas educacionais, detectar problemas educacionais, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, publicar experiências pedagógicas, saber ouvir, criar espaços de participação/interação, estruturar os tempos pedagógicos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, articular ação da escola com outras instituições, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, observar processo de trabalho no contexto escolar, assessorar trabalho docente, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, construir sistema de avaliação, demonstrar pró-atividade, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, criar mecanismos de participação/interação, propor soluções para problemas educacionais detectados, organizar encontros, congressos e seminários, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, avaliar desempenho das classes/turmas, respeitar as diversidades, participar de cursos, seminários e congressos, verificar cumprimento das metas, divulgar deliberações, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, analisar desempenho das classes, administrar tempo, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, produzir material de apoio pedagógico, construir instrumentos de avaliação, participar das avaliações externas, elaborar textos de orientação, promover trocas de experiências, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, formar equipes de trabalho, demonstrar capacidade de observação, estimular participação dos diferentes sujeitos, demonstrar flexibilidade, compreender o contexto, promover cursos, oficinas e orientação técnica, organizar reuniões com equipes de trabalho, intervir na aplicação de medidas disciplinares, organizar encontro de educandos, demonstrar criatividade, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, administrar conflitos, equalizar informações, divulgar resultados de avaliação, caracterizar perfil dos alunos, fornecer subsídios teóricos, planejar ações de operacionalização, administrar recursos de trabalho, emitir pareceres, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, avaliar implementação de projetos educacionais, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos.