CBO 2332-25 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional

O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores e instrutores do ensino profissional.
        • Instrutores de ensino profissional.

O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.

Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.

Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.

Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.

Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2332-25 deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem, elaborar material pedagógico, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, prestar serviços a comunidade, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, comunicar-se, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, planejar metas e estratégias de ações educacionais.

Condições de trabalho dessas profissões

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-25

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25

Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (ou sinônimo) deve desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, agir eticamente na profissão, comprovar experiência na área específica, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, registrar controles de estoque, dialogar com membros e instituições da comunidade, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, participar de campanhas educativas, corrigir trabalhos, provas, exercícios, divulgar idéias através de projetos de ensino, demonstrar capacidade de organização, selecionar recursos didáticos, promover intercâmbios institucionais, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, dialogar com os outros professores, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, sistematizar as normas técnicas, revisar as metodologias e técnicas de ensino, confeccionar apostilas para apoio às aulas, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, registrar as tarefas executadas pelos alunos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, criar situações operacionais de atividades, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, limpar os equipamentos, tomar providências em casos de emergência, dialogar com outros setores ou unidades da escola, especificar equipamentos para manutenção e reposição, fixar metas educacionais para a escola, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, negociar projetos e cursos, fixar critérios de avaliação dos alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, verificar o estado dos equipamentos de segurança, comprovar certificação das competências, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, estabelecer referenciais de avaliação, participar de ações institucionais com objetivo social, preparar material didático, programar calendário de atividades para estágios de alunos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, dialogar com os meios de comunicação de massa, promover a exposição e venda de produtos do curso, criar situações interativas com o mercado de trabalho, sistematizar a produção científica da área, tomar parte na elaboração do calendário escolar, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, preencher planilhas de custo, comprovar qualificação profissional na área de atuação, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, demonstrar flexibilidade, analisar as avaliações, demonstrar capacidade de aprendizagem, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstar capacidade de avaliação, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, simular situações atuais de trabalho, consultar manual do equipamento para manutenção, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, adequar material pedagógico, orientar os alunos, dialogar com os alunos, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, prestar assessoria técnica a comunidade, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, identificar novas fontes para atualização, propor cronograma de atividades pedagógicas, elaborar os planos de aula, identificar características e interesses pessoais dos alunos, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, avaliar competências adquiridas anteriormente, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, processar materiais para a utilização em ensino, executar a manutenção preventiva, tomar parte na organização do currículo escolar, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, estimular os alunos na busca de conhecimento, participar de atividades de elaboração do plano de curso, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, demonstrar tolerância e paciência, integrar-se em eventos da área, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, definir metodologias e técnicas de ensino, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, sistematizar as mudanças tecnológicas, investigar diferentes recursos didáticos, sistematizar a legislação na sua área, preparar recursos audio-visuais, autoavaliar-se, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, expressar-se com clareza, selecionar material pedagógico, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, demonstrar criatividade, encaminhar alunos para atendimentos específicos, programar a utilização de material didático-pedagógico, organizar exposições de produtos, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, demonstrar liderança, conferir a execução da manutenção, controlar o estoque de peças de reposição, participar da captação de recursos financeiros e físicos, criar situações de trabalho em equipe, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, demonstrar perseverança, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, ministrar palestras para públicos de fora da escola, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, sistematizar os termos técnicos da área, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, preencher diários de classe ou similares, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, revisar material pedagógico, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, utilizar refernciais de avaliação normatizados, criar relacionamentos de confiabilidade, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem.

Cargos e salários CBO 2332-25 - Instrutores de ensino profissional

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