CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-10 deve demonstrar competências pessoais, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, preparar aulas, ministrar aulas, participar na elaboração do projeto pedagógico, efetuar registros burocráticos pedagógicos, avaliar os alunos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, comunicar-se, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve estabelecer estratégias de avaliação, propor trabalhos e atividades, orientar o aluno para atitudes de convívio social, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, fixar objetivos de avaliação, preparar instrumentos para registro do evento, apresentar capacidade de trabalho em equipe, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, programar pauta das reuniões, discutir o conteúdo científico com os alunos, instruir os alunos para participar dos eventos, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, definir metodologias de ensino, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, interagir com a comunidade escolar, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, listar fontes de pesquisa para o aluno, trocar experiências com os pares e especialistas, proceder com ética e moral, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, definir estratégias de ensino, preparar o cronograma dos eventos, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, divulgar os trabalhos dos alunos, proceder com criatividade, traçar os objetivos dos eventos, comunicar-se com diferentes faixas etárias, selecionar material didático, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, atuar em reuniões periódicas de planejamento, apresentar relatórios às autoridades competentes, preencher fichas descritivas, manter vínculos afetivos com os alunos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, escolher temas para reuniões, criar atividade paralela de reforço, corrigir trabalhos dos alunos, revisar conteúdos, convencionar regras de convivência, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, analisar material didático e paradidático, sugerir objetivos gerais e específicos, estabelecer conteúdos mínimos por série, divulgar a produção da escola na comunidade, registrar conteúdos e atividades ministrados, atuar em reuniões de professores, sugerir projetos para a comunidade escolar, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, definir temas transversais e interdisciplinares, trabalhar conceitos de família e cidadania, proceder com clareza, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, formar grupos para atuação nos eventos, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, sugerir formas para qualificação do docente, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, contatar instituições para viabilização de atividades, expressar-se em vários níveis de linguagem, estabelecer cronograma de atividades, pesquisar material didático e paradidático, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, sugerir metodologias de ensino, registrar aulas previstas e dadas, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, dominar a modalidade escrita da língua, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, produzir material didático, definir critérios de avaliação, organizar visitas a espaços culturais, propor atividades de comunicação oral ao aluno, atuar em reuniões de pais, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, empregar atividades de recuperação paralela, opinar sobre propostas pedagógicas, monitorar trabalhos em grupo, anotar ocorrências anômalas, redigir relatório sobre alunos com problemas, organizar palestras, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, atualizar-se, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, relacionar os conteúdos aos temas transversais, consultar legislação educacional, determinar objetivo da aula, aplicar instrumentos diversos de avaliação, relatar evasão escolar, acompanhar trabalho diário do aluno, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, preparar roteiro de observação para os alunos, dialogar com os alunos, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, exercer autoridade com critério, registrar frequência dos alunos, registrar conceitos e notas dos alunos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, discutir conceitos de religiosidade, notificar os pais sobre a situação dos alunos, conversar com os pais dos alunos, criar material didático, ajustar planejamento a classe, divulgar os eventos da escola, propor situações-problema aos alunos, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, planejar as atividades periódicas da área.