CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil

O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.

Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.

Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.

Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
        • Professores de nível superior na educação infantil.

O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.

Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.

Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.

Estabelece a rotina de cuidados do berçário.

Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.

Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.

Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2311-10 deve avaliar as práticas pedagógicas, demonstrar competências pessoais, organizar as atividades, promover a relação ensino-aprendizagem, interagir com a família e a comunidade, cuidar dos alunos, promover a educação dos alunos, planejar a prática educacional, realizar tarefas administrativas, pesquisar.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10

Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve agrupar os alunos, demonstrar criatividade, demonstrar empatia, preparar o ambiente para as atividades, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, promover atividades integradoras, alfabetizar os alunos, cantar, demonstrar bom senso, acompanhar a refeição, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, orientar sobre hábitos alimentares, demonstrar preparo físico, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, intervir em situações de risco para os alunos, contar histórias, prestar esclarecimento aos pais, auxiliar os alunos na colocação roupas, convidar personalidades e entidades, ministrar aulas, desenvolver trabalhos coletivos, preparar reunião de pais, promover encontros e atividades com os pais, participar de cursos e treinamentos profissionais, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, construir material didático, organizar a refeição, estabelecer normas e regras de conduta, elaborar instrumentos de avaliação, conferir material, sondar necessidades e potencialidades do grupo, demonstrar bom humor, pesquisar recursos didáticos, programar atividades diárias, rever normas de conduta com as crianças, demonstrar sensibilidade, orientar sobre noções de higiene, organizar comemorações de aniversário, escrever para os alunos, expor conteúdos, passear com os alunos, criar recursos didáticos, acompanhar momento de sono, sondar o conhecimento prévio dos alunos, mediar situações de conflitos no grupo, discutir casos específicos com a coordenação, requisitar material, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, atender pais, demonstrar organização, dançar, dramatizar histórias e situações do cotidiano, preencher documentos com informações dos alunos, demonstrar autocontrole, organizar o material didático, preparar projetos para interação com a comunidade, manter-se atualizado, registrar entrevistas com os pais, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar disposição, trocar fraldas e roupas em geral, corrigir trabalhos com os alunos, preparar projetos pedagógicos, guardar o material, realizar visitas temáticas, preparar adaptação de casos especiais, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, analisar situações de aprendizagem, observar a interação dos alunos, mostrar-se atento, receber comunicados dos pais - agenda, circular, realizar auto-avaliação, receber alunos novos, demonstrar alegria, improvisar atividades, prestar primeiros socorros, estabelecer rotinas, atender alunos, individualmente, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, participar de eventos da comunidade, observar o comportamento dos alunos, ministrar reuniões de pais, avaliar o desenvolvimento cognitivo, convocar pais de alunos, selecionar recursos didáticos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, reelaborar o planejamento, registrar ocorrências, definir estratégias pedagógicas, trabalhar áreas de conhecimento, controlar a saída de alunos, pesquisar conteúdos, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, promover a convivência social - socializar, organizar o espaço das atividades, alimentar os alunos, organizar eventos, planejar a rotina dos alunos, selecionar material, banhar alunos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, acolher os alunos, demonstrar capacidade de compreensão oral, demonstrar disciplina, definir conteúdo programático do ano letivo, demonstrar dinamismo, proceder a retirada da mamadeira, brincar com os alunos, programar atividades extraclasses, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, demonstrar ética, orientar os pais sobre alimentação saudável, enviar comunicados ao pais, estabelecer limites, demonstrar paciência, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, preparar a sala, documentar as observações, comprar material, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, revisar o planejamento, estimar a necessidade de material, avaliar o desenvolvimento psicomotor, orientar sobre noções de segurança, estudar casos - situações especiais, organizar a entrada e a saída dos alunos, demonstrar flexibilidade, passar lição de casa, criar situações de aprendizagem, ler para os alunos, registrar freqüência dos alunos, levantar bibliografia, definir critérios de agrupamentos de alunos.

Cargos e salários CBO 2311-10 - Professores de nível superior na educação infantil

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