CBO 2211-05 - Biólogo
Entenda o que fazem os biólogos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Biólogo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Biólogo
Realiza pesquisas biológicas em áreas como biologia molecular, ambiental, epidemiológica, biotecnologia, bioinformática, biologia marinha, biomédica, entre outras, atuando em instituições de pesquisa e de ensino, órgãos públicos de saúde e meio ambiente, laboratórios de análises clínicas e diagnósticas, clínicas e hospitais e em indústrias. Analisa, descreve e cataloga biomas, inventaria biodiversidade para composição de banco de dados, organiza coleções biológicas e maneja recursos naturais. Realiza análises citológicas clínicas e citogênicas de células, sua reprodução e patologias. Exerce docência em ciências e ciências biológicas e desenvolve atividades de educação ambiental. Realiza consultoria e assessoria na área biológica e ambiental e participa da elaboração de políticas públicas, seguindo normas técnicas, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ao meio ambiente.Funções Detalhadas
Fornece dados e acompanha o desenvolvimento de modelos bioinformáticos (computadorizados) de moléculas, proteínas e átomos, analisando o comportamento destes na manifestação de doenças, em situações de contaminação de espécies e espécimes, em suas atuações em ambientes biodiversos, colaborando na indicação de tratamentos, no desenvolvimento de componentes bioquímicos e na manutenção (recuperação e proteção) de biossistemas.
Executa o levantamento ou inventário de biomas e seus ecossistemas, descrevendo e avaliando a conservação da biodiversidade e interações ecológicas para viabilizar a conservação, manejo e monitoramento ambiental, interpretando instrumentos de análise de impactos ao meio biótico e sequelas decorrentes.
Organiza coleções biológicas para levantamento de informações sobre a composição e distribuição de elementos da biodiversidade em ecossistemas, tendo em vista o desenvolvimento de pesquisas científicas, a modelagem ambiental, o subsídio na tomada de decisões quanto ao ordenamento territorial, definição de estratégias de conservação e de utilização desta base de recursos naturais.
Maneja recursos naturais de forma sustentável, beneficiando sua preservação e possibilitando sua utilização em prol do desenvolvimento econômico e social das áreas em que estão inseridos. Participa de projetos de regulação de uso e manutenção de recursos naturais em áreas base, simulando impactos ambientais das atividades humanas, modelando sistemas de reposição, projetando estatísticas sobre impactos nos ecossistemas, definindo dados e informações para controle de poluentes, agressões ambientais, proliferação de microrganismos danosos e grau de danosidade interferente no bioma, viabilizando a sustentabilidade ecológica, social e econômica.
Realiza análises citológicas clínicas e de citogenia celular, identificando e avaliando a reprodução, o desenvolvimento e as patologias atuantes em regiões corpóreas ou em fluídos orgânicos.
Investiga os processos metabólicos de organismos, mapeando alterações celulares e moleculares de origem genética, diagnosticando patologias biológicas e ambientais, descrevendo tratamentos e procedimentos de cura para doenças em organismos vivos e de preservação e recuperação de biomas e seus ecossistemas.
Desempenha funções docentes na área de ciências da natureza e suas tecnologias, lecionando para crianças, jovens e adultos, traduzindo o discurso científico para o pedagógico, desenvolvendo atividades de educação ambiental, tendo em vista a difusão, propagação e compreensão dos conhecimentos e tecnologias desenvolvidos a respeito dos seres vivos e suas relações com o meio ambiente, bem como a conscientização preservacionista de biomas e seus ecossistemas para a promoção de ações sustentáveis.
Realiza consultoria e assessoria na área biológica e ambiental, avaliando impactos ao meio ambiente de operações industriais, atividades de construção e de mineração, participando do desenvolvimento de projetos de manejo de recursos naturais, realizando a gestão de projetos ambientais, atuando em pesquisas biológicas, biomédicas, biotecnológicas e bioinformáticas, podendo participar da criação de políticas públicas e organizacionais para a definição de ações preservacionistas e de sustentabilidade.
Redige relatórios sobre atividades desenvolvidas, pesquisas e avanços científicos, trabalhos acadêmicos, novas metodologias de pesquisa e desenvolvimento, aplicação de novas tecnologias, assim como artigos de divulgação científica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | LÓGICA MATEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA ALGÉBRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE COMPLEXA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE FUNCIONAL NÃO-LINEAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS FUNCIONAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | TOPOLOGIA DAS VARIEDADES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | SISTEMAS DINÂMICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | TEORIA DAS SINGULARIDADES E TEORIA DAS CATÁSTROFES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | FÍSICA MATEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE NUMÉRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA DISCRETA E COMBINATÓRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | TEORIA GERAL E FUNDAMENTOS DA PROBABILIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | INFERÊNCIA PARAMÉTRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | INFERÊNCIA NÃO-PARAMÉTRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ANÁLISE MULTIVARIADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | REGRESSÃO E CORRELAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | TEORIA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | TEORIA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | ANÁLISE DE ALGORÍTMOS E COMPLEXIDADE DE COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | TEORIA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | LÓGICAS E SEMÂNTICA DE PROGRAMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MODELOS ANALÍTICOS E DE SIMULAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | PROCESSAMENTO GRÁFICO (GRAPHICS) | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) PLATAFORMAS DIGITAIS DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO BIOLÓGICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FÍSICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) GEOCIÊNCIAS APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO OCEANOGRAFIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (OCEANOGRAFIA) OCEANOGRAFIA APLICADA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) REALIDADE AUMENTADA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) SIMULAÇÃO DIGITAL 3D BIOLÓGICA E MOLECULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE BIOINFORMÁTICOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA QUANTITATIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA QUANTITATIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA MOLECULAR E DE MICROORGANISMOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA MOLECULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA MOLECULAR E DE MICROORGANISMOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA DE MICRO-ORGANISMOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | MUTAGÊNESE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | MUTAGÊNESE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GENÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA) GENÉTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ZOOLOGIA | ZOOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ZOOLOGIA | CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES ANIMAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ZOOLOGIA | ZOOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ZOOLOGIA | CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ZOOLOGIA | ZOOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ZOOLOGIA | UTILIZAÇÃO DOS ANIMAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | CITOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | CITOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | EMBRIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | EMBRIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | HISTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | HISTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA ANIMAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FISIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA) FISIOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) BIOQUÍMICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOFÍSICA) BIOFÍSICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | BIODISPONIBILIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMACOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA) FARMACOLOGIA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MICROBIOLOGIA APLICADA) MICROBIOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PARASITOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PARASITOLOGIA) PARASITOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOMEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOMEDICINA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOMEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (BIOMEDICINA) BIOMEDICINA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) MEDICINA APLICADA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMÁCIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMÁCIA) FARMACOLOGIA APLICADA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | MEDICINA PREVENTIVA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | MEDICINA PREVENTIVA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) BIOGEOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DIDÁTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) CIÊNCIAS POLÍTICAS APLICADAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MATERIAIS AVANÇADOS E NANOCOMPÓSITOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | NANOTECNOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) PROTOTIPAGEM 3D | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | PROGRAMAÇÃO DE OPERAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 3 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham em hospitais, laboratórios, jardins zoológicos e botânicos, parques e reservas naturais, estações bioecológicas e áreas de proteção ambiental, herbários, biotérios, criadouros, estações de cultivo. São encontrados em órgãos governamentais e não- governamentais, empresas públicas e privadas, universidades, como empregados ou prestadores de serviços, consultores, peritos. Quando trabalham em institutos de pesquisa e universidades são geralmente classificados como pesquisadores e professores. O trabalho é exercido em escritórios e laboratórios e também a céu aberto, tanto em período diurno como em rodízio de turnos. Em algumas atividades podem estar expostos aos efeitos de materiais tóxicos e da radiação.Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família exigem no mínimo o nível superior completo na área. As exigências do mercado valorizam os títulos de pós- graduação lato sensu e stricto sensu.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver atividades de educação ambiental;
- realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais;
- desenvolver pesquisa em biologia, biologia molecular, biotecnologia, ambiental e epidemologia;
- realizar análises clínicas, citológicas, citogênicas e patológicas;
- realizar consultoria e assessoria na Área biológica e ambiental;
- exercer docência em ciências e ciências biológicas;
- inventariar biodiversidade;
- manejar recursos naturais;
- estudar seres vivos;
- organizar coleções biológicas;
- aplicar resultados de pesquisa;
- elaborar relatórios técnicos;
- preparar material para coleções;
- assessorar tecnicamente museus e exposições temáticas;
- treinar professores em educação ambiental;
- desenvolver projetos de reflorestamento;
- desenvolver atividades de integração do homem com a natureza;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- atuar em unidades de conservação;
- demonstrar objetividade;
- elaborar material didático;
- redigir trabalhos científicos para publicação;
- realizar exames;
- definir cronograma de atividades;
- desenvolver projetos de reaproveitamento de água servida;
- analisar dados da pesquisa;
- atuar como responsável técnico em empresas, ongs, fundações e instituições públicas;
- coordenar equipes;
- manter coleções biológicas;
- definir metodologia;
- orientar ecoturismo para educação ambiental;
- classificar espécies;
- divulgar informações sobre qualidade da água de abastecimento;
- manejar recursos florestais;
- avaliar desempenho dos alunos;
- fixar metas;
- elaborar projetos de desenvolvimento sustentável;
- quantificar espécies e espécimes;
- manejar recursos hídricos;
- estudar função e estrutura dos seres vivos;
- executar projetos de desenvolvimento sustentável;
- elaborar diagnóstico preliminar para desenvolvimento de pesquisas;
- formular hipóteses;
- orientar pesquisa científica, trabalhos técnicos e didáticos;
- manter criadouro;
- demonstrar capacidade de discernimento;
- emitir laudos de análises;
- identificar espécies;
- evidenciar capacidade de ponderação;
- interpretar resultados de análises;
- interpretar variáveis bióticas e abióticas;
- documentar através de fotos, filmagem, ilustração e material científico;
- avaliar projetos;
- gerenciar projetos;
- desenvolver programas de controle de pragas, doenças, parasitas e vetores;
- definir indicadores de avaliação;
- delimitar área de amostragem;
- definir objetivos;
- ministrar aulas;
- elaborar prognósticos - manejo, preservação, recuperação do meio ambiente, desenvolv. sócio-econ.;
- realizar aconselhamento genético;
- emitir relatórios de impacto ambiental;
- desenvolver projeto para manejo de lixo doméstico, industrial e hospitalar;
- analisar amostras;
- manter bancos de material biológico;
- prestar informações sobre conservação de recursos naturais;
- elaborar banco de dados;
- elaborar projetos de educação ambiental para área rural;
- elaborar emendas e programas de disciplinas;
- coletar amostras;
- montar criadouro;
- demonstrar capacidade de formular questões;
- manejar recursos pesqueiros;
- estabelecer medidas de manejo de recursos naturais renováveis;
- demonstrar criatividade;
- manejar espécies silvestres e exóticas;
- demonstrar adaptabilidade;
- realizar levantamentos nos diferentes biomas;
- demonstrar perseverança;
- demonstrar capacidade crítica;
- definir parceiros executivos;
- elaborar materiais de divulgação de educação ambiental;
- demonstrar capacidade de observação;
- analisar a distribuição espacial e temporal;
- estudar aspectos bioquímicos, biofísicos e moleculares;
- orientar pesquisas;
- trabalhar em equipe;
- organizar atividades de reciclagem de materiais;
- atuar em jardins botânicos e zoológicos;
- organizar oficinas, cursos e palestras;
- identificar demanda;
- emitir laudos de diagnósticos;
- controlar qualidade do processo de análise;
- revelar senso de organização;
- estudar genética e evolução dos seres vivos;
- organizar atividades sobre higiene, educação sanitária e degradação ambiental;
- participar da operacionalização de projetos;
- realizar perícia;
- acompanhar projetos pedagógicos;
- preparar amostras para análise;
- operar instrumentos e equipamentos de análise;
- desenvolver ética;
- estudar origem dos seres vivos;
- orientar junto a sociedade trabalhos de manejo, preservação e conservação;
- demonstar iniciativa;
- estudar relação dos seres vivos e ambiente - biótico e abiótico;
- estudar ciclos de vida;
- elaborar currículo;
- estabelecer medidas de conservação de recursos naturais renováveis;
- divulgar informações sobre projeto;
- demonstrar capacidade de investigação;
- realizar ensaios;
- classificar amostras;
- avaliar resultados da pesquisa;
- administrar recursos financeiros;
- montar coleções biológicas;
- desenvolver senso crítico;
- elaborar planos estratégicos;
- montar bancos de material biológico;
- elaborar projetos pedagógicos;
- executar levantamentos sócio - econômicos e ambientais;
- demonstrar meticulosidade;
- monitorar projetos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2211-05
CBO 2211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de biólogo que pertence ao grupo dos biólogos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Biólogos
-
-
-
-
- Biólogos e afins
-
-
Nenhum CBO relacionado encontrado.
Cargos e salários CBO 2211-05 - Biólogos e afins
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 221105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 221105 em todos os estados e cidades do Brasil.