CBO 1422-05 - Gerente de recursos humanos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho
O profissional no cargo de Gerente de recursos humanos CBO 1422-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia os processos de recursos humanos de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia atividades de recursos humanos, administra e avalia planos e programas de cargos e salários, de benefícios e de treinamento e desenvolvimento.
Implementa e coordena sistemas de avaliação de desempenho e processos de recrutamento e seleção Avalia fatores internos e externos que impactam o clima organizacional Aplica métricas e indicadores de recursos humanos, técnicas de comunicação organizacional, elabora documentos.
Assessora diretoria e demais setores Pode atuar em eventos sociais ou corporativos Assegura a conformidade legal na gestão dos recursos humanos, atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1422-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de recursos humanos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho CBO 1422-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1422-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de Áreas de apoio.
- Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho.
O que faz um Gerente de recursos humanos
O Gerente de recursos humanos CBO 1422-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de recursos humanos de empresas, organizações, instituições, estabelecimentos, atuando em conjunto com equipes de apoio da área, garantindo que todas as atividades sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia atividades de recursos humanos, supervisionando rotinas administrativas, como folhas de pagamento, contratação de pessoal e rescisão contratual.
Analisa contratos de trabalho e recolhimento de encargos sociais.
Elabora procedimentos para o cumprimento de convenções coletivas, negocia acordos com entidades sindicais e de relações trabalhistas, gerencia contratos de estagiários e terceiros e presta informações à fiscalização do trabalho Administra planos e programas de cargos e salários, analisa organograma de cargos, controla o efetivo de funcionários.
Gerencia a estrutura de remuneração e a descrição de cargos Promove e analisa pesquisa salarial.
Elabora, organiza e implanta plano de carreira e propostas operacionais e normativas para promoção de funcionários.
Orienta a instituição quanto à isonomia salarial e de oportunidades entre gêneros e condutas de prevenção a assédios Controla e organiza planos de benefícios.
Avalia o nível de satisfação, presta atendimento a funcionários e dependentes.
Propõe e promove programas prevencionistas Implementa e gerencia sistemas de avaliação de desempenho de funcionários, tendo em vista avaliar potencialidades e competências para efetivar promoções e ou suprir demandas internas Gerencia programas e atividades de treinamento e desenvolvimento, coordenando o levantamento de necessidades, consolidando a implementação e operacionalização.
Define e elabora normas e procedimentos organizacionais para a realização de programas de capacitação e atualização de funcionários, disponibiliza recursos humanos e materiais Avalia resultados e custos dos programas realizados Pode conduzir reuniões, palestras e treinamentos e contratar consultorias.
Implementa e gerencia processos de recrutamento e seleção de pessoas, considerando aspectos e procedimentos técnicos como identificação de necessidades de contratação, formas de divulgação, análise de currículos, entrevistas, aplicação de provas e testes, necessidade de contratação de consultoria, parecer técnico de perfil do candidato, elaboração e análise de relatório de resultados Propõe e elabora planos de desenvolvimento comportamental, motivacionais e de incentivo, programas educacionais e de saúde e qualidade de vida no trabalho.
Avalia fatores internos e externos que impactam o clima organizacional Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas do planejamento tático Medeia a relação entre funcionários e empresa, conciliando as relações, resolvendo demandas ou contratempos.
Participa de reuniões, assessora outras áreas sobre legislação pertinente, analisa a relação custo-benefício em recursos humanos Representa publicamente a empresa Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.
Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua em eventos internos e externos, participando de reuniões, de grupos de discussões e seminários da área Programa eventos corporativos e promove campanhas sociais.
Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, organogramas, entre outros Administra a equipe de trabalho, promovendo estratégias para autodesenvolvimento, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, promovendo valores corporativos Assegura a conformidade legal na gestão dos recursos humanos, fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1422-05 deve gerir atividades de treinamento e desenvolvimento, gerenciar atividades do departamento de pessoal, coordenar recrutamento e seleção de pessoal, administrar cargos e salários, atuar em eventos, demonstrar competências pessoais, controlar benefícios, assessorar diretoria e setores da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho os profissionais podem exercer suas funções em uma gama variada de atividades econômicas dentro do comércio, da indústria, dos serviços e da agropecuária. Atuam como empregados em empresas privadas ou públicas, em geral de portes médio e grande. Há registros de terceirização dos serviços de recrutamento, seleção e treinamento, o que pode levar à desaparição da área no organograma de várias empresas e seu ressurgimento em outras, naquelas subcontratadas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1422-05
As ocupações da família são exercidas por profissionais que tenham cursado, pelo menos, o nível superior completo, formados em qualquer ramo do conhecimento, com experiência ou formação complementar predominante nas áreas de psicologia ou administração. É desejável que as ocupações sejam exercidas por profissionais com quatro a cinco anos de experiência na área de recursos humanos.
Atividades exercidas por um Gerente de recursos humanos CBO 1422-05
Um Gerente de recursos humanos (ou sinônimo) deve atender funcionários e dependentes, gerenciar ações trabalhistas, representar empresa publicamente, entrevistar candidatos, administrar descrição de cargos, reciclar-se constantemente, administrar estrutura de remuneração, controlar benefícios junto a órgãos públicos, desenvolver alternativas de recrutamento e seleção, programar eventos corporativos, participar de seminários na área, implantar plano de carreira, prestar informações a fiscalização do trabalho, elaborar procedimentos para cumprir as convenções coletivas, assessorar outras áreas sobre a legislação pertinente a rh, providenciar o recolhimento de encargos sociais, gerenciar documentações legais, desempenhar papel facilitador, avaliar potencial de funcionários para aproveitamento interno, analisar proposta de promoção de funcionários, consultar fontes jurídicas, analisar resultados de pesquisa salarial, assessorar eventos de outras áreas, pesquisar planos de benefícios, administrar número efetivo de funcionários - headaccount, assessorar na elaboração das metas orçamentárias, transformar-se em agente de mudança, demonstrar ética profissional, demonstrar assertividade, identificar necessidade de contratação de pessoal, fazer parte do programa para certificação de qualidade total, supervisionar rotinas administrativas, emitir parecer do perfil do candidato, avaliar processo de seleção, coordenar aplicação de testes e provas para candidatos, controlar contratos com fornecedores, coordenar análise curricular, gerenciar custo de mão-de-obra, gerenciar folha de pagamento, preparar relatório a diretoria, participar de reuniões com diretoria ou gerência, contratar consultorias de treinamento, criar organograma de cargos, negociar acordos com entidades sindicais e de relações trabalhistas, dominar informática, medir resultados e custos de treinamento, elaborar programas para desenvolvimento educacional, elaborar relatório estatístico, administrar pesquisa salarial, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, assessorar na elaboração e implantação do plano estratégico da empresa, promover programas prevencionistas, analisar contratos de trabalho, negociar contratos com fornecedores, planejar reuniões com outras entidades, elaborar normas e procedimentos organizacionais para treinamento, definir formas de divulgação para recrutamento, promover campanhas sociais, elaborar planos de incentivo e motivacionais, desenvolver plano de carreira, mediar relação entre funcionários e empresa, fornecer a diretoria informações relacionadas a pessoal, gerenciar movimentação de pessoal, demonstrar capacidade empreendedora, desenvolver empatia, pesquisar internamente satisfação dos usuários do benefício, consolidar plano de treinamento, gerenciar contratação de pessoal e rescisão contratual, disponibilizar recursos didático-pedagógicos, coordenar levantamento de necessidades de treinamento, administrar organograma de cargos, participar de grupos de discussão na área de rh, conduzir reuniões, palestras e treinamentos, contratar consultorias para recrutamento e seleção, demonstrar facilidade de comunicação, revelar espírito de liderança, assessorar chefia em problemas psicossociais dos funcionários, organizar plano de benefícios, efetuar análise da relação custo-benefício em recursos humanos, gerenciar contratos de estagiários e terceiros, planejar reuniões com a comunidade, demonstrar habilidade de negociação.