CBO 1416-05 - Gerente de operações de transportes - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição)
O profissional no cargo de Gerente de operações de transportes CBO 1416-05 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais de transportes terrestre, aéreo e aquaviário - de passageiros e cargas - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla tráfego, roteiros, itinerários e fluxo de entrada e saída de materiais e veículos, entre outros aspectos das operações de transporte.
Avalia resultados, acompanhando indicadores de desempenho e adotando medidas para corrigir distorções Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros Define plano de manutenção para veículos, máquinas, equipamentos e instalações de transporte.
Colabora nos estudos de modernização tecnológica da frota e adapta processos operacionais às novas tecnologias Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1416-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operações de transportes, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) CBO 1416-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1416-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição).
O que faz um Gerente de operações de transportes
O Gerente de operações de transportes CBO 1416-05 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção do planejamento tático Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de trabalho, em áreas operacionais de transportes - de passageiros e cargas - terrestre, aéreo e aquaviário.
Planeja recursos humanos e materiais para as operações.
Elabora orçamento Planeja expansão de áreas e de capacidade de atendimento em modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e dutoviário de transporte.
Estabelece padrões para serviços subcontratados Propõe inovações tecnológicas.
Colabora no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais.
Elabora e aprova normas e procedimentos Organiza as atividades das equipes, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Define linhas e itinerários e planeja viagens diferenciadas ou fretamentos, de cargas e de passageiros.
Desenvolve produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos No transporte intermodal, faz a gestão dos diversos contratos para cada trecho da rota.
No transporte multimodal, gerencia o contrato único para toda a rota Monitora tráfego rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial Controla disponibilidade de veículos.
Monitora roteiros e itinerários de veículos Controla o fluxo de entrada e de saída de materiais e veículos.
Controla uso e funcionalidade de equipamentos de bordo Transmite informações sobre condições de navegação e de tráfego, aos comandantes e condutores de veículos Encaminha informações - aos órgãos de segurança, de saúde, entre outros -, sobre ocorrências nas operações de transporte.
Aciona e controla serviços de manutenção Adapta os processos operacionais às novas tecnologias - incluindo automação - com o intuito de simplificar etapas operacionais, acrescentar ganhos de produtividade e aprimorar a qualidade das operações de transporte Utiliza “softwares” de planejamento de rotas e de navegação.
Faz uso intensivo de ferramentas computacionais em logística de transporte, como os sistemas de ERP-Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning), TMS–Sistema de Administração de Transporte (Transportation Management System), entre outros Avalia resultados, definindo indicadores de desempenho, como número de passageiros por viagem, volume de carga transportada, tempo para liberação dos veículos, pontualidade, margem de lucro média, entre outros Acompanha e avalia indicadores de desempenho da área de operações de transporte, adotando medidas para corrigir distorções.
Soluciona reclamações de clientes Avalia execução orçamentária Administra pessoal, identificando necessidade de contratação, contribuindo na elaboração da descrição de cargos e do plano de carreiras, e promovendo a equalização entre cargos e remunerações Avalia desempenho das equipes de trabalho Planeja desenvolvimento de pessoal.
Gerencia recursos materiais e financeiros da área Analisa conjuntamente a demanda operacional e a capacidade de ocupação dos equipamentos, com os objetivos de otimizar o uso de recursos materiais e do espaço físico e de racionalizar custos das operações Autoriza requisição de compras, gastos com terceirização, e aluguel de equipamentos a terceiros Define plano de manutenção para veículos, máquinas, equipamentos e instalações de transporte Colabora nos estudos de modernização tecnológica da frota Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Zela pelo cumprimento das normas de segurança Promove ações de preservação ambiental Implementa medidas para redução de emissões poluentes nos serviços de transporte Providencia descarte de sucatas e de resíduos de acordo com normas ambientais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1416-05 deve planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações, assessorar diretoria e setores da empresa, administrar equipes, avaliar resultados, gerir recursos materiais e financeiros da Área, buscar novas tecnologias, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, controlar processo operacional, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) esses trabalhadores atuam em áreas operacionais de atividades de correio e telecomunicações, transporte aéreo, aquaviário e terrestre, armazéns gerais e serviços de distribuição. São assalariados, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado ou, como no caso do gerente de operações - transportes, também a céu aberto e em veículos. O horário de trabalho é diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante. O gerente de operações transportes pode estar exposto a ruído intenso e o gerente de operações - correios e telecomunicações ao uso contínuo de computadores, provocando dores.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1416-05
Para o ingresso nesses empregos/ocupações, exige-se nível superior completo, exceto para o gerente de operações ¿ transportes, que tem como escolaridade mínima o ensino médio completo. A formação profissional é complementada por cursos especializados de duzentas a quatrocentas horas-aula para o gerente de operações ¿ transportes e mais de quatrocentas horas-aula para o gerente de logística. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de operações de transportes CBO 1416-05
Um Gerente de operações de transportes (ou sinônimo) deve identificar a necessidade de estratégias de segurança, autorizar requisições de compras, demonstrar credibilidade, controlar execução de serviços de terceiros, sensibilizar equipes para a utilização de novas tecnologias, contribuir na elaboração de descrição de cargos, interagir com outros setores, planejar expansão de capacidade de atendimento, implantar inovações, demonstrar decisão, contribuir na elaboração do plano de carreira, providenciar reposição de epis e epcs, planejar serviços de rádio-chamada, zelar pela organização do local de trabalho, propor inovações tecnológicas, trabalhar em equipe, planejar soluções de atendimento a clientes, aplicar medidas para corrigir distorções, elaborar plano de contingência e ações preventivas, elaborar orçamentos, otimizar uso do espaço físico, atender auditoria e inspeções internas e externas, assessorar eventos promovidos por outros setores da empresa, preparar substituto, elaborar normas e procedimentos, estabelecer padrões para serviços subcontratados, planejar expansão de áreas de atendimento, avaliar execução orçamentária, autorizar aluguel de equipamentos a terceiros, demonstrar capacidade de comunicação, definir processos de trabalho, demonstrar capacidade de organização, selecionar canditados, demonstrar liderança, zelar pelo cumprimento das normas de segurança, controlar o fluxo de entrada e saída de materiais e veículos, delegar atribuições, demonstrar capacidade de empreendimento, preparar relatórios gerenciais, cooperar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais, otimizar uso de recursos materiais, demonstrar flexibilidade, planejar viagens diferenciadas - fretamentos - cargas/passageiros, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos..., planejar recursos humanos e materiais para as operações, avaliar inovações, agir com criatividade, analisar demanda operacional, promover ações de preservação ambiental, equalizar cargos e remunerações, providenciar descarte de sucatas e resíduos em geral, sugerir ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, acionar serviços de manutenção, autorizar gastos com terceirização, racionalizar custos operacionais, avaliar desempenhos das equipes, autorizar alienação de equipamentos, detectar necessidade de contratação de pessoal, acionar plano de contingência, relacionar-se interpessoalmente, definir metas - redução de custos, ganhos de produtividade, renovação de frota...., priorizar alocação de recursos, colaborar na definição de epis e epcs, definir indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº passageiros por viagem...., participar de feiras, seminários, congressos, simpósios...., monitorar tráfego aéreo, marítimo, fluvial, rodoviário, ferroviário...., requisitar contratações e desligamentos de funcionários, definir linhas e itinerários, negociar condições e prioridades de projetos, administrar rotatividade de pessoal, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, transmitir informações sobre condições de navegação aos comandantes, eliminar não-conformidades, acompanhar indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº de passageiros por viagem..., estimular a motivação da equipe, delegar tarefas, adaptar processos operacionais às novas tecnologias, controlar serviços de manutenção, revisar planos, redigir comunicados e orientações, planejar desenvolvimento de mão-de-obra, definir plano operacional e de manutenção, monitorar roteiros e itinerários de veículos, controlar uso e funcionalidade dos equipamentos a bordo, desenvolver produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros, encaminhar ofícios aos orgãos de segurança e/ou saúde sobre ocorrências - assaltos, acidentes, doença, administrar conflitos, representar a empresa publicamente, administrar remanejamentos de pessoal, aprovar normas e procedimentos, subsidiar, com informações, as tomadas de decisões relativas a sua área de atuação, programar escala de férias, avaliar indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº de passageiros por viagem..., requisitar treinamento e desenvolvimento, demonstrar capacidade de negociação, autorizar comercialização de espaço físico para anúncios, exposições, serviços...., solucionar reclamações de clientes, controlar disponibilidade de veículos, divulgar implantação de inovações, manter-se atualizado profissionalmente, planejar alternativas de terceirização, demonstrar iniciativa, distribuir tarefas, qualificar fornecedores, assessorar na elaboração do plano estratégico, analisar capacidade de ocupação dos equipamentos.