CBO 1231-05 - Diretor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores administrativos e financeiros
O profissional no cargo de Diretor administrativo CBO 1231-05 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades administrativas em instituições públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Administra atividades de recursos humanos, definindo as atribuições das gerências e implementando programas de treinamento Controla atividades logísticas, estruturando processos e supervisionando serviços de manutenção, transportes e complementares Coordena serviços de contabilidade e controladoria, analisando indicadores.
Promove análises econômico-financeiras Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações
CBO 1231-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores administrativos e financeiros que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1231-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
- Diretores de Áreas de apoio.
- Diretores administrativos e financeiros.
O que faz um Diretor administrativo
O Diretor administrativo CBO 1231-05 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de instituições públicas ou privadas, de diversos segmentos econômicos, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações sistematizadas pelos diretores e gerentes executivos Implementa políticas de pessoal da empresa e define critérios para recrutamento e seleção.
Conduz atividades da área e define as atribuições das gerências.
Propõe política de cargos e salários, de remuneração variável e de benefícios Promove negociações com sindicatos e entidades de classe.
Propõe políticas de treinamento, implementa programas e avalia resultados das capacitações Acompanha indicadores de desempenho funcional.
Estrutura processos logísticos e define critérios de armazenagem.
Supervisiona implantação de novos projetos, controle físico do patrimônio e serviços de transporte, apoio e manutenção Acompanha processo de padronização de materiais e define política de compras, autorizando aquisições.
Participa da definição de políticas voltadas à tecnologia da informação e comunicação, supervisionando serviços de informática.
Acompanha serviços da área legal e jurídica da instituição Supervisiona serviços complementares, como de alimentação, segurança, limpeza e terceirizados Acompanha a legislação tributária e fiscal e analisa relatórios contábeis, balancetes e balanços patrimoniais.
Coordena informações cadastrais da instituição Monitora indicadores contábeis, econômicos e financeiros e propõe critérios de distribuição de resultados Coordena auditoria interna, contrata auditoria externa e analisa relatórios oriundos das análises dos processos contábeis.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Estabelece cenários de acordo com a definição das estratégias de ação, objetivos e metas, analisando-os sob as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira Modela os processos de gestão com base em cenários, analisando a inter-relação entre as partes e os impactos ao longo do tempo Participa da elaboração do plano de ação da instituição.
Promove estudos e análises econômico-financeiras e elabora política de investimentos Acompanha conjuntura econômica e preços de insumos estratégicos Monitora indicadores de desempenho operacional.
Planeja e prioriza ações e controla o desempenho institucional Identifica, sumariza, analisa e interpreta informações qualitativas e quantitativas necessárias para o atingimento de objetivos e tomada de decisões Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Promove a atualização técnica da equipe de apoio, com relação ao uso de recursos de gestão, tais como sistemas informatizados e integrados de gestão, considerando contextos mercadológicos Estimula ações e políticas voltadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Organiza as operações nos núcleos das instituições e entre departamentos, controlando atividades e buscando soluções para problemas administrativos Utiliza novas tecnologias na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1231-05 deve administrar recursos humanos, demonstrar competências pessoais, controlar patrimônio, suprimentos e logística, elaborar planejamento da empresa, supervisionar serviços complementares, coordenar serviços de contabilidade e controladoria.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores administrativos e financeiros exercem funções de direção administrativo-financeira em empresas, geralmente de médio e grande portes, exceto as de intermediação financeira. São assalariados, com carteira assinada, atuam em conjunto com gerências, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1231-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor administrativo CBO 1231-05
Um Diretor administrativo (ou sinônimo) deve supervisionar serviços de segurança, acompanhar conjuntura econômica, definir critérios para recrutamento e seleção, propor política de cargos e salários, analisar relatório de auditoria externa, definir política de compras, promover estudos e análises econômico-financeiras, propor políticas de benefícios, avaliar resultados de programas de treinamento e capacitação, acompanhar a legislação tributária e fiscal, analisar relatórios contábeis, definir estratégias de ação, coordenar auditoria interna, participar da elaboração do plano de ação da empresa, implementar políticas de pessoal da empresa, supervisionar serviços de transporte, propor políticas de remuneração variável, demonstrar liderança, trabalhar em equipe, coordenar informações cadastrais da empresa, desenhar cenários, participar da definição da política de informática, supervisionar serviço de manutenção, definir objetivos, elaborar política de investimentos, delegar responsabilidades, analisar balanço anual, acompanhar preços de insumos estratégicos, autorizar compras, supervisionar implantação de novos projetos, propor critérios de distribuição de resultados, manter-se atualizado, definir critérios de armazenagem, supervisionar serviços de limpeza, contratar auditoria externa, supervisionar serviços de alimentação, monitorar indicadores de desempenho operacional, acompanhar processo de padronização de materiais, demonstrar capacidade de comunicação, supervisionar serviços jurídicos, definir as atribuições das gerências, demonstrar espírito empreendedor, negociar com sindicatos, trabalhar com disciplina, agir com criatividade, conduzir atividades da área, reavaliar planejamento, estruturar processos de logística, supervisionar serviços de informática, propor políticas de treinamento e capacitação, monitorar indicadores contábeis, econômicos e financeiros, acompanhar indicadores de performance funcional, implementar programas de treinamento e capacitação, demonstrar flexibilidade, supervisionar serviços de comunicações, demonstrar capacidade de síntese, fixar metas, analisar balancetes, demonstrar capacidade de observação, contratar serviços terceirizados, supervisionar controle físico do patrimônio.