O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20
O Operador de Suporte Técnico (telemarketing) recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
Algumas funções no exercício da profissão
- cadastrar clientes;
- prestar serviços técnicos e especializados;
- realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
- demonstrar competências pessoais;
- atender usuários de produtos e ou serviços;
- oferecer serviços e produtos;
- seguir roteiros e scripts;
- trabalhar em equipe;
- argumentar com o cliente/solicitante;
- persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
- informar prazo de entrega;
- realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
- demonstrar o cliente a sua importância;
- reverter a insatisfação do cliente;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) - Série histórica em Jundiaí
Funções típicas do cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
- trabalhar em equipe;
- argumentar com o cliente/solicitante;
- persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
- informar prazo de entrega;
- realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
- demonstrar o cliente a sua importância;
- reverter a insatisfação do cliente;
- diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
- finalizar pendência técnica;
- identificar-se ao cliente;
- identificar problemas;
- confirmar dados cadastrais;
- depurar informações;
- finalizar pendências de serviços;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- solicitar providências técnicas junto a área competente;
- ver mais...
Tabela salarial Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Jundiaí, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.680 | 20.165 | 420 | 9,34 | |
Média Salarial | 1.728 | 20.731 | 432 | 9,60 | |
1º Quartil | 1.660 | 19.922 | 415 | 9,22 | |
Salário Mediana | 1.757 | 21.084 | 439 | 9,76 | |
3º Quartil | 1.814 | 21.769 | 454 | 10,08 | |
Teto Salarial | 2.197 | 26.368 | 549 | 12,21 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Operador de Suporte Técnico (telemarketing) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Jundiaí nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Maio de 2024 e Abril de 2025, tivemos uma aumento de 29.55% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
4223-35 | Monitor de apoio ao teleatendimento | 1.999,71 |
4223-30 | Atendente de emergência | 1.896,22 |
4223-15 | Atendente central telemarketing | 1.669,56 |
4223-05 | Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) | 1.572,42 |
4223-10 | Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing) | 1.522,29 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Jundiaí, SP
Funções do cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
Profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.
Condições de trabalho
Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
O que é preciso para trabalhar de Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) devem cadastrar clientes, prestar serviços técnicos e especializados, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, atender usuários de produtos e ou serviços, oferecer serviços e produtos, seguir roteiros e scripts.
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Jundiaí, SP é de R$ 1.680,40 para uma jornada de trabalho de 36 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing e afins pelo sindicato de Jundiaí.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Jundiaí, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-20.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de Jundiaí de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Operador de Suporte Técnico (telemarketing) ao longo do tempo
Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) mês a mês na cidade de Jundiaí de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Jundiaí
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando na cidade de Jundiaí durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Operador de Suporte Técnico (telemarketing). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Jundiaí, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing). Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando em Jundiaí. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
- Salário Base: R$ 1.727,58
- Salário-educação (3%): R$ 51,83
- Sistema S (2%): R$ 34,55
- INSS Patronal (20%): R$ 345,52
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 17,28
- FGTS (8%): R$ 138,21
- Férias 1/12: R$ 143,97
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 345,52
- Periculosidade (30%): R$ 518,27
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 47,99
- 13º Salário: R$ 143,97
- FGTS sobre Férias: R$ 11,52
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,84
- FGTS sobre 13º: R$ 11,52
- Aviso Prévio: R$ 143,97
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 11,52
- Multa Rescisória FGTS: R$ 143,97
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
CBOs Relacionados
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.