O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25
O Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
Algumas funções no exercício da profissão
- realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
- substituir peças dos diversos sistemas;
- elaborar plano de manutenção;
- realizar o trabalho com segurança;
- reparar componentes e sistemas de veículos;
- demonstrar competências pessoais;
- testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
- testar sistema de transmissão no veículo;
- diagnosticar falhas de funcionamento do veículo;
- trocar componentes eletroeletrônicos;
- regular sistema de ignição e injeção;
- trabalhar em equipe;
- trocar vedantes de óleo e água;
- trocar sensores térmicos;
- avaliar satisfação do cliente;
- remover sistemas de transmissão;
- desmontar o motor;
- testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Mecânico de Câmbio
- Retificador de Motores de Explosão
- Mecânicos de Veículos Automotores
- Auxiliar de Mecânico de Autos
- Reparador de Empilhadeiras
- Mecânico de Manutenção de Automóveis Motocicletas e Veículos Similares
- Mecânico de Automóvel
- Mecânico de Socorro
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- Mecânico de Auto em Geral
- Retificador de Motores de Automóveis
Salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel - Série histórica no estado do Mato Grosso
O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
- testar sistema de transmissão no veículo;
- diagnosticar falhas de funcionamento do veículo;
- trocar componentes eletroeletrônicos;
- regular sistema de ignição e injeção;
- trabalhar em equipe;
- trocar vedantes de óleo e água;
- trocar sensores térmicos;
- avaliar satisfação do cliente;
- remover sistemas de transmissão;
- desmontar o motor;
- testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
- verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios;
- testar pressão de alimentação e vazão;
- reparar sistema de sobrealimentação;
- trocar componentes da unidade hidráulica;
- demonstrar destreza manual;
- testar circuitos eletroeletrônicos;
- vestir equipamentos de proteção individual;
- trocar peças com defeito de fabricação;
- confirmar plano de manutenção com o cliente;
- instalar sistemas de transmissão no veículo;
- manter o local de trabalho organizado;
- testar motor no veículo;
- identificar áreas de risco;
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Tabela salarial para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.466 | 29.592 | 617 | 11,25 | |
Média Salarial | 2.535 | 30.423 | 634 | 11,56 | |
1º Quartil | 1.679 | 20.151 | 420 | 7,66 | |
Salário Mediana | 2.200 | 26.400 | 550 | 10,03 | |
3º Quartil | 3.828 | 45.937 | 957 | 17,46 | |
Teto Salarial | 4.637 | 55.640 | 1.159 | 21,14 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel é um cargo que está com baixíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Mato Grosso nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma queda de 12.33% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado do Mato Grosso
Descrição da ocupação de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
Profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.
Condições de trabalho
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Principais funções dos mecânicos de manutenção de veículos automotores
Trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel devem realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança, reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos.
Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1809 profissionais admitidos e desligados no estado do Mato Grosso. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
1.764 | 44 | 220 | 2.533,61 | 11,52 |
29 | 40 | 200 | 2.381,59 | 11,91 |
5 | 42 | 210 | 3.477,00 | 16,56 |
2 | 51 | 255 | 3.500,00 | 13,73 |
2 | 30 | 150 | 3.293,00 | 21,95 |
2 | 36 | 180 | 2.284,50 | 12,69 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
Um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível I ganha em média R$ 2.684,55, o Nível II recebe cerca de R$ 3.003,41, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.799,39 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.398,92 | 2.717,78 | 3.513,76 |
Pequenas | 2.544,96 | 2.863,82 | 3.659,80 |
Médias | 2.761,66 | 3.080,52 | 3.876,50 |
Grandes Empresas | 3.032,65 | 3.351,51 | 4.147,49 |
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Mato Grosso
O valor do piso salarial 2025 de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado do Mato Grosso é de R$ 2.466,03 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores pelo sindicato no estado do Mato Grosso.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Mato Grosso que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9144-25.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção de veículos automotores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ao longo do tempo
Salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel mês a mês no estado do Mato Grosso de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Mato Grosso
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Mato Grosso durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Mato Grosso, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Mato Grosso. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Mato Grosso. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
- Salário Base: R$ 2.535,27
- Salário-educação (3%): R$ 76,06
- Sistema S (2%): R$ 50,71
- INSS Patronal (20%): R$ 507,05
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 25,35
- FGTS (8%): R$ 202,82
- Férias 1/12: R$ 211,27
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 507,05
- Periculosidade (30%): R$ 760,58
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 70,42
- 13º Salário: R$ 211,27
- FGTS sobre Férias: R$ 16,90
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,63
- FGTS sobre 13º: R$ 16,90
- Aviso Prévio: R$ 211,27
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,90
- Multa Rescisória FGTS: R$ 211,27
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
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