Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel - Mato Grosso

R$ 2.535,27/mês

Atualizado em

Um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Mato Grosso ganha em média R$ 2.535,27 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.

A faixa salarial do Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel fica entre R$ 2.200,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 4.636,70, sendo que R$ 2.466,03 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do MT.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 1.809 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

O cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando no estado do Mato Grosso, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 22 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel é Rondonópolis .

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Mato Grosso, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25

O Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

Algumas funções no exercício da profissão

  • realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
  • substituir peças dos diversos sistemas;
  • elaborar plano de manutenção;
  • realizar o trabalho com segurança;
  • reparar componentes e sistemas de veículos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
  • testar sistema de transmissão no veículo;
  • diagnosticar falhas de funcionamento do veículo;
  • trocar componentes eletroeletrônicos;
  • regular sistema de ignição e injeção;
  • trabalhar em equipe;
  • trocar vedantes de óleo e água;
  • trocar sensores térmicos;
  • avaliar satisfação do cliente;
  • remover sistemas de transmissão;
  • desmontar o motor;
  • testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
  • ver mais...

Salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel - Série histórica no estado do Mato Grosso

O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

  1. testar sistema de transmissão no veículo;
  2. diagnosticar falhas de funcionamento do veículo;
  3. trocar componentes eletroeletrônicos;
  4. regular sistema de ignição e injeção;
  5. trabalhar em equipe;
  6. trocar vedantes de óleo e água;
  7. trocar sensores térmicos;
  8. avaliar satisfação do cliente;
  9. remover sistemas de transmissão;
  10. desmontar o motor;
  11. testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
  12. verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios;
  13. testar pressão de alimentação e vazão;
  14. reparar sistema de sobrealimentação;
  15. trocar componentes da unidade hidráulica;
  16. demonstrar destreza manual;
  17. testar circuitos eletroeletrônicos;
  18. vestir equipamentos de proteção individual;
  19. trocar peças com defeito de fabricação;
  20. confirmar plano de manutenção com o cliente;
  21. instalar sistemas de transmissão no veículo;
  22. manter o local de trabalho organizado;
  23. testar motor no veículo;
  24. identificar áreas de risco;
  25. ver mais...

Tabela salarial para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.466 29.592 617 11,25
Média Salarial 2.535 30.423 634 11,56
1º Quartil 1.679 20.151 420 7,66
Salário Mediana 2.200 26.400 550 10,03
3º Quartil 3.828 45.937 957 17,46
Teto Salarial 4.637 55.640 1.159 21,14
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel é um cargo que está com baixíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Mato Grosso nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma queda de 12.33% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado do Mato Grosso

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.759,30
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.017,31
4530-7/03 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.143,05
4511-1/04 Comércio por atacado de caminhões novos e usados 1.592,49
0115-6/00 Cultivo de soja 3.412,07
1931-4/00 Fabricação de álcool 4.311,35
4921-3/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana 2.240,61
4530-7/01 Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.801,94
2950-6/00 Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores 2.260,97
0151-2/01 Criação de bovinos para corte 4.120,07
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Condições de trabalho

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Principais funções dos mecânicos de manutenção de veículos automotores

Trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel devem realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança, reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1809 profissionais admitidos e desligados no estado do Mato Grosso. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
1.764 44 220 2.533,61 11,52
29 40 200 2.381,59 11,91
5 42 210 3.477,00 16,56
2 51 255 3.500,00 13,73
2 30 150 3.293,00 21,95
2 36 180 2.284,50 12,69

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível I ganha em média R$ 2.684,55, o Nível II recebe cerca de R$ 3.003,41, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.799,39 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 920 profissionais demitidos das empresas no estado do Mato Grosso.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.398,92 2.717,78 3.513,76
Pequenas 2.544,96 2.863,82 3.659,80
Médias 2.761,66 3.080,52 3.876,50
Grandes Empresas 3.032,65 3.351,51 4.147,49
  • *Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Mato Grosso

O valor do piso salarial 2025 de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado do Mato Grosso é de R$ 2.466,03 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores pelo sindicato no estado do Mato Grosso.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Mato Grosso que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9144-25.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção de veículos automotores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ao longo do tempo

Salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel mês a mês no estado do Mato Grosso de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Mato Grosso

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Mato Grosso durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Mato Grosso, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Mato Grosso. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado do Mato Grosso. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

  • Salário Base: R$ 2.535,27
  • Salário-educação (3%): R$ 76,06
  • Sistema S (2%): R$ 50,71
  • INSS Patronal (20%): R$ 507,05
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 25,35
  • FGTS (8%): R$ 202,82
  • Férias 1/12: R$ 211,27
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 507,05
  • Periculosidade (30%): R$ 760,58
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 70,42
  • 13º Salário: R$ 211,27
  • FGTS sobre Férias: R$ 16,90
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,63
  • FGTS sobre 13º: R$ 16,90
  • Aviso Prévio: R$ 211,27
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,90
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 211,27

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel – Salário – MT

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