Instalador de Equipamentos de Comunicação - Salário 2025 - Florianópolis, SC
O que faz um Instalador de Equipamentos de Comunicação
Profissionais no cargo de Instalador de Equipamentos de Comunicação preparam, instalam e reparam - em estabelecimentos comerciais, industriais, residenciais, rurais, urbanos e órgãos públicos - linhas e aparelhos de telecomunicações, equipamentos de comutação e telefonia, de transmissão e telefonia e de energia em telefonia. Reparam aparelhos de telecomunicações em laboratório. Instalam e mantêm redes de cabos. Controlam resultados de funcionamento de linhas, aparelhos, redes de cabos e equipamentos instalados, testando, analisando indicadores de desempenho e registrando informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.
- Revisor de Aparelhos Telefônicos
- Instalador de Telefones
- Reparador de Pabx
- Instalador Mantenedor de Telefonia
- Instalador de Estações Telefônicas
- Instalador-Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia
- Reparador de Linhas e Aparelhos
- Reparador de Instalações Telefônicas
- Instalador-Reparador de Redes e Cabos Telefônicos
- Instaladores e Reparadores de Equipamentos e Linhas Telefônicas
- Reparador de Aparelhos de Telecomunicações em Laboratório
Condições de trabalho
Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações atuam nos serviços de telecomunicações como empregados com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente e em horários irregulares. Trabalham em ambiente a céu aberto ou subterrâneo, com exceção do instalador-reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório que atua em ambiente fechado. Todos trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. Podem também ficar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e próximos de corrente alternada (poste).
Exigências do mercado de trabalho para Instalador de Equipamentos de Comunicação
O exercício dessas ocupações requer escolaridade e qualificação profissional distintas. Os instaladores-reparadores de equipamentos de comutação em telefonia e de redes e cabos telefônicos devem ter o ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional entre duzentas e quatrocentas horas-aula. Para os instaladores - reparadores de equipamentos de energia em telefonia, de transmissão em telefonia e de linhas e aparelhos de telecomunicações bem como para o reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de telecomunicações oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.
Funções do cargo de Instalador de Equipamentos de Comunicação
- interpretar ordens de serviço;
- monitorar centrais de comutação;
- utilizar equipamentos de proteção individual e coletivo;
- montar equipamentos de comutação;
- prevenir-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia;
- manusear equipamentos de teste;
- manusear ferramentas e equipamentos de comutação;
- analisar encaminhamento de chamada;
- controlar-se emocionalmente;
- montar ferragens para equipamentos de comutação;
- ver mais...
Quanto ganha um Instalador de Equipamentos de Comunicação em Florianópolis, SC
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Instalador de Equipamentos de Comunicação CBO 731305 em Florianópolis, SC no período de Março de 2024 a Fevereiro de 2025.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Instalador de Equipamentos de Comunicação.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.