CBO 7911-45 - Artesão trançador
Entenda o que fazem os artesãos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Artesão trançador e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Artesão trançador
Cria e confecciona produtos artesanais trançados – com estilo que marca sua identidade como artesão e características estéticas que podem retratar a cultura local ou regional -, pesquisando e selecionando fibras e fios de origem vegetal ou animal, tiras de couro cru e outras matérias-primas, preparando as matérias-primas selecionadas, trançando, tramando e entrelaçando materiais, aplicando adornos e acessórios, e fazendo arremates. Planeja a confecção de redes, tapetes, cestas e outros produtos com materiais trançados, para atender às demandas de clientes. Controla a qualidade do processo e do produto. Comercializa produtos artesanais trançados. Gerencia o próprio negócio. Realiza manutenção básica de equipamentos. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Pesquisa e seleciona matérias-primas, como vime, capim dourado, bambu, palha, tiras de tecidos, tiras de couro cru, pelos da crina de cavalo, entre outras. Define acessórios, guarnições, elementos de união e fixação e outros materiais necessários.
Pode coletar matérias-primas ou adquiri-las, verificando sua procedência.
Prepara as matérias-primas, limpando-as e fazendo sua lavagem e secagem. Pode desfolhar, desfibrar, desfiar e enrolar matérias-primas. Pode executar amaciamento, tingimento e escovação.
Confecciona produtos artesanais trançados - como redes, bolsas, peneiras, rédeas para cavalo, chapéus, cestas, entre outros -, de acordo com desenhos, especificações e modelos. Mede e corta materiais. Trança, trama e entrelaça, podendo usar diferentes cores de materiais, conforme padronagem definida. Realiza operações com as peças trançadas, dobrando e perfurando materiais, costurando ou colando para unir partes, entre outras. Monta o produto, atribuindo ao objeto características artísticas pessoais e/ou da cultura local ou regional.
Finaliza o produto, fazendo arremates. Pode confeccionar bordados, para enfeitar o produto. Pode aplicar adornos e acessórios. Pode passar e engomar.
Controla a qualidade do processo e do produto, verificando precisão de detalhes e da trama do trançado. Inspeciona formas, cores, dimensões, e união das partes. Examina imperfeições, efetuando ajustes ou reparos. Analisa a resistência do produto confeccionado à umidade, à exposição solar e a outros fenômenos físicos ou químicos.
Coloca etiquetas nas peças confeccionadas, preparando-as para a comercialização. Pode usar logomarca, para identificação dos produtos.
Adota procedimentos para acondicionamento, limpeza e conservação de peças artesanais trançadas, para evitar avarias, deformação e demais efeitos externos.
Comercializa produtos artesanais trançados, desenvolvendo embalagens, calculando custo dos produtos e estabelecendo preços de venda. Pesquisa mercado consumidor. Divulga produtos, podendo fazer uso inclusive de “sites” e redes sociais. Participa de feiras e eventos, expondo produtos. Aplica estratégias de venda, negocia valores e prazos com cliente, e embala os produtos vendidos.
Pode consertar, recuperar ou restaurar peças artesanais trançadas.
Gerencia o próprio negócio, organizando produção, controlando estoques e administrando orçamento. Define o leiaute de oficina ou ateliê. Estabelece parcerias e seleciona fornecedores. Pode capacitar artesãos. Pode vincular-se a uma associação de classe.
Realiza manutenção básica de equipamentos, fazendo sua limpeza e lubrificação. Providencia serviços de manutenção corretiva.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento. Realiza descarte de resíduos, de maneira ambientalmente adequada.
Segue normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho. Identifica e elimina condições inseguras no local de trabalho, prevenindo acidentes. Observa princípios básicos de ergonomia.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA GERAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO GEOMÉTRICO | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - DESENHO EM 2D E 3D | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - LÓGICA ESPACIAL E GEOMÉTRICA DO DESENHO DE PEÇAS ARTESANAIS TRANÇADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - ARTESANATO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRIAÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO ARTÍSTICO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS TRANÇADOS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE REDES, TAPETES, CESTAS E OUTROS PRODUTOS COM MATERIAIS TRANÇADOS | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ASSOCIATIVISMO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | COOPERATIVISMO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ECONOMIA SOLIDÁRIA | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) | EMPREENDEDORISMO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - PESQUISA DE MERCADO CONSUMIDOR E DE TENDÊNCIAS | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - LOGÍSTICA BÁSICA (ESTOQUE, ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO) | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - LEIAUTES DE ATELIÊ E OFICINA DE PRODUTOS ARTESANAIS TRANÇADOS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO DE EMPRESA | PLANEJAMENTO OPERACIONAL | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | ROTINAS CONTÁBEIS | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - CAPACITAÇÃO DE ARTESÃOS | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | COLCHOARIA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | CONFECÇÃO DE ARTEFATOS DE TECIDOS (EXCETO VESTUÁRIO) | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | TAPEÇARIA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS UTILIZADOS NA CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE PEÇAS DE ARTESANATO TRANÇADAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS (MADEIRA, FIBRAS, COURO, BORRACHA ETC.) | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS, CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DE MATERIAIS UTILIZADOS NA CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE PEÇAS ARTESANAIS TRANÇADAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | LUBRIFICAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO BÁSICA DE EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS TRANÇADOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OPERAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | SEPARAÇÃO DE MATERIAL PARA REAPROVEITAMENTO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM E ETIQUETAGEM | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ORÇAMENTO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PEÇAS E PRODUTOS ARTESANAIS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) | 3 | 3 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PROCEDIMENTOS DE CONSERTO, RECUPERAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PEÇAS ARTESANAIS TRANÇADAS | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS E MÉTODOS APLICADOS NA CONFECÇÃO DE PEÇAS ARTESANAIS TRANÇADAS | 4 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Os profissionais desta família ocupacional desenvolvem suas atividades em suas próprias residências ou nas associações de classe a que estão vinculados. São profissionais autônomos e trabalham predominantemente de forma individual, sendo que, em alguns casos, contam com a ajuda de seus familiares. Trabalham sem supervisão em ambiente fechado em horários irregulares e de forma presencial. Dependendo da tipologia da matéria prima que manuseam, ficam expostos a fagulhas, materiais tóxicos e ruídos intensos. Para uma grande maioria que colhe matérias primas em lagoas, rios e outros locais naturais há o risco de insalubridade.Exigências do mercado de trabalho
Para os profissionais desta família ocupacional não é exigido escolaridade, experiência ou formação profissional. As técnicas do artesanato são tradicionais e aprendidas de pai para filho. Atualmente há entidades que ministram treinamentos relativos a comercialização e administração de negócios.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- gerenciar o próprio negócio;
- adquirir matéria prima;
- comercializar produtos artesanais;
- preparar matéria prima;
- demonstrar competências pessoais;
- criar produtos artesanais;
- finalizar produtos artesanais;
- confeccionar produtos artesanais;
- demonstrar senso de estética;
- fiar matéria prima;
- tingir matéria prima;
- costurar materiais;
- desfolhar matéria prima;
- coletar matéria prima;
- estabelecer preço de venda;
- negociar valores e prazos;
- envernizar materiais;
- montar peças;
- testar processos;
- perfurar materiais;
- desfiar matéria prima;
- moldar materiais;
- demonstrar habilidade manual;
- pesquisar mercado consumidor;
- dobrar materiais;
- incrustar materiais;
- demonstrar acuidade visual;
- escovar matéria prima;
- demonstrar capacidade de observação;
- criar ferramentas e equipamentos;
- destinar materiais não aproveitados;
- tramar materiais;
- controlar estoques;
- administrar orçamento;
- amaciar matéria prima;
- divulgar produtos;
- tecer materiais;
- demonstrar persistência;
- limpar matéria prima;
- estabelecer parcerias;
- analisar viabilidade técnica do projeto;
- demonstrar iniciativa;
- criar moldes e guias artesanais;
- secar matéria prima;
- trançar materiais;
- medir materiais;
- colar materiais;
- estabelecer identidade do artesão ao produto;
- lavar matéria prima;
- verificar procedência da matéria prima;
- participar de feiras e eventos;
- reciclar materiais;
- demonstrar capacidade de transmitir credibilidade;
- demonstrar otimismo;
- testar materiais;
- definir especificações do produto;
- organizar logística;
- selecionar matéria prima;
- pesquisar tendências;
- conservar matéria prima;
- demonstrar paciência;
- embalar produto;
- aplicar estratégias de venda;
- controlar qualidade do produto;
- passar materiais;
- adaptar ferramentas e equipamentos;
- capacitar artesãos;
- demonstrar capacidade de trabalhar com segurança;
- realizar manutenção de ferramentas e equipamentos;
- pesquisar matéria prima;
- organizar produção;
- demonstrar criatividade;
- expor produtos;
- enrolar matéria prima;
- desenvolver embalagens;
- cortar materiais;
- calcular custo do produto;
- engomar materiais;
- entrelaçar materiais;
- confeccionar bordados;
- pesquisar características culturais;
- demonstrar curiosidade;
- identificar necessidades do cliente;
- esboçar produto;
- organizar oficina/ateliê;
- comprar matéria prima;
- desfibrar matéria prima;
- modelar materiais;
- testar produtos;
- arrematar materiais;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7911-45
CBO 7911-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de artesão trançador que pertence ao grupo dos artesãos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores do artesanato
-
-
- Trabalhadores do artesanato urbano e rural
-
-
-
-
- Artesãos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7911-45 - Artesãos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 791145 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Artesãos em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
7911-45 | Artesão Trançador | Brasil | 44h | 227 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |