CBO 7242-20 - Preparador de estruturas metálicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos

O profissional no cargo de Preparador de estruturas metálicas CBO 7242-20 prepara peças de estruturas metálicas, aplicando processos, métodos e técnicas de trabalho, utilizando máquinas, equipamentos e ferramentas específicas e diversos tipos de materiais metálicos, de acordo com o projeto, a fim de que se proceda à montagem e instalação das estruturas Confecciona modelos e gabaritos das peças.

Organiza o local de trabalho e executa a manutenção produtiva de máquinas e equipamentos Realiza as atividades de acordo com normas técnicas e de qualidade, cumprindo normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7242-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Preparador de estruturas metálicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos CBO 7242-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7242-20

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Preparador de estruturas metálicas

O Preparador de estruturas metálicas CBO 7242-20 executa regulagem, seleção e substituição de ferramentas para preparar máquinas e equipamentos utilizados nas operações Executa operações de traçagem, corte, dobra, curvamento, furação, eliminação de rebarbas, chanfragem, nivelamento e alinhamento das peças, interpretando codificação das peças para identificação, traçando e puncionando manualmente, utilizando ferramentas, equipamentos e máquinas operatrizes.

Regula máquinas e equipamentos, podendo substituir ferramentas.

Aplica técnicas de acabamento, removendo sujidades das superfícies, aplicando anticorrosivos e vedantes nas peças Pode recuperar partes de estruturas metálicas passíveis de aproveitamento na preparação de novas peças, desempenando-as, eliminando corrosões e removendo rebites e parafusos.

Confecciona modelos e gabaritos de peças de estruturas metálicas, para utilização na atividade de preparação dos componentes reais, interpretando desenho técnico mecânico Faz ajustes em gabaritos e modelos.

Executa traçagem e separação das peças para montar gabaritos e modelos.

Confere formas e dimensões de peças, realizando ajustes e codificando-as com vistas à posterior montagem da estrutura metálica Organiza o local de trabalho, delimitando área de atuação segura, realizando limpeza do local de trabalho e acondicionando materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos.

Aplica normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, cumprindo a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva, mantendo-os organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Aplica procedimentos de qualidade e produtividade na realização das atividades, considerando redução de tempo, maior produtividade, cumprimento de prazos e eliminação de desperdícios Realiza a manutenção produtiva de máquinas e equipamentos utilizados, executando limpeza e lubrificação, ajustando componentes e afiando ferramentas Requisita a manutenção corretiva para execução de consertos e reparos.

Pode auxiliar na montagem e instalação das estruturas metálicas, executando as operações de nivelamento, alinhamento e aplicação de vedantes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7242-20 deve recuperar estruturas metálicas, instalar estruturas metálicas, confeccionar gabaritos e modelos, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção produtiva de máquinas e equipamentos, organizar local de trabalho, montar estruturas metálicas, preparar peças de estruturas metálicas.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos atuam na indústria de transformação, na construção civil, em estaleiros e na indústria aeronáutica. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham expostos a radiação e a ruído intenso. A ocupação preparador de estruturas metálicas vem sendo substituída por operadores de máquinas. A fixação por rebites tanto na construção civil quanto nas embarcações está sendo substituída pela soldagem.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7242-20

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática no próprio local de trabalho.

Atividades exercidas por um Preparador de estruturas metálicas CBO 7242-20

Um Preparador de estruturas metálicas (ou sinônimo) deve demonstrar atenção concentrada, afiar ferramentas de corte manual e de traçagem, aplicar anti-corrosivos, medir peças, codificar peças de gabaritos e modelos, nivelar peças, chanfrar peças, desempenar peças, regular máquinas e equipamentos, curvar peças, puncionar peças manualmente, conferir peças com gabarito, furar peças metálicas, aplicar vedantes, acondicionar materiais, montar gabaritos e modelos, alinhar peças, interpretar desenho técnico mecânico, traçar peças, requisitar a manutenção corretiva de máquinas e equipamentos, ajustar gabaritos e modelos, trabalhar em equipe, interpretar codificação das peças, limpar máquinas e equipamentos, demonstrar visão sistêmica, dobrar peças, substituir ferramentas em máquinas e equipamentos, demonstrar coordenação motora, delimitar o local de trabalho, separar as peças de gabaritos e modelos, conferir forma e dimensões de gabaritos e modelos, selecionar ferramentas, materiais e equipamentos de proteção, limpar o local de trabalho, eliminar impurezas das superfícies das peças, agir com criatividade, rebarbar peças, remover corrosão de peças, demonstrar capacidade de liderança, cortar peças, lubrificar máquinas e equipamentos, remover rebites, parafusos e soldas, ajustar componentes de máquinas e equipamentos, traçar gabaritos e modelos, demonstrar conhecimento de termos técnicos em outros idiomas.

Cargos e salários CBO 7242-20 - Trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos

Salário Preparador de Estruturas Metálicas

Preparador de Estruturas Metálicas: Brasil

  • 55.088
  • Brasil
  • 1.751 - 2.846
  • 43h
O profissional no cargo de Preparador de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.751 e 2.846 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 55.088 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Ajudante de Estruturas Metálicas

Ajudante de Estruturas Metálicas: Brasil

  • 55.088
  • Brasil
  • 1.751 - 2.846
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.751 e 2.846 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 55.088 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Preparador de Estruturas de Aço

Preparador de Estruturas de Aço: Brasil

  • 55.088
  • Brasil
  • 1.751 - 2.846
  • 43h
O profissional no cargo de Preparador de Estruturas de Aço CBO 7242-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.751 e 2.846 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 55.088 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Preparador de Estruturas Metálicas

Preparador de Estruturas Metálicas: Ceará

  • 1.421
  • Ceará
  • 1.402 - 1.912
  • 44h
O profissional no cargo de Preparador de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.402 e 1.912 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.421 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Preparador de Estruturas Metálicas

Preparador de Estruturas Metálicas: São Paulo

  • 18.253
  • São Paulo
  • 1.947 - 2.811
  • 44h
O profissional no cargo de Preparador de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.947 e 2.811 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 18.253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Preparador de Estruturas Metálicas Contagem

Preparador de Estruturas Metálicas: Contagem, MG

  • 696
  • Contagem, MG
  • 1.486 - 2.107
  • 43h
O profissional no cargo de Preparador de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Contagem - MG, ganha entre 1.486 e 2.107 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 696 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Preparador de Estruturas Metálicas

Preparador de Estruturas Metálicas: Goiás

  • 1.794
  • Goiás
  • 1.571 - 2.160
  • 44h
O profissional no cargo de Preparador de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.571 e 2.160 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.794 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Preparador de Estruturas Metálicas

Preparador de Estruturas Metálicas: Santa Catarina

  • 2.232
  • Santa Catarina
  • 1.917 - 2.751
  • 44h
O profissional no cargo de Preparador de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.917 e 2.751 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.232 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Preparador de Estruturas Metálicas Itupeva

Preparador de Estruturas Metálicas: Itupeva, SP

  • 112
  • Itupeva, SP
  • 1.788 - 2.489
  • 43h
O profissional no cargo de Preparador de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Itupeva - SP, ganha entre 1.788 e 2.489 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 112 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Preparador de Estruturas Metálicas São Paulo

Preparador de Estruturas Metálicas: São Paulo, SP

  • 2.194
  • São Paulo, SP
  • 1.842 - 2.614
  • 43h
O profissional no cargo de Preparador de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.842 e 2.614 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.194 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Preparador de Estruturas Metálicas Fortaleza

Preparador de Estruturas Metálicas: Fortaleza, CE

  • 598
  • Fortaleza, CE
  • 1.418 - 1.961
  • 43h
O profissional no cargo de Preparador de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.418 e 1.961 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 598 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Ajudante de Estruturas Metálicas Curitiba

Ajudante de Estruturas Metálicas: Curitiba, PR

  • 328
  • Curitiba, PR
  • 1.940 - 2.973
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.940 e 2.973 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 328 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Ajudante de Estruturas Metálicas Sertãozinho

Ajudante de Estruturas Metálicas: Sertãozinho, SP

  • 459
  • Sertãozinho, SP
  • 2.072 - 2.967
  • 44h
O profissional no cargo de Ajudante de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Sertãozinho - SP, ganha entre 2.072 e 2.967 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 459 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Ajudante de Estruturas Metálicas Belo Horizonte

Ajudante de Estruturas Metálicas: Belo Horizonte, MG

  • 616
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.588 - 2.291
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.588 e 2.291 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 616 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Ajudante de Estruturas Metálicas Jundiaí

Ajudante de Estruturas Metálicas: Jundiaí, SP

  • 147
  • Jundiaí, SP
  • 1.925 - 2.678
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 1.925 e 2.678 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 147 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Ajudante de Estruturas Metálicas Recife

Ajudante de Estruturas Metálicas: Recife, PE

  • 452
  • Recife, PE
  • 1.495 - 2.014
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.495 e 2.014 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 452 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Ajudante de Estruturas Metálicas Serra

Ajudante de Estruturas Metálicas: Serra, ES

  • 1.427
  • Serra, ES
  • 1.601 - 2.240
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Serra - ES, ganha entre 1.601 e 2.240 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.427 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.
Salário Ajudante de Estruturas Metálicas Brasília

Ajudante de Estruturas Metálicas: Brasília, DF

  • 315
  • Brasília, DF
  • 1.449 - 2.004
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Estruturas Metálicas CBO 7242-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.449 e 2.004 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 315 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7242-20.