CBO 7164-05 - Gesseiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gesseiros

O profissional no cargo de Gesseiro CBO 7164-05 realiza a fabricação, a instalação e a montagem de placas e peças de gesso, em formatos variados, para revestir tetos e paredes, rebaixar tetos, montar paredes e divisórias, fixar elementos decorativos e recompor peças e superfícies, em edificações Planeja o trabalho, interpretando projetos para confecção de serviços com gesso.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7164-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gesseiros que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gesseiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gesseiros CBO 7164-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7164-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Gesseiros.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Gesseiro

O Gesseiro CBO 7164-05 planeja o trabalho, interpretando projetos para confecção de serviços com gesso e estabelecendo cronograma Seleciona materiais – tais como gesso, arame, cantoneiras, painéis e parafuso, entre outros - e formas.

Seleciona e prepara ferramentas, instrumentos e acessórios.

Pode utilizar máquinas – tais como moldadoras, secadoras, fixadoras e lixadoras de gesso - semiautomatizadas ou automatizadas Fabrica placas e peças de gesso, montando formas e nelas aplicando desmoldante, preparando a pasta com água e gesso, monitorando a consistência da pasta, e desmontando as formas.

Molda placas e peças Realiza decorações com peças de gesso, interpretando projetos.

Fixa acessórios de decoração, molduras, frisos e rodapés.

Fixa rodatetos e sancas, na união das paredes com o teto Monta colunas.

Rebaixa tetos com placas de painéis e gesso, conferindo as dimensões da área de trabalho, fixando armação no teto, montando placas e painéis de gesso e chumbando placas com gesso e sisal.

Aplica fitas e pasta de gesso para acabamento Confere medidas, desenhos e configurações, comparando com projeto Reveste tetos e paredes, preparando pasta de gesso e água, aplicando a pasta de gesso em superfícies, cortando superfícies – sarrafamento - com réguas de alumínio, e alisando as superfícies.

Monta paredes e divisórias com blocos e painéis de gesso, marcando o local de montagem, preparando as superfícies - laterais e piso - para fixação dos blocos e painéis de gesso, montando guias e montantes metálicos, encaixando e parafusando os painéis de gesso, realizando o fechamento – acunhamento - entre os blocos de gesso e o teto, e rejuntando os blocos de gesso Pode utilizar tecnologia drywall - parede ou divisória formada por estruturas de perfis de aço e chapas de gesso acartonado - com ou sem revestimento adicional Nivela e confere o nivelamento das superfícies em todas as etapas do processo.

Aplica camadas adicionais e retoques de pasta e fitas de gesso, lixando e pintando, para fazer o acabamento, conforme padrões de qualidade Recompõe peças e superfícies de gesso, avaliando os danos e substituindo ou reparando as partes danificadas.

Interage com outros profissionais da construção civil - como projetistas de iluminação, decoradores, engenheiros, arquitetos e eletricistas -, para um trabalho integrado, seguindo padrões e objetivos técnicos, funcionais e de ambiência Monta andaimes e utiliza escadas, respeitando normas de segurança e protegendo pisos, mobiliário e utensílios, se houver Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Limpa e acondiciona instrumentos, ferramentas e acessórios Recolhe os resíduos de gesso para armazenamento, reciclagem e reaproveitamento Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Previne acidentes e sinaliza as áreas de risco.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7164-05 deve rebaixar tetos com placas de painéis e gesso, fabricar placas e peças de gesso, recompor peças e superfícies de gesso, demonstrar competências pessoais, preparar ferramentas, equipamentos e materiais, realizar decorações com peças de gesso, revestir tetos e paredes, montar paredes divisórias com blocos e painéis de gesso.

Condições de trabalho dessas profissões

Gesseiros atuam na indústria de construção, na fabricação de produtos de minerais não metálicos e em outras atividades empresariais (engenharia e arquitetura). Trabalham por conta própria ou subcontratados . O trabalho é individual, em ambiente fechado, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7164-05

Para o exercício dessa ocupação requer-se ensino fundamental concluído. O exercício pleno das atividades ocorre com menos de um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gesseiro CBO 7164-05

Um Gesseiro (ou sinônimo) deve encaixar blocos de gesso, comunicar-se com clareza e objetividade, selecionar material - gesso, sisal, tiro, placas, arame, junção h, fita, cantoneiras, painéis e parafusos, agir com criatividade, preparar a pasta - água e gesso com batedor, montar placas e painéis de gesso, montar guias e montantes metálicos, alisar superfícies com desempenadeira de aço, desmontar fôrmas para retirada das placas e peças, demonstrar dinamismo, selecionar fôrmas, realizar fechamento - acunhamento entre os blocos de gesso e o teto, demonstrar sociabilidade, moldar placas e peças, preparar pasta - gesso e água no caixote, fixar acessórios de decoração, parafusar painéis de gesso, substituir partes danificadas, avaliar danos nas peças e superfícies de gesso, montar andaimes, fixar armação no teto, montar sancas, demonstrar iniciativa, demonstrar confidencialidade, fixar molduras, frisos, rodapés e rodatetos, aplicar fitas e pasta de gesso para acabamento - forros e divisórias, marcar o local de montagem da divisória, demonstrar responsabilidade, aplicar pasta de gesso em superfícies com desempenadeira de pvc, preparar superfícies - laterais e piso para fixação dos blocos e painéis de gesso, interpretar projetos de decoração, selecionar ferramentas - espátulas, desempenadeiras de aço e pvc, pistolas, chumbar placas com gesso e sisal, reparar partes danificadas, retirar partes danificadas, demonstrar auto-organização, conferir dimensões da área de trabalho, montar colunas, sarrafear - cortar superfícies com régua de alumínio, aplicar desmoldante nas fôrmas, demonstrar confiabilidade, nivelar a área de trabalho, montar fôrmas para fabricação das placas e peças, selecionar peças de acordo com o projeto de decoração, secar placas e peças, monitorar a consistência das placas e peças, rejuntar blocos de gesso.

Cargos e salários CBO 7164-05 - Gesseiros

Salário Gesseiro Fundidor

Gesseiro Fundidor: Brasil

  • 44.386
  • Brasil
  • 2.118 - 3.295
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro Fundidor CBO 7164-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.118 e 3.295 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 44.386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro Modelador

Gesseiro Modelador: Brasil

  • 44.386
  • Brasil
  • 2.118 - 3.295
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro Modelador CBO 7164-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.118 e 3.295 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 44.386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro Moldureiro

Gesseiro Moldureiro: Brasil

  • 44.386
  • Brasil
  • 2.118 - 3.295
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro Moldureiro CBO 7164-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.118 e 3.295 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 44.386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro Montador

Gesseiro Montador: Brasil

  • 44.386
  • Brasil
  • 2.118 - 3.295
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro Montador CBO 7164-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.118 e 3.295 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 44.386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro Plaqueiro

Gesseiro Plaqueiro: Brasil

  • 44.386
  • Brasil
  • 2.118 - 3.295
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro Plaqueiro CBO 7164-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.118 e 3.295 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 44.386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro

Gesseiro: Brasil

  • 44.386
  • Brasil
  • 2.118 - 3.295
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro CBO 7164-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.118 e 3.295 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 44.386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro de Decoração

Gesseiro de Decoração: Brasil

  • 44.386
  • Brasil
  • 2.118 - 3.295
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro de Decoração CBO 7164-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.118 e 3.295 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 44.386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro de Revestimento

Gesseiro de Revestimento: Brasil

  • 44.386
  • Brasil
  • 2.118 - 3.295
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro de Revestimento CBO 7164-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.118 e 3.295 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 44.386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro Forrador

Gesseiro Forrador: Brasil

  • 44.386
  • Brasil
  • 2.118 - 3.295
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro Forrador CBO 7164-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.118 e 3.295 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 44.386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro Campinas

Gesseiro: Campinas, SP

  • 418
  • Campinas, SP
  • 2.296 - 2.996
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro CBO 7164-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.296 e 2.996 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 418 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro

Gesseiro: Ceará

  • 1.431
  • Ceará
  • 2.029 - 2.995
  • 44h
O profissional no cargo de Gesseiro CBO 7164-05 trabalhando em Ceará, ganha entre 2.029 e 2.995 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.431 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro

Gesseiro: Minas Gerais

  • 3.142
  • Minas Gerais
  • 1.837 - 2.845
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro CBO 7164-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.837 e 2.845 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.142 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro

Gesseiro: Maranhão

  • 420
  • Maranhão
  • 1.788 - 2.652
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro CBO 7164-05 trabalhando em Maranhão, ganha entre 1.788 e 2.652 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 420 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro Goiânia

Gesseiro: Goiânia, GO

  • 494
  • Goiânia, GO
  • 2.000 - 2.743
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro CBO 7164-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.000 e 2.743 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 494 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro Recife

Gesseiro: Recife, PE

  • 519
  • Recife, PE
  • 1.678 - 2.440
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro CBO 7164-05 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.678 e 2.440 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 519 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro Bauru

Gesseiro: Bauru, SP

  • 316
  • Bauru, SP
  • 2.321 - 2.923
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro CBO 7164-05 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 2.321 e 2.923 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 316 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro São Paulo

Gesseiro: São Paulo, SP

  • 10.026
  • São Paulo, SP
  • 2.315 - 2.973
  • 43h
O profissional no cargo de Gesseiro CBO 7164-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.315 e 2.973 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.026 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.
Salário Gesseiro

Gesseiro: São Paulo

  • 19.964
  • São Paulo
  • 2.284 - 2.981
  • 44h
O profissional no cargo de Gesseiro CBO 7164-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.284 e 2.981 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 19.964 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7164-05.