CBO 7161-10 - Revestidor de superfícies de concreto - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos revestidores de concreto

O profissional no cargo de Revestidor de superfícies de concreto CBO 7161-10 executa revestimento de superfícies de concreto, interpretando projetos, delimitando área de trabalho, conferindo a resistência e a consistência (abatimento) do concreto, corrigindo falhas de concretagem, regularizando superfícies, fazendo polimento da superfície de concreto, preparando e aplicando material de revestimento, e assentando placas, soleiras e rodapés Planeja o trabalho, dimensionando recursos para realização das atividades.

Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7161-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de revestidores de concreto que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Revestidor de superfícies de concreto, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Revestidores de concreto CBO 7161-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7161-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Revestidores de concreto.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Revestidor de superfícies de concreto

O Revestidor de superfícies de concreto CBO 7161-10 planeja as atividades, selecionando ferramentas, dimensionando equipe de trabalho e requisitando ferramentas e equipamentos Verifica a especificação dos materiais, para encaminhar sua requisição.

Define acesso para local de trabalho e providencia pontos de luz e água no local.

Programa atividades de acordo com condições climáticas Pode usar BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto da obra e registro das atividades realizadas.

Interpreta projetos, conferindo medidas Delimita a área de trabalho.

Examina a concretagem, conferindo a resistência e a consistência (abatimento) do concreto, testando superfície quanto ao tempo de pega, e realizando processo de cura do concreto.

Prepara a superfície de concreto para o revestimento, corrigindo as falhas em superfícies, regularizando contrapiso e limpando a superfície do concreto Pode utilizar disco de desbaste para corrigir falhas em superfície de concreto de alto desempenho.

Faz o polimento da superfície de concreto, cortando excessos de armaduras, lixando superfícies, estucando poros e tratando fissuras.

Aplica selante, resina e verniz Reveste superfícies de concreto, demarcando áreas para padrão de juntas, colocando juntas plásticas, aplicando produtos para aderência, preparando material de revestimento, aplicando material de revestimento em contrapiso, e assentando placas, soleiras e rodapés Conserva a organização do local de trabalho.

Mantém equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Identifica riscos ambientais e colabora para sua eliminação Controla o desperdício de material, selecionando materiais reutilizáveis.

Faz descarte de resíduos de modo ecologicamente adequado Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e participando de treinamentos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Atua de acordo com regras de segurança da empresa, eliminando situações de riscos Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7161-10 deve demonstrar competências pessoais, revestir superfícies, polir concreto, preparar atividades de concretagem, trabalhar com segurança, planejar atividades de concretagem, concretar Área, realizar acabamentos em superfícies de concreto.

Condições de trabalho dessas profissões

Revestidores de concreto atuam na indústria de construção. São empregados assalariados com carteira assinada que se organizam em equipes sob supervisão permanente. Trabalham em horários diurnos e em lugares fechados, sujeitos a pressões, posições desconfortáveis, trabalhos em grandes alturas, em locais subterrâneos ou confinados. Freqüentemente são expostos a ruídos, altas temperaturas, material tóxico e intempéries.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7161-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional entre duzentas e quatrocentas horas-aula, oferecido por instituições de formação profissional. O exercício pleno das atividades ocorre com dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Revestidor de superfícies de concreto CBO 7161-10

Um Revestidor de superfícies de concreto (ou sinônimo) deve zelar pela qualidade do trabalho, programar horário de entrega do concreto, corrigir falhas em superfícies, demarcar áreas para padrão de juntas, comunicar-se com clareza, liberar área após processo de cura, conferir resistência do concreto, de acordo com pedido, aterrar equipamentos elétricos, participar de treinamentos da cipa, identificar riscos ambientais, programar atividades de acordo com condições climáticas, conferir medidas, lixar superfícies, calcular volume de concreto, providenciar primeiros socorros, aplicar material de revestimento em contrapiso, colocar juntas plásticas, verificar consistência do concreto - abatimento, aplicar produtos para aderência, tolerar trabalhos em condições extremas, tratar fissuras, manter o local de trabalho limpo e organizado, trabalhar em equipe, regularizar superfícies, cumprir normas de segurança da empresa, requisitar materiais, ferramentas e equipamentos, testar superfície quanto ao tempo de pega, curar concreto, cortar excessos de armaduras, providenciar pontos de luz e água no local, limpar a superfície do concreto, assentar placas, soleiras e rodapés, definir acesso para local de trabalho, relacionar-se com outras pessoas, regularizar contrapiso, eliminar situações de riscos, estucar poros, delimitar área de trabalho, tomar decisões, dimensionar equipe de trabalho, identificar ponto de referência da obra, demonstrar predisposição para trabalhos em horários alterados, aplicar seladora, resina e verniz, selecionar ferramentas, preparar material de revestimento, resolver problemas, cumprir prazos estabelecidos, utilizar equipamentos de proteção individual - epi, zelar pelos equipamentos, máquinas e acessórios, interpretar projetos.

Cargos e salários CBO 7161-10 - Revestidores de concreto

Salário Revestidor de Superfícies de Concreto

Revestidor de Superfícies de Concreto: Brasil

  • 712
  • Brasil
  • 2.347 - 3.919
  • 43h
O profissional no cargo de Revestidor de Superfícies de Concreto CBO 7161-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.347 e 3.919 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 712 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7161-10.