CBO 7112-45 - Operador de trator (minas e pedreiras) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas)

O profissional no cargo de Operador de trator (minas e pedreiras) CBO 7112-45 opera tratores de diversos tipos, sobre pneus ou de esteiras, para permitir vários trabalhos nas operações de lavra – tais como reboque de cargas e de equipamentos e movimentação de terras e de substâncias minerais e estéril -, em minas e em pedreiras Planeja o trabalho, selecionando o trator, os implementos e os acessórios necessários.

Executa atividades de conservação do equipamento Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7112-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas) que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de trator (minas e pedreiras), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas) CBO 7112-45 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7112-45

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas).
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Operador de trator (minas e pedreiras)

O Operador de trator (minas e pedreiras) CBO 7112-45 planeja o trabalho, analisando o serviço a ser executado em mina ou em pedreira, definindo as etapas e estimando o tempo de duração Seleciona o trator - de rodas ou esteira – e os implementos.

Define os acessórios necessários, conforme a etapa de realização do serviço.

Inspeciona o trator antes da operação, para verificar as condições de segurança Posiciona o trator de acordo com as necessidades da operação e informa a disponibilidade de sua utilização.

Conduz o trator, acionando o motor e manipulando os comandos de marcha Regula a altura e a inclinação de lâminas para executar desmonte, terraplenagem, manutenção de estradas, acessos, cristas e taludes, dentre outras operações.

Prepara acessórios de engates e realiza manobras de reboque de cargas de minérios e estéril, bem como de outros equipamentos, no apoio às operações de transporte na mineração.

Inspeciona visualmente as condições operacionais e de segurança dos tratores, incluindo o estado de pneus e esteiras Verifica o painel de controle e confere níveis de água, óleo e combustível.

Avalia desgaste de componentes.

Realiza testes mecânicos e elétricos Preenche lista de verificação de inspeção Solicita serviço de manutenção corretiva, quando necessário.

Executa atividades de conservação do equipamento, para garantir condições seguras nas operações com tratores em minas e pedreiras Colabora com ações e projetos que apresentem o objetivo de reduzir riscos e impactos socioambientais Protege ou verifica a estabilidade da carga de transporte, para evitar acidentes.

Providencia sinalização de segurança e usa Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Funções do cargo

O funcionário CBO 7112-45 deve demonstrar competências pessoais, inspecionar equipamentos, preparar local de trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas) atuam principalmente nas indústrias de extração de minerais metálicos, de carvão mineral e de outros minerais, na condição de empregados com carteira assinada. O trabalho é presencial, realizado em equipe e sob supervisão permanente. O local de trabalho pode ser fechado, a céu aberto e em veículos, o horário é em sistema de rodízio de turnos - diurno e noturno. Exceto o operador de motoniveladora, os demais profissionais permanecem e durante longos períodos em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, ficam expostos a ruído intenso, vibrações, poeira e variação climática, além de executarem algumas atividades em ambiente subterrâneo. Trabalhar em grandes alturas também faz parte da rotina dos operadores de máquina cortadora (minas e pedreira), de caminhão e de trator (minas e pedreiras).

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7112-45

Para o exercício dessas ocupações, requer-se escolaridade de nível fundamental e qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre, em média, após três anos de prática profissional.

Atividades exercidas por um Operador de trator (minas e pedreiras) CBO 7112-45

Um Operador de trator (minas e pedreiras) (ou sinônimo) deve demonstrar acuidade visual e auditiva, preencher lista de verificação de inspeção de equipamentos, demonstrar dinamismo, demonstrar senso de responsabilidade, demonstrar resistência física, limpar área de trabalho, demonstrar senso de orientação, demonstrar senso de preservação ambiental, nivelar área de trabalho, conferir níveis de água, óleo e combustível, comunicar-se com eficiência, inspecionar visualmente condições operacionais dos equipamentos, realizar testes mecânicos e elétricos, demonstrar sociabilidade, desenvolver disciplina, tomar iniciativa, demonstrar flexibilidade, solicitar manutenção corretiva dos equipamentos, manter cristas e taludes em condições seguras de operação, avaliar visualmente desgaste de componentes, realizar manutenção de estradas e acessos, demonstrar criatividade, conferir painel de controle dos equipamentos.

Cargos e salários CBO 7112-45 - Trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas)

Salário Operador de Trator (Minas e Pedreiras)

Operador de Trator (Minas e Pedreiras): Brasil

  • 1.415
  • Brasil
  • 2.564 - 4.649
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Trator (Minas e Pedreiras) CBO 7112-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.564 e 4.649 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.415 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7112-45.