CBO 6326-10 - Carbonizador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos carvoejadores

O profissional no cargo de Carbonizador CBO 6326-10 realiza atividades de carbonização de madeira, checando materiais, verificando condições de funcionamento de fornos, selecionando e testando amostras da madeira a ser carbonizada, abastecendo os fornos, monitorando continuamente a carbonização e retirando o carvão dos fornos Registra dados da produção.

Realiza reparos nos fornos Pode treinar trabalhadores e orientá-los sobre procedimentos de segurança Cumpre legislação, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 6326-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de carvoejadores que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Carbonizador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Carvoejadores CBO 6326-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6326-10

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Carvoejadores.
      • Pescadores e extrativistas florestais.

O que faz um Carbonizador

O Carbonizador CBO 6326-10 prepara o processo de carbonização, checando materiais e verificando as condições de funcionamento de fornos e de suas portas Abre chaminés.

Providencia materiais faltantes.

Recebe e tria madeira para abastecimento dos fornos Seleciona e testa amostras da madeira a ser carbonizada, controlando a qualidade da matéria-prima e examinando os níveis de umidade, a cor, o tamanho e os cortes realizados, para otimização e aproveitamento eficaz do processo e dos recursos utilizados.

Empilha a lenha, que passou pelo processo e tempo de secagem, na porta do forno Abastece o forno e induz a propagação do fogo.

Trava e veda a porta do forno.

Monitora continuamente a carbonização, enquanto durar a combustão Controla a entrada de oxigênio no forno.

Identifica coloração, odor e densidade da fumaça.

Verifica a sensação térmica, nas proximidades do forno Pode auxiliar no controle de acesso e de permanência de pessoas autorizadas, nas proximidades dos fornos Nebuliza o carvão para resfriamento, após o cozimento da madeira.

Depois do resfriamento do forno, faz a retirada do carvão, precavendo-se da presença de gás e de fogo Separa e retira a madeira não carbonizada Cobre o carvão com lona, para posterior ensacamento e transporte.

Organiza e guarda materiais após uso Providencia a limpeza da praça de carbonização.

Registra dados da produção, fazendo anotações manuais ou em sistemas informatizados Pode auxiliar na escolha de local para nova praça de combustão e nos processos de construção de fornos Conserta forno, executando reparos na sua estrutura, conforme o tipo de produção.

Reporta necessidade de manutenção especializada, quando couber Solicita a reposição de instrumentos, ferramentas e insumos da produção Realiza limpeza e conservação de instalações, equipamentos e instrumentos.

Pode treinar trabalhadores e auxiliar na organização e no controle das atividades das equipes de carbonização Distribui atividades para os trabalhadores, levando em conta inclusive sua aptidão física Trabalha com segurança e instrui a equipe sobre o uso de equipamentos de proteção.

Orienta sobre tempo de permanência do carvão na praça de carbonização Alerta sobre perigo no transporte de carga de lenha Avisa sobre o risco da retirada do carvão com tempo chuvoso Faz advertência sobre existência de gás na retirada do carvão Orienta sobre prevenção de incêndios na praça de carbonização e nos alojamentos.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6326-10 deve demonstrar competências pessoais, controlar carbonizaçao, abastecer fornos, instruir trabalhadores sobre segurança, construir fornos, esvaziar fornos, preparar carbonização.

Condições de trabalho dessas profissões

Carvoejadores trabalham em carvoaria com carteira assinada, em maior parte, vinculadas à indústria siderúrgica. O trabalho é em equipe, com supervisão ocasional, é desenvolvido a céu aberto, no período diurno. Grande parte das atividades são executadas em ambiente de risco, com exposição a altas temperaturas, fumaça e presença de gás formado no processo de carbonização.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6326-10

O exercício dos cargos de Carvoejadores é livre, com aprendizado na prática. O pleno desempenho dassas atividades ocorre aproximadamente com um ano de experiência.

Atividades exercidas por um Carbonizador CBO 6326-10

Um Carbonizador (ou sinônimo) deve vedar portas dos fornos, orientar sobre perigo no transporte de carga de lenha, orientar sobre uso de equipamentos de segurança, tampar filas do meio, orientar sobre perigo da retirada do carvão com tempo chuvoso, empilhar lenha na porta dos fornos, travar portas dos fornos, orientar sobre tempo de permanência do carvão na praça de carbonização, registrar dados durante processo de carbonização, conferir coloração da fumaça, providenciar materiais faltantes, limpar praça de carbonização, barrear portas, colocar tiço nos fornos - ignição, cumprir horários, verificar reboco, dar provas de resistência física, rebocar fornos, abrir chaminés, induzir propagação do fogo, orientar pessoal de acordo com aptidão física para cada atividade, checar materiais, agir com precauçao, tampar pegadores dos fornos, reduzir fumaça, conferir intensidade da fumaça, travar tatu e baianas, consertar fornos, abrir filas, verificar condições de funcionamento de fornos, vedar fornos, cobrir carvão com lona, tampar filinhas - primeira fila, barrear copas, orientar sobre existência de gás na retirada do carvão, guardar materiais após uso, orientar sobre prevenção de incêndios na praça de carbonização e alojamentos, demonstrar atenção difusa, tampar chaminés, nebulizar carvão para resfriamento, verificar condições de portas.

Cargos e salários CBO 6326-10 - Carvoejadores

Salário Carbonizador

Carbonizador: Brasil

  • 1.831
  • Brasil
  • 1.552 - 2.602
  • 43h
O profissional no cargo de Carbonizador CBO 6326-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.552 e 2.602 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.831 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6326-10.
Salário Carbonizador

Carbonizador: Minas Gerais

  • 1.076
  • Minas Gerais
  • 1.596 - 2.490
  • 43h
O profissional no cargo de Carbonizador CBO 6326-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.596 e 2.490 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.076 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6326-10.