CBO 5134-05 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5134-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Garçom serve alimentos e bebidas ao cliente Recepciona o cliente, anotando e encaminhando seus pedidos à cozinha e ao bar.

Após a refeição, apresenta a conta ao cliente e recebe o pagamento Organiza a estrutura de apoio, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres e providenciando outros itens da mesa Higieniza utensílios e equipamentos.

Atua em conformidade com a legislação, com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-05

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Garçom

O Garçom (ou similar) organiza o trabalho, examinando o estoque de bebidas e tomando conhecimento do cardápio do dia Recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa.

Entrega o cardápio ao cliente, descrevendo pratos e prestando outras informações solicitadas.

Consulta o cliente sobre suas preferências e apresenta sugestões, para auxiliá-lo na escolha dos pratos e bebidas Registra o pedido - em comanda eletrônica ou manual -, encaminhando-o para cozinha e bar.

Traz couvert e serve aperitivos Administra fluxo de pratos entre cozinha e mesas.

Serve os pratos a cada cliente, podendo fatiar carnes e destrinchar peixe.

Pode fazer a finalização dos pratos, quando for o caso Pode preparar bebidas ou encaminhar os pedidos ao barman.

Serve vinho, café, licores e outras bebidas.

Atende solicitações específicas do cliente, buscando mantê-lo satisfeito Traz a conta quando for solicitada, podendo realizar o recebimento do valor devido Organiza a estrutura de apoio, limpando e organizando mesas e cadeiras no início e ao término do serviço do estabelecimento, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres, repondo aparadores e guéridons (mesas auxiliares), entre outras providências.

Higieniza utensílios e equipamentos Limpa bandejas e carrinhos Mantém o salão abastecido, administrando e solicitando reposição de produtos.

Recebe as mercadorias, conferindo os itens solicitados Segue procedimentos para descarte de embalagens, sobras e resíduos.

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Funções

O funcionário CBO 5134-05 deve servir o cliente, atender o cliente, organizar o trabalho, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, realizar serviço de bebidas, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, demonstrar competências pessoais, higienizar utensílios e equipamentos, desmontar praça.

Atividades exercidas por um Garçom CBO 5134-05

Um Garçom (ou sinônimo) deve abrir garrafa/lata, substituir cinzeiros, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, decorar mesa, guardar produtos, limpar equipamentos, demonstrar discreção, preparar saladas, selecionar alimentos e bebidas, destrinchar peixe, selecionar utensílios, servir aperitivos, fazer porções para viagem, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, desmontar mesas, receber contas, decantar vinho, servir charutos, repor bebidas, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, servir chá, licores e digestivos, trazer conta, completar bufê, montar carrinho, limpar prataria, recepcionar cliente, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, montar cardápio harmonizado, demonstrar equilíbrio emocional, atender reclamações do cliente, forrar bandeja, demonstrar acuidade sensorial, repor aparadores e guéridons, servir pratos, demonstrar capacidade de organização, retirar restos de comida, demonstrar cordialidade, secar louça e/ou prataria, dar sugestões, servir sobremesas, conferir ordem de serviço, limpar o chão, contar número de couverts e refeições servidas, servir bebidas, separar lixo, inventariar bebidas consumidas, controlar sobras e perdas, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, fatiar carne - churrascaria, escolher louça, flambar sobremesas, pratos e bebidas, selecionar produtos - limpeza e outros, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, verificar lista de reserva, encaminhar pedidos para cozinha e bar, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, ouvir atentamente - saber ouvir, desmontar o bufê - buffet, observar ponto de cozimento dos alimentos, cumprir normas e procedimentos sanitários, tirar pedido, demonstrar capacidade de comunicação, destinar o lixo, limpar bandejas e carrinho, tirar toalhas, selecionar enxoval de copos, demonstrar criatividade, enfeitar drinques, coquetéis e pratos, trabalhar sob pressão, acomodar cliente, encaminhar enxoval de mesa para lavanderia, fazer serviço de réchaud, questionar as preferências do cliente, demonstrar atenção focada, preparar couvert, lavar utensílios, substituir cobre-manchas, guardar louças, copos e/ou prataria, demonstrar dinamismo, informar previsão de tempo de espera, checar pedido antes de servir, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, fornecer informações ao cliente, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, repor material de apoio, trabalhar em equipe, organizar espaço, descrever pratos e produtos oferecidos, demonstrar proatividade, dobrar guardanapos, limpar balcão e bancada, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, esterilizar instrumentos e materiais, servir queijos, observar apresentação dos pratos, controlar acesso de pessoas, entregar cardápio, desmontar carrinho, retirar louça e prataria da máquina de lavar, limpar mesa, acompanhar cliente a mesa, trazer couvert, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, apresentar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê, checar conta, servir café, preparar canapés e amuse-gueules, contornar situações adversas, apresentar bebida para o cliente, providenciar gelo, colocar bebidas para gelar, mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, mapear mesa para entrega de pratos, montar mesa, bandeja, balcão e bar.

Cargos e salários CBO 5134-05 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

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