CBO 4222-05 - Telefonista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Telefonista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Telefonista
O Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-05 deve elaborar escalas de trabalho, comunicar-se, treinar funcionários, monitorar atendimentos, atender o cliente, operar equipamentos, fornecer informações, cadastrar informações, prestar serviços, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05
Um Telefonista (ou sinônimo) deve encaminhar reclamações ao supervisor, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, informar códigos de área nacionais e internacionais, informar sobre eventos e cursos, transmitir informações corretamente, despertar hóspedes pelo telefone, localizar pessoas, participar de cursos específicos, identificar pontos de melhoria, registrar pendências de informações, demonstrar capacidade de assimilação, redigir ordens de serviço, demonstrar objetividade, operar plataforma de atendimento telefônico, identificar código de serviço na tela do computador, informar fuso-horário, demonstrar agilidade, transferir chamadas internas e externas, demonstrar entusiasmo, verificar cumprimento das normas de atendimento, direcionar cliente a outros serviços, saudar o cliente, lançar ligações manualmente, registrar reclamações de trote, cadastrar telefone e ramal de funcionários, ouvir o cliente, informar tarifas, anotar recados, informar valor de ligações concluídas via operador, interceptar ligações, informar ramais, demonstrar imparcialidade, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, acionar despertador automático, interpretar mensagem do cliente, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, cadastrar números de telefones, higienizar equipamentos de trabalho, sondar tipo de solicitação de serviço, demonstrar segurança, consultar terminal de informações, informar horário de atendimento, informar endereços da empresa e filiais, bloquear ligações, propor medidas corretivas, dominar o idioma inglês, demonstrar respeito com o cliente, demonstrar auto-controle, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, pronunciar-se claramente, manter sigilo, digitar teclados, consultar banco de dados de procedimentos via internet, transmitir normas de atendimento padrão, identificar-se - nome do atendente, operar pabx, informar alteração de número telefônico, retornar contato com cliente, preencher boleto de tarifa, demonstrar paciência, atualizar cadastro, fazer monitoria ativa, atualizar painel de informações de eventos, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar pontualidade, sugerir agenda de folgas, pesquisar banco de dados telefônico, demonstrar prontidão, solicitar auxílio de operadoras internacionais, informar números de telefones internos, falar formalmente, conservar equipamentos de trabalho, preencher livros de ocorrências diárias, transmitir recados, identificar tipo de chamada, escutar atentamente - saber ouvir, identificar necessidades do cliente, cadastrar telefone e ramais de empresas, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, identificar origem da chamada, demonstrar cordialidade, acompanhar ligação, comunicar-se em outros idiomas, responder a questionários de avaliação interna, programar pabx, adeqüar o tom de voz, gravar informações.