CBO 4201-35 - Supervisor de telemarketing e atendimento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 supervisiona a execução de serviços de atendimento relacionados a telemarketing ativo, telemarketing receptivo e telemarketing técnico Planeja o trabalho da equipe, controla a execução dos serviços, acompanha o cumprimento de metas e avalia a qualidade do atendimento prestado.

Pode coordenar a implantação de novos sistemas informatizados, orientando operadores Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas em telecomunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4201-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-35

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Supervisores de atendimento ao público.
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.

O que faz um Supervisor de telemarketing e atendimento

O Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 planeja o trabalho da equipe, estabelecendo prioridades, propondo ações de melhoria em processos e definindo estratégias para atendimento e para oferta de produtos e/ou serviços Dimensiona equipe e distribui carga de trabalho.

Providencia suprimento de materiais e de equipamentos para execução dos serviços.

Pode coordenar a implantação de novos sistemas, tais como sistemas informatizados para realização, transferência de chamadas ou rediscagem, sistemas informatizados de informações técnicas sobre prestação de serviços, sistemas informatizados de informações sobre produtos, crédito, formas de pagamento, valores, descontos, encargos e cláusulas contratuais Controla os serviços de atendimento, compilando informações sobre potenciais clientes, definindo ou providenciando roteiros, corrigindo falhas do processo de trabalho, administrando banco de dados e listagens, monitorando atendimento e administrando conflitos entre operadores e clientes.

Acompanha o cadastramento de usuários e a realização de pesquisa de opinião Verifica o trabalho feito de cobrança de débitos e de negociação de condições de pagamento.

Examina o diagnóstico feito de problemas no funcionamento de produtos e de falhas em serviços prestados, intervindo para encaminhamento dos casos mais complexos para outras áreas.

Acompanha o cumprimento de metas Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade no trato com pessoas, verificando o cumprimento de procedimentos e analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Emite relatórios de controle e desempenho Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-35 deve administrar pessoal, qualificar equipe de trabalho, demonstrar competências pessoais, atender público e informantes, supervisionar execução dos serviços, planejar trabalho da equipe, avaliar qualidade dos serviços, controlar atividades financeiras.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-35

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35

Um Supervisor de telemarketing e atendimento (ou sinônimo) deve intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, justificar diferenças de caixa, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, relatar falhas do processo de trabalho, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, administrar banco de dados e listagens, controlar ligações telefônicas, liderar equipe, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, relatar necessidades de clientes e não clientes, demonstrar atitude pró-ativa, agir com flexibilidade, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, avaliar desempenho dos funcionários, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, definir perfil para cargos, definir recursos de trabalho, monitorar atendimento telefônico, selecionar pessoal, atuar com dinamismo, propor promoções de funcionários, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, propor reciclagem de funcionários, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, expressar-se com fluência verbal, dimensionar equipe de trabalho, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, treinar novos funcionários, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, agir com criatividade, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, promover reuniões, propor desligamentos de funcionários, promover rodízio de funções, administrar conflitos entre funcionários, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, verificar necessidades de novos equipamentos, prestar informações ao público e informantes, esclarecer dúvidas dos funcionários, propor penalidades aos funcionários, tabular dados, administrar conflitos entre funcionários e clientes, identificar falhas do processo de trabalho, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, aplicar penalidades aos funcionários, propor novos serviços aos clientes, agir com empatia, propor admissões de funcionários, emitir relatórios de controle e desempenho, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, identificar prioridades, rever rotinas de trabalho, manter-se atualizado, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, intermediar conflitos entre áreas internas, elaborar cronograma de trabalho, agir com desenvoltura, elaborar programação de férias, analisar relatórios, criar relacionamento interpessoal, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, agir com ética e atitude profissional, reenquadrar funcionários em outra função, propor fechamento de contratos, promover atendimento personalizado ao cliente, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, reconhecer diferenças pessoais, elaborar escalas de trabalho, verificar consistência de dados coletados, controlar as emoções, definir rotinas de trabalho, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, estimar volume de trabalho, orientar trabalho dos empregados, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Cargos e salários CBO 4201-35 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Salvador

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Salvador, BA

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.419 e 4.510 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 578 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Uberlândia

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 2.704 e 5.144 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 274 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Bahia

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.284 e 4.147 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Campo Grande

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 2.546 e 4.623 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Brasília

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Brasília, DF

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.815 e 5.320 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 417 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Manaus

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Manaus, AM

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 2.563 e 5.319 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Aracaju

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 2.272 e 4.080 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 84 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Ribeirão Preto

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 3.070 e 6.079 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento São Bernardo do Campo

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: São Bernardo do Campo, SP

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 3.095 e 5.796 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 241 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Goiânia

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.612 e 4.881 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 491 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Santo André

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Santo André, SP

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 2.975 e 6.013 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 142 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Londrina

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Londrina, PR

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.570 e 4.695 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 119 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.336 e 6.585 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 758 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.951 e 5.913 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.684 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Barueri

Encarregado de Telemarketing: Barueri, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 3.503 e 6.858 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 997 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing

Encarregado de Telemarketing: Goiás

O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.520 e 4.714 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 784 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing

Encarregado de Telemarketing: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.336 e 6.585 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 758 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Ribeirão Preto

Encarregado de Telemarketing: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 3.070 e 6.079 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.