CBO 3541-45 - Vendedor pracista

Entenda o que fazem os especialistas em promoção de produtos e vendas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Vendedor pracista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Vendedor pracista

Planeja e realiza atendimento a clientes de sua praça (região ou área geográfica) de venda, ofertando produtos do catálogo da empresa que o emprega. Cadastra e atualiza os dados dos clientes de sua área de atuação, planeja o roteiro de viagens, visita o cliente e realiza processos de venda e de pós-venda. Elabora relatório de vendas. Cumpre normas técnicas, protocolos de vendas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Realiza a venda de produtos de uma indústria ou uma empresa comercial revendedora, geralmente atacadista.

Cadastra e atualiza os dados e as informações dos clientes de sua área geográfica de atuação. Pode utilizar cadastro da empresa, na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).

Analisa as informações dos clientes que visitará, avaliando o seu potencial de compra e definindo a estratégia de vendas.

Planeja o roteiro de viagens na sua área geográfica de atuação, procurando otimizar o tempo e diminuir o custo do deslocamento.

Visita o cliente e identifica suas necessidades.

Auxilia o cliente na escolha, demonstrando as características e os benefícios dos produtos, esclarecendo seus dados técnicos, apresentando tabelas de preços e negociando formas de pagamento. Oferece vantagens para aquisição de lotes maiores de mercadoria.

Preenche proposta de compra e venda para anuência do cliente e da empresa, conforme procedimentos fiscais e legais. Pode preencher contrato.

Pode consultar sistema informatizado ou entrar em contato com o setor responsável pela fabricação ou estoque da empresa, para confirmar disponibilidade e o prazo de entrega dos produtos.

Realiza o pós-venda de acordo com as orientações da empresa, podendo esclarecer dúvidas, resolver problemas na entrega dos produtos e levantar opiniões do cliente.

Pode cobrar clientes inadimplentes.

Pode finalizar pedidos pendentes por meios eletrônicos.

Elabora relatório, controlando vendas efetuadas.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA GESTÃO DO PROCESSO DE VENDAS 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANO DE NEGÓCIOS 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA QUALIDADE 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMÉRCIO ATACADISTA 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE PREÇOS 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRAÇAS DE VENDAS 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE VENDAS E DE NEGOCIAÇÃO 4 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS COTAÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS 4 4 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS ROBOTIZAÇÃO NA ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS ROTEIRIZAÇÃO LOGÍSTICA 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CRÉDITO E COBRANÇA 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • participar de eventos;
  • concretizar vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
  • requisitar troca de produtos;
  • agendar horário;
  • demonstrar resiliência;
  • explicar objetivos da visita;
  • trabalhar sob pressão;
  • requisitar material de divulgação;
  • prever vendas;
  • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
  • apresentar proposta ao cliente;
  • controlar vendas efetuadas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • enviar mala direta aos clientes;
  • explicar formas de pagamento;
  • definir estratégia de marketing;
  • filtrar informações para melhorar serviços;
  • verificar clientes inadimplentes;
  • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • identificar necessidades do cliente;
  • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • preencher contrato;
  • verificar opiniões do cliente;
  • participar de treinamento de técnica de venda;
  • informar ao superior resultados de vendas;
  • treinar novos funcionários;
  • obter informações de pré-venda;
  • calcular custo do produto;
  • demonstrar criatividade;
  • expor produtos em locais definidos pela empresa;
  • definir participação no mercado;
  • convidar clientes para lançamento de produtos;
  • demonstrar características e benefícios do produto;
  • discutir estratégias com o superior;
  • visitar área industrial da empresa;
  • demonstrar senso de organização;
  • visitar cliente pós-venda;
  • encaminhar cliente para cadastro;
  • sugerir novos mercados consumidores;
  • preparar cadastro de novos clientes;
  • contatar clientes;
  • consultar publicações técnicas;
  • cobrar clientes inadimplentes;
  • enviar brindes ao cliente;
  • esclarecer dúvidas do contrato;
  • participar de reuniões;
  • comunicar as transações realizadas;
  • cumprir cotas de venda do produto;
  • demonstrar flexibilidade;
  • fazer itinerário de visitas;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • dar retorno das sugestões ao cliente;
  • tomar decisões;
  • verificar prazo de entrega dos produtos;
  • demonstrar confiança;
  • elaborar relatórios e estatísticas;
  • classificar clientes por faturamento;
  • discriminar tipos de produtos;
  • participar de palestras relacionadas a área;
  • auxiliar na escolha dos produtos;
  • convidar clientes para visitar empresa;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • verificar ficha cadastral do cliente;
  • checar irregularidades na entrega dos produtos;
  • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • demonstrar senso ético;
  • emitir recibo de venda;
  • participar de feiras relacionadas a área;
  • requisitar material de consumo;
  • contornar situações adversas;
  • trabalhar em equipe;
  • receber indicação de futuros clientes;
  • pesquisar ações dos concorrentes;
  • entregar produtos vendidos;
  • integrar novos funcionários;
  • definir autonomia para negociação;
  • encaminhar documentação do cliente;
  • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
  • fornecer amostras;
  • atender solicitação de clientes;
  • renovar contratos;
  • transmitir pedido de venda ao escritório central;
  • esclarecer dúvidas do pedido;
  • receber pagamento do produto;
  • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • tirar pedidos de produtos;
  • participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • apresentar tabelas de preços;
  • participar de lançamento de novos produtos;
  • analisar potencial de clientes;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-45

CBO 3541-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedor pracista que pertence ao grupo dos especialistas em promoção de produtos e vendas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos e salários CBO 3541-45 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

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CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3541-45 Vendedor Pracista Blumenau, SC 44h 260
3541-45 Vendedor Pracista João Pessoa, PB 44h 321
3541-45 Vendedor Pracista Belo Horizonte, MG 43h 311
3541-45 Vendedor Pracista Fortaleza, CE 44h 375
3541-45 Vendedor Pracista Campo Grande, MS 43h 483
3541-45 Vendedor Pracista Boa Vista, RR 44h 43
3541-45 Vendedor Pracista São Bernardo do Campo, SP 44h 199
3541-45 Vendedor Pracista Macapá, AP 44h 658
3541-45 Vendedor Pracista Paraná 44h 4.580
3541-45 Vendedor Pracista Santa Catarina 44h 4.005
3541-45 Vendedor Pracista Caxias do Sul, RS 44h 263
3541-45 Vendedor Pracista Porto Alegre, RS 44h 693
3541-45 Vendedor Pracista Belém, PA 44h 367
3541-45 Vendedor Pracista Campinas, SP 43h 518
3541-45 Vendedor Pracista Barueri, SP 43h 263
3541-45 Vendedor Pracista São Paulo 43h 8.702
3541-45 Vendedor Pracista Rio de Janeiro, RJ 43h 753
3541-45 Vendedor Pracista Chapeco, SC 43h 308
3541-45 Vendedor Pracista Maringá, PR 44h 293
3541-45 Vendedor Pracista Joinville, SC 44h 272
3541-45 Vendedor Pracista Curitiba, PR 44h 1.237
3541-45 Vendedor Pracista Rio de Janeiro 43h 1.654
3541-45 Vendedor Pracista Manaus, AM 43h 527
3541-45 Vendedor Pracista Recife, PE 44h 368
3541-45 Vendedor Pracista Bahia 44h 1.602
3541-45 Vendedor Pracista Minas Gerais 43h 2.874
3541-45 Vendedor Pracista Rio Grande do Sul 44h 5.256
3541-45 Vendedor Pracista Brasil 44h 41.172
3541-45 Vendedor Pracista Rio Branco, AC 44h 414
3541-45 Vendedor Pracista São Paulo, SP 43h 3.060

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