CBO 3541-45 - Vendedor pracista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Vendedor pracista CBO 3541-45 planeja e realiza atendimento a clientes de sua praça (região ou área geográfica) de venda, ofertando produtos do catálogo da empresa que o emprega Cadastra e atualiza os dados dos clientes de sua área de atuação, planeja o roteiro de viagens, visita o cliente e realiza processos de venda e de pós-venda.
Elabora relatório de vendas Cumpre normas técnicas, protocolos de vendas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor pracista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-45 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-45
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
O que faz um Vendedor pracista
O Vendedor pracista CBO 3541-45 realiza a venda de produtos de uma indústria ou uma empresa comercial revendedora, geralmente atacadista Cadastra e atualiza os dados e as informações dos clientes de sua área geográfica de atuação.
Pode utilizar cadastro da empresa, na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).
Analisa as informações dos clientes que visitará, avaliando o seu potencial de compra e definindo a estratégia de vendas Planeja o roteiro de viagens na sua área geográfica de atuação, procurando otimizar o tempo e diminuir o custo do deslocamento.
Visita o cliente e identifica suas necessidades Auxilia o cliente na escolha, demonstrando as características e os benefícios dos produtos, esclarecendo seus dados técnicos, apresentando tabelas de preços e negociando formas de pagamento.
Oferece vantagens para aquisição de lotes maiores de mercadoria.
Preenche proposta de compra e venda para anuência do cliente e da empresa, conforme procedimentos fiscais e legais Pode preencher contrato.
Pode consultar sistema informatizado ou entrar em contato com o setor responsável pela fabricação ou estoque da empresa, para confirmar disponibilidade e o prazo de entrega dos produtos.
Realiza o pós-venda de acordo com as orientações da empresa, podendo esclarecer dúvidas, resolver problemas na entrega dos produtos e levantar opiniões do cliente Pode cobrar clientes inadimplentes Pode finalizar pedidos pendentes por meios eletrônicos.
Elabora relatório, controlando vendas efetuadas .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-45 deve acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, planejar visitas e contatos, demonstrar competências pessoais, sugerir políticas de vendas, contatar Áreas internas da empresa, concretizar vendas, divulgar produtos e serviços, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-45
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Vendedor pracista CBO 3541-45
Um Vendedor pracista (ou sinônimo) deve orientar cliente e revendedor na distribuição de display, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar criatividade, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar senso de organização, tirar pedidos de produtos, receber pagamento do produto, demonstrar confiança, contatar clientes, transmitir pedido de venda ao escritório central, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar habilidade de comunicação verbal, consultar publicações técnicas, requisitar troca de produtos, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, verificar clientes inadimplentes, entregar produtos vendidos, convidar clientes para visitar empresa, elaborar relatórios e estatísticas, definir participação no mercado, auxiliar na escolha dos produtos, definir estratégia de marketing, enviar mala direta aos clientes, explicar formas de pagamento, discutir estratégias com o superior, agendar horário, demonstrar resiliência, demonstrar características e benefícios do produto, esclarecer dúvidas do pedido, participar de cursos de aperfeiçoamento, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar capacidade de negociação, receber indicação de futuros clientes, verificar opiniões do cliente, filtrar informações para melhorar serviços, requisitar material de divulgação, verificar prazo de entrega dos produtos, controlar vendas efetuadas, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar senso ético, emitir recibo de venda, expor produtos em locais definidos pela empresa, trabalhar sob pressão, trabalhar em equipe, preencher contrato, apresentar proposta ao cliente, prever vendas, informar ao superior resultados de vendas, checar irregularidades na entrega dos produtos, fazer itinerário de visitas, comunicar as transações realizadas, participar de feiras relacionadas a área, analisar potencial de clientes, calcular custo do produto, obter informações de pré-venda, convidar clientes para lançamento de produtos, integrar novos funcionários, identificar necessidades do cliente, sugerir novos mercados consumidores, encaminhar documentação do cliente, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, cobrar clientes inadimplentes, contornar situações adversas, participar de lançamento de novos produtos, definir autonomia para negociação, treinar novos funcionários, cumprir cotas de venda do produto, classificar clientes por faturamento, participar de palestras relacionadas a área, esclarecer dúvidas do contrato, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, renovar contratos, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar flexibilidade, participar de treinamento de técnica de venda, dar retorno das sugestões ao cliente, enviar brindes ao cliente, fornecer amostras, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, participar de reuniões, apresentar tabelas de preços, visitar cliente pós-venda, explicar objetivos da visita, tomar decisões, discriminar tipos de produtos, pesquisar ações dos concorrentes, atender solicitação de clientes, requisitar material de consumo, visitar área industrial da empresa.