CBO 3541-45 - Vendedor pracista

Entenda o que fazem os especialistas em promoção de produtos e vendas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Vendedor pracista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Vendedor pracista

O Vendedor Pracista planeja e realiza atendimento a clientes de sua praça (região ou área geográfica) de venda, ofertando produtos do catálogo da empresa que o emprega. Cadastra e atualiza os dados dos clientes de sua área de atuação, planeja o roteiro de viagens, visita o cliente e realiza processos de venda e de pós-venda. Elabora relatório de vendas. Cumpre normas técnicas, protocolos de vendas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3541-45

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Realiza a venda de produtos de uma indústria ou uma empresa comercial revendedora, geralmente atacadista.

Cadastra e atualiza os dados e as informações dos clientes de sua área geográfica de atuação. Pode utilizar cadastro da empresa, na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).

Analisa as informações dos clientes que visitará, avaliando o seu potencial de compra e definindo a estratégia de vendas.

Planeja o roteiro de viagens na sua área geográfica de atuação, procurando otimizar o tempo e diminuir o custo do deslocamento.

Visita o cliente e identifica suas necessidades.

Auxilia o cliente na escolha, demonstrando as características e os benefícios dos produtos, esclarecendo seus dados técnicos, apresentando tabelas de preços e negociando formas de pagamento. Oferece vantagens para aquisição de lotes maiores de mercadoria.

Preenche proposta de compra e venda para anuência do cliente e da empresa, conforme procedimentos fiscais e legais. Pode preencher contrato.

Pode consultar sistema informatizado ou entrar em contato com o setor responsável pela fabricação ou estoque da empresa, para confirmar disponibilidade e o prazo de entrega dos produtos.

Realiza o pós-venda de acordo com as orientações da empresa, podendo esclarecer dúvidas, resolver problemas na entrega dos produtos e levantar opiniões do cliente.

Pode cobrar clientes inadimplentes.

Pode finalizar pedidos pendentes por meios eletrônicos.

Elabora relatório, controlando vendas efetuadas.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA GESTÃO DO PROCESSO DE VENDAS 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANO DE NEGÓCIOS 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA QUALIDADE 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMÉRCIO ATACADISTA 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE PREÇOS 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRAÇAS DE VENDAS 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE VENDAS E DE NEGOCIAÇÃO 4 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS COTAÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS 4 4 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS ROBOTIZAÇÃO NA ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS ROTEIRIZAÇÃO LOGÍSTICA 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CRÉDITO E COBRANÇA 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Sugerir políticas de vendas;
  • Concretizar vendas;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Planejar visitas e contatos;
  • Contatar Áreas internas da empresa;
  • Acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Participar de eventos;
  • Verificar prazo de entrega dos produtos;
  • Requisitar material de divulgação;
  • Convidar clientes para lançamento de produtos;
  • Verificar opiniões do cliente;
  • Fornecer amostras;
  • Renovar contratos;
  • Expor produtos em locais definidos pela empresa;
  • Apresentar tabelas de preços;
  • Emitir recibo de venda;
  • Demonstrar resiliência;
  • Verificar ficha cadastral do cliente;
  • Enviar mala direta aos clientes;
  • Participar de treinamento de técnica de venda;
  • Elaborar relatórios e estatísticas;
  • Controlar vendas efetuadas;
  • Atender solicitação de clientes;
  • Entregar produtos vendidos;
  • Priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • Esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • Demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • Requisitar troca de produtos;
  • Comunicar as transações realizadas;
  • Prever vendas;
  • Convidar clientes para visitar empresa;
  • Demonstrar características e benefícios do produto;
  • Transmitir pedido de venda ao escritório central;
  • Preencher contrato;
  • Sugerir novos mercados consumidores;
  • Contatar clientes;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Discutir estratégias com o superior;
  • Sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
  • Definir participação no mercado;
  • Informar ao superior resultados de vendas;
  • Enviar brindes ao cliente;
  • Preparar cadastro de novos clientes;
  • Participar de lançamento de novos produtos;
  • Dar retorno das sugestões ao cliente;
  • Encaminhar documentação do cliente;
  • Receber indicação de futuros clientes;
  • Demonstrar capacidade de liderança;
  • Tirar pedidos de produtos;
  • Definir autonomia para negociação;
  • Participar de palestras relacionadas a área;
  • Verificar clientes inadimplentes;
  • Obter informações de pré-venda;
  • Apresentar proposta ao cliente;
  • Explicar formas de pagamento;
  • Definir estratégia de marketing;
  • Demonstrar capacidade de persuasão;
  • Esclarecer dúvidas do pedido;
  • Comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • Filtrar informações para melhorar serviços;
  • Consultar publicações técnicas;
  • Estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • Discriminar tipos de produtos;
  • Participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • Demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • Receber pagamento do produto;
  • Participar de reuniões;
  • Demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
  • Visitar área industrial da empresa;
  • Tomar decisões;
  • Identificar necessidades do cliente;
  • Auxiliar na escolha dos produtos;
  • Analisar potencial de clientes;
  • Contornar situações adversas;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Demonstrar confiança;
  • Integrar novos funcionários;
  • Agendar horário;
  • Calcular custo do produto;
  • Esclarecer dúvidas do contrato;
  • Fazer itinerário de visitas;
  • Cobrar clientes inadimplentes;
  • Demonstrar senso ético;
  • Demonstrar senso de organização;
  • Cumprir cotas de venda do produto;
  • Participar de feiras relacionadas a área;
  • Trabalhar em equipe;
  • Pesquisar ações dos concorrentes;
  • Visitar cliente pós-venda;
  • Encaminhar cliente para cadastro;
  • Classificar clientes por faturamento;
  • Explicar objetivos da visita;
  • Treinar novos funcionários;
  • Checar irregularidades na entrega dos produtos;
  • Requisitar material de consumo;
  • Demonstrar criatividade;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-45

CBO 3541-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedor pracista que pertence ao grupo dos especialistas em promoção de produtos e vendas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas