CBO 2237-10 - Nutricionista
Entenda o que fazem os nutricionistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Nutricionista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Nutricionista
O Nutricionista presta assistência nutricional, elaborando, implantando e avaliando planos alimentares para promover, recuperar e manter a saúde e a qualidade de vida de pessoas, em todos os ciclos da vida. Planeja, gerencia e avalia as Unidades de Alimentação e Nutrição. Atua nas áreas de nutrição clínica, de nutrição em saúde coletiva e de nutrição em esportes e exercício físico. Realiza atividades na produção, na indústria e no comércio de alimentos. Presta auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética. Planeja e executa ações educativas. Mantém-se atualizado na sua área de atuação. Supervisiona equipe. Realiza e divulga pesquisas. Atua com base em princípios de ética e em valorização da dimensão humanística. Cumpre legislação, normas técnicas, normas higiênico-sanitárias, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2237-10
Planeja cardápios, de acordo com as necessidades nutricionais, com o diagnóstico de nutrição de clientes ou usuários e com os hábitos alimentares regionais e culturais. Pode prestar atendimento, por meio de cardápio específico, a pessoas com doenças e deficiências associadas à nutrição.
Elabora fichas técnicas das preparações.
Implanta e supervisiona atividades de pré-preparo, preparo, distribuição e transporte de refeições e/ou preparações.
Realiza análise sensorial das preparações, por meio de testes de degustação prévios ao consumo. Faz teste de aceitabilidade de preparações e refeições. Estuda e implanta processos para redução de desperdícios, sobras e restos. Propõe melhorias de produtos e serviços.
Administra a Unidade de Alimentação e Nutrição. Participa em atividades de gestão de custos. Controla estoque. Coordena ações de recebimento e armazenamento de matérias-primas e produtos. Monitora atividades de seleção de fornecedores e procedência de alimentos.
Participa na definição do perfil, no recrutamento e na seleção de pessoal. Supervisiona o trabalho, avaliando o desempenho e capacitando equipes de trabalho.
Monitora o controle higiênico-sanitário nos diversos ambientes da Unidade de Alimentação e Nutrição.
Pode atuar em Unidade de Alimentação e Nutrição instalada no ambiente escolar, realizando avaliação, diagnóstico e monitoramento nutricional do estudante. Elabora os cardápios considerando a faixa etária, as necessidades nutricionais e o diagnóstico de nutrição da população escolar. Identifica estudantes com doenças e deficiências associadas à nutrição, para elaboração de cardápios específicos.
Atua na área de nutrição clínica, prestando assistência nutricional e dietoterápica a coletividades e indivíduos - sadios e enfermos -, em instituições públicas e privadas, em consultórios de nutrição e dietética e em domicílio. Pode realizar atividades em bancos de leite humano e em lactários. Pode trabalhar em Centrais de Terapia Nutricional.
Na área de nutrição em esportes e exercício físico, elabora planos alimentares, adequando-os à modalidade esportiva e às informações coletadas de atletas e esportistas.
Atua na área de nutrição em saúde coletiva, participando na proposição, na implantação e na coordenação de atividades relacionadas à gestão de políticas e programas de alimentação e nutrição. Define objetivos e ações de cuidado nutricional. Pode participar de atividades de vigilância em saúde, monitorando a incidência de doenças – tais como Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA) – e subsidiando a adoção das medidas para prevenção e controle.
Atua na cadeia de produção, na indústria e no comércio de alimentos, realizando diferentes atividades, tais como orientação de produtores rurais sobre acondicionamento e transporte de produtos, para redução das perdas de alimentos e conservação das suas propriedades nutricionais, análises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados, participação nas ações de desenvolvimento de novos produtos, elaboração de material técnico-científico para divulgação de produtos, e coordenação de atividades – como recebimento, manipulação, pré-preparo, embalagem, armazenamento, transporte, entre outras - nos processos na comercialização.
Presta auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação.
Planeja e executa ações educativas em temas relacionados à alimentação e à nutrição.
Realiza e divulga estudos e pesquisas em temas diversos, tais como técnicas e métodos diagnósticos na avaliação nutricional e alimentar de indivíduos e populações.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA À NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA DE BIOMOLÉCULAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SOFTWARES E APLICATIVOS APLICÁVEIS NA ÁREA DE NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA TECIDUAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) ECOLOGIA E SANEAMENTO AMBIENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FISIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA) FISIOLOGIA E BIOFÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | GLICÍDEOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | LIPÍDEOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | PROTEÍNAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOQUÍMICA DOS MICRO-ORGANISMOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOQUÍMICA DOS MICROORGANISMOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOENERGÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (METABOLISMO E BIOENERGÉTICA) GENÉTICA DO METABOLISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (METABOLISMO E BIOENERGÉTICA) METABOLISMO E BIOLOGIA MOLECULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMACOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA) FARMACOLOGIA BÁSICA PARA NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICRO-ORGANISMOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | BACTERIOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA DE FERMENTAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MICROBIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MICROBIOLOGIA) MICROBIOLOGIA E HIGIENE DOS ALIMENTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PROTOZOOLOGIA DE PARASITOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PROTOZOOLOGIA PARASITÁRIA HUMANA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PROTOZOOLOGIA DE PARASITOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PROTOZOOLOGIA PARASITÁRIA ANIMAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PARASITOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PARASITOLOGIA) PARASITOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOMEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOMEDICINA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOMEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (BIOMEDICINA) BIOESTATÍSCA EM NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | DIETÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | DIETÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | ANÁLISE NUTRICIONAL DE POPULAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | ANÁLISE NUTRICIONAL DE POPULAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | DESNUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO FISIOLÓGICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | DESENVOLVIMENTO FISIOLÓGICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | DESNUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO FISIOLÓGICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | DESNUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) ALIMENTOS FUNCIONAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) ANÁLISES SENSORIAIS | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NA OBESIDADE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NOS DIFERENTES CICLOS DE VIDA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) AVALIAÇÃO NUTRICIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) AVALIAÇÃO NUTRICIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) BOAS PRÁTICAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS (POP) EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) BROMATOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) CICLOS DE VIDA E NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) CONTROLE HIGIÊNICO-SANITÁRIO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) DIETOTERAPIA | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) EDUCAÇÃO NUTRICIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) FISIOPATOLOGIA E DIETOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) HIGIENE E CONTROLE DOS ALIMENTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) INSTALAÇÕES FÍSICIAS, EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) NUTRIÇÃO CLÍNICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) NUTRIÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA DO ADULTO E DO IDOSO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA OBSTÉTRICA E PEDIÁTRICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) NUTRIÇÃO ESPORTIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) NUTRIÇÃO, EXERCÍCIO FÍSICO E ESTÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) NUTRIGENÔMICA, NUTRIGENÉTICA E EPIGENÉTICA NUTRICIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS PARA COLETIVIDADES SADIAS E ENFERMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) PLANEJAMENTO E PRESCRIÇÃO DE PLANOS ALIMENTARES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) PROCESSOS E TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) TÉCNICAS DIETÉTICAS | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (EPIDEMIOLOGIA) EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) NUTRIÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) ERGONOMIA E SAÚDE DO TRABALHADOR | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA INOCUIDADE DOS ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE CUSTOS E CONTROLE DE ESTOQUE EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 5 |
Condições de Trabalho
Nutricionistas atuam nas seguintes áreas: alimentação coletiva (creches, escolas, cesta básica, hotelaria, convênio-refeição, restaurante comercial, restaurante industrial e concessionárias, gastronomia, catering), clínica (hospitais, spa, lactário, ambulatório, consultório, banco de leite, atendimento domiciliar, estética), esporte, saúde coletiva (programas institucionais, unidades primárias de saúde), saúde pública (vigilância sanitária e vigilância institucional), marketing (atendimento ao consumidor e cozinha experimental), indústria de alimentos, consultoria/assessoria. São assalariados, organizam-se em equipe multi e interdisciplinar e trabalham sem supervisão. Executam seu trabalho em ambiente fechado e em horário diurno, podendo, em alguns casos, trabalhar em horário irregular. Estão sujeitos a trabalho sob pressão, levando situação de estresse, a posições desconfortáveis durante longos períodos e podem ser expostos a ruído intenso, altas temperaturas, risco ambiental e insalubridade. Existe uma nova tendência em nutrição, que diz respeito à nutrição animal. Trata-se de um trabalho multiprofissional, ligado à gestão ambiental, onde o nutricionista trabalha com questões do desperdício e de rastreabilidade de doenças animais, principalmente de animais silvestres.
Exigências do mercado de trabalho
Para ingressar nessas ocupações é necessário que o trabalhador tenha curso superior em nutrição. Dietistas são os profissionais formados pela Faculdade de Higiene dos Alimentos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Exercer atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento;
- Efetuar controle higiênico-sanitário;
- Comunicar-se;
- Gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- Demonstrar competências pessoais;
- Planejar unidades de alimentação e nutrição;
- Prestar assistência nutricional a indivíduos e/ou coletividades - sadios ou enfermos;
- Estruturar atendimento ao consumidor;
- Administrar unidades de alimentação e nutrição;
- Comprar gêneros perecíveis, não perecíveis, equipamentos e utensílios;
- Sugerir melhorias de produtos e serviços;
- Supervisionar distribuição das refeições;
- Participar de entidades de classe;
- Providenciar troca de produtos;
- Avaliar desempenho de pessoal;
- Reavaliar procedimentos e produtos;
- Demonstrar capacidade redacional;
- Elaborar manuais técnico-administrativos;
- Realizar inquérito alimentar;
- Participar na formação de outros profissionais;
- Dar alta em nutrição;
- Coletar dados antropométricos;
- Participar de reuniões técnicas;
- Demonstrar espírito de equipe;
- Selecionar pessoal;
- Contornar situações adversas;
- Controlar higienização de ambiente;
- Prestar consultoria;
- Realizar atendimento domiciliar;
- Controlar higienização de equipamentos e utensílios;
- Controlar higienização de alimentos;
- Supervisionar estágios;
- Confeccionar plano de contingência;
- Verificar aceitação das refeições;
- Desenvolver testes de aceitabilidade - avaliação sensorial;
- Confeccionar escala de trabalho;
- Subsidiar desenvolvimento de produtos alimentícios;
- Supervisionar preparo das refeições;
- Desenvolver preparações dietéticas e culinárias;
- Manter-se dinâmico;
- Supervisionar compras;
- Prestar assessoria;
- Descrever normas de trabalho;
- Descrever funções técnico-administrativas;
- Supervisionar pessoal operacional;
- Demonstrar criatividade;
- Avaliar etapas de trabalho;
- Coordenar atividades de ensino e pesquisa;
- Testar preparações dietéticas e culinárias;
- Supervisionar recepção de gêneros;
- Desenvolver métodos de trabalho;
- Realizar diagnóstico dietético-nutricional;
- Atualizar-se;
- Informar empresa dos resultados do atendimento;
- Definir metodologia de trabalho;
- Demonstrar liderança;
- Elaborar manuais de boas práticas;
- Divulgar ciência da nutrição;
- Manipular instrumentos de avaliação do estado nutricional;
- Dominar legislação;
- Medir resto-ingestão;
- Estruturar banco de dados;
- Planejar área física;
- Participar de programas institucionais;
- Fornecer informações sobre nutrição e alimentação a mídia;
- Controlar validade de produtos;
- Controlar higienização de pessoal;
- Orçar mão-de-obra;
- Pesquisar mercado de produtos alimentícios;
- Selecionar programas de informática em crm;
- Efetuar controles de saúde dos funcionários;
- Realizar prescrição dietética;
- Trabalhar em equipe multi e interdisciplinar;
- Descrever procedimentos;
- Prover educação nutricional;
- Escolher equipamentos, utensílios e suprimentos;
- Conceder entrevistas a mídia;
- Controlar qualidade de alimentos;
- Aplicar programas de auditoria interna;
- Participar de entidades técnico-científicas;
- Estruturar ponto de atendimento;
- Identificar perigos e pontos críticos de controle - appcc;
- Orientar familiares e cuidadores;
- Solicitar exames laboratoriais;
- Redigir textos técnicos;
- Participar de ações de marketing;
- Lidar com informática;
- Participar de grupos técnicos;
- Desenvolver pesquisa de campo;
- Descrever rotinas operacionais;
- Preparar material educativo;
- Identificar população-alvo;
- Prover orientação nutricional;
- Capacitar pessoal;
- Planejar fluxos de trabalho;
- Montar organograma funcional;
- Solicitar análise microbiológica dos alimentos;
- Delegar funções;
- Capacitar estagiários;
- Interpretar indicadores nutricionais;
- Redigir relatórios;
- Especializar-se;
- Escrever artigos de nutrição para publicação;
- Participar de diagnóstico interdisciplinar;
- Selecionar gêneros perecíveis, não perecíveis, equipamentos e utensílios;
- Enviar material de divulgação;
- Analisar resultados de testes de aceitabilidade;
- Demonstrar fluência verbal;
- Requalificar pessoal;
- Planejar cardápios;
- Dimensionar quadro de pessoal;
- Cadastrar clientes;
- Selecionar fornecedores;
- Transmitir instruções a equipe;
- Ministrar palestras técnico-científicas;
- Registrar informações;
- Elaborar plano alimentar em atividades físicas extremas - esportes radicais etc;
- Demonstrar flexibilidade;
- Lidar com o público;
- Realizar acompanhamento nutricional;
- Redigir composição do alimento para rótulo de produto;
- Preparar material de divulgação;
- Identificar necessidades nutricionais;
- Organizar eventos;
- Calcular gasto energético;
- Estabelecer plano de cuidados nutricionais;
- Conferir adesão a orientação dietético-nutricional;
- Solicitar análise bromatológica dos alimentos;
- Aplicar ações preventivas e corretivas;
- Orçar equipamentos, utensílios e suprimentos;
- Controlar custos;
- Inventariar equipamentos, utensílios e suprimentos;
- Transmitir segurança;
- Definir perfil de pessoal;
- Estruturar plano de gerenciamento de crise;
- Prescrever complementos e suplementos nutricionais;
- Supervisionar controle de estoque;
- Elaborar receituário de preparações culinárias;
- Redigir informação nutricional e especificações técnicas do alimento para rótulo;
- Esclarecer dúvidas dos consumidores;
- Criar mecanismos de comunicação interna;
- Efetuar visitas técnicas;
- Registrar evolução dietoterápica em prontuário;
- Executar procedimentos técnico-administrativos;
- Informar consumidores;
Profissões da Família Ocupacional
- Dietista
- Nutricionista
- Auxiliar de Dietista
- Auxiliar de Nutrição e Dietética
- Nutricionista (saúde Pública)
Divisões de categorias profissionais do CBO 2237-10
CBO 2237-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de nutricionista que pertence ao grupo dos nutricionistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da medicina, saúde
-
-
-
-
- Nutricionistas
-
-