CBO 1421-10 - Gerente de riscos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins
O profissional no cargo de Gerente de riscos CBO 1421-10 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de gestão de riscos de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Identifica e dimensiona riscos em áreas diversificadas do negócio.
Recomenda alternativas para mitigação de riscos Prepara plano de prevenção de perdas Administra contratos de transferência de risco.
Faz uso de tecnologias digitais – tais como sistemas de informação de gestão de riscos empresariais, ferramentas de análise, modelagem e simulação de sistemas, entre outras - na área de gestão de riscos Analisa indicadores de desempenho pertinentes à área de gestão de riscos Seleciona parceiros e fornecedores.
Administra equipe de trabalho Elabora relatórios Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1421-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de riscos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins CBO 1421-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de riscos
O Gerente de riscos CBO 1421-10 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa conjuntura, contexto organizacional, relatórios gerenciais e informações de clientes – como suas necessidades e reclamações, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.
Planeja as atividades da área de gestão de riscos, definindo as metas e estabelecendo as estratégias a serem adotadas.
Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, de acordo com as convenções adotadas pela organização, incluindo a agenda de sustentabilidade ambiental, social e de governança e suas interfaces com a área de gestão de riscos Define indicadores para gestão de riscos.
Estabelece critérios para seleção de parceiros Traça plano orçamentário para gestão de riscos.
Participa da elaboração de planos de contingência.
Organiza as atividades das equipes de apoio da área de gestão de riscos, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos e as normas - internas e externas - aplicáveis, com o objetivo de maximizar os resultados Identifica e dimensiona riscos.
Recomenda alternativas para mitigação de riscos, em áreas diversificadas do negócio, envolvendo infraestrutura de edificações, equipamentos, instalações, ambiente de trabalho, cibernética, proteção de dados pessoais e privacidade, governança corporativa, entre outras.
Dimensiona níveis de retenção para cobertura de eventuais perdas em função de riscos, como franquias e autosseguro Apresenta riscos ao mercado Negocia garantias, instrumentos financeiros de proteção e contratos de seguro.
Valora e prepara plano de prevenção de perdas Elabora contratos de transferência de risco Administra contratos de transferência de riscos, controlando orçamento de seguros, pagamentos de prêmios e recebimento de comissões e indenizações.
Monitora cumprimento de exigências contratuais Controla renovação de contratos de transferência de riscos.
Define processos operacionais para controle de riscos, aperfeiçoando fluxo de trabalho Seleciona parceiros e fornecedores Contrata serviços terceirizados.
Participa da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, sob o ponto de vista da gestão de riscos Faz uso de tecnologias digitais - tais como sistemas informatizados de planejamento de recursos empresariais e de gestão de riscos empresariais, ferramentas de análise, modelagem e simulação de sistemas, “software” de análise de causa raiz, entre outras - na área de gestão de riscos.
Analisa indicadores de desempenho pertinentes à área de gestão de riscos Acompanha resolução de não conformidades apontadas por auditorias Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Participa de projetos específicos Elabora relatórios Administra a equipe de trabalho da área de gestão de riscos, identificando necessidade de novas funções, definindo perfil de trabalhadores, e participando do processo de contratação Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Implanta treinamentos em saúde e segurança no trabalho e em conservação ambiental.
Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Administra recursos materiais para a área de gestão de riscos Aprova requisição e autoriza compra de materiais e serviços Conduz inventário de bens imobilizados Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1421-10 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, administrar contratos de transferência de riscos, atender cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management, administrar recursos materiais, administrar riscos, gerenciar equipes, gerir rotinas administrativas e financeiras, gerenciar prestação de serviços terceirizados.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1421-10
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente de riscos CBO 1421-10
Um Gerente de riscos (ou sinônimo) deve contratar seguros, analisar relatórios gerenciais, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, demonstrar capacidade de observação, controlar contratos de fornecedores, elaborar plano de prevenção de perdas, participar de projetos específicos, demonstrar persuasão, analisar contexto conjuntural, liberar verba para despesas de pequeno vulto, identificar necessidades do cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção, realocar funcionários, traçar plano orçamentário, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, demonstrar capacidade investigativa, emitir instruções de serviço, interagir com demais áreas da empresa, apresentar riscos ao mercado, demonstrar capacidade de objetividade, recomendar alternativas para mitigação de riscos, demonstrar liderança, gerenciar regulação de sinistros, orientar cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais e colaboradores, identificar necessidade de novas funções, estabelecer critérios de seleção de parceiros, estabelecer estratégias, contratar serviços terceirizados, determinar perfil de funcionários da área, controlar contas a pagar, demonstrar capacidade de decisão, selecionar parceiros e fornecedores, sugerir promoção de funcionários, monitorar cumprimento de exigências contratuais, identificar riscos, divulgar metas e objetivos para funcionários, demonstrar capacidade de administrar conflitos, acompanhar execução orçamentária, elaborar contratos de transferência de risco, inventariar imobilizados, demonstrar capacidade de negociação, participar de reuniões, dimensionar níveis de retenção - franquias, auto seguro, interagir com empresas e instituições, negociar garantias, demonstrar visão organizacional global, demonstrar capacidade de comunicação, controlar pagamento de prêmios, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, demonstrar empatia, controlar custos, participar da elaboração de planos de contingência, participar da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores, analisar contexto organizacional, negociar instrumentos financeiros de proteção, negociar contratos de seguro, gerenciar assiduidade e pontualidade, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, trabalhar sob pressão, avaliar desempenho de funcionários, estabelecer indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de resolução de problemas, delegar competências por níveis de responsabilidade, aperfeiçoar fluxo de trabalho, controlar renovação dos contratos de transferência de riscos, divulgar código de ética da empresa, participar da elaboração de contratos, demonstrar capacidade de antever cenários, demonstrar capacidade analítica, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, controlar orçamento de seguros, demonstrar flexibilidade, definir processos operacionais, demonstrar proatividade, atender auditoria interna e externa, trabalhar com segurança, definir metas do setor, valorar perdas, acompanhar indicadores de desempenho, participar do processo de contratação de funcionários, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, acompanhar solução de não-conformidades apontadas pela auditoria, divulgar resultados da equipe, arquivar documentos confidenciais, demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade, autorizar compra de materiais e serviços, distribuir tarefas, decidir sobre desligamento de funcionários, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, dimensionar riscos, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado, elaborar relatórios, receber reclamações de cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, conduzir reuniões e apresentações, controlar recebimento de comissões e indenizações, aprovar requisição de materiais e serviços, controlar receitas, capacitar equipes.