CBO 9542-10 - Reparador de rádio, tv e som - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos reparadores de aparelhos eletrodomésticos

O profissional no cargo de Reparador de rádio, tv e som CBO 9542-10 realiza serviços de reparo de aparelhos eletrodomésticos de linha marrom (eletroeletrônicos), analisando os problemas de funcionamento apontados pelo cliente, testando fonte de alimentação externa (tomada), tensão e intensidade de corrente da fonte do aparelho, abrindo e desmontando aparelho, testando componentes, ajustando o aparelho, examinando funcionamento de tubo de imagem e circuito de áudio, analisando formas de onda, substituindo peças e componentes, montando e fechando o aparelho, e verificando o funcionamento, após reparo Planeja visitas a clientes, examinando ordem de serviço.

Elabora orçamento Pode preparar local para executar reparação de aparelhos Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

CBO 9542-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de reparadores de aparelhos eletrodomésticos que pertence ao grupo dos polimantenedores, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Reparador de rádio, tv e som, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Reparadores de aparelhos eletrodomésticos CBO 9542-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9542-10

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Reparadores de aparelhos eletrodomésticos.
      • Polimantenedores.

O que faz um Reparador de rádio, tv e som

O Reparador de rádio, tv e som CBO 9542-10 planeja o serviço de reparo de aparelhos eletrodomésticos da linha marrom - tais como televisores, rádios, aparelhos de som, cinema em casa (Home Theater), entre outros aparelhos de áudio e vídeo -, examinando ordem de serviço para elaborar roteiro de visitas Verifica, na ordem de serviço, o conjunto de aparelhos para reparo, selecionando ferramentas e instrumentos para uso e separando esquemas e manuais técnicos – em meio físico ou virtual – para consulta durante as visitas.

Realiza a visita, indagando ao cliente sobre os problemas do aparelho eletrodoméstico.

Identifica especificações do aparelho, de acordo com o modelo Realiza testes de fonte de alimentação externa (tomada), continuidade do cabo de alimentação, tensão e intensidade de corrente da fonte do aparelho e resistência dos resistores do aparelho.

Testa a tensão, com voltímetro, e o fusível, com multiteste Abre e desmonta o aparelho eletrodoméstico, verificando - visual e auditivamente - peças e componentes do aparelho.

Testa componentes do aparelho.

Examina o funcionamento do tubo de imagem e o circuito de áudio, com pesquisador de sinais e injetor Ajusta o aparelho, com gerador de barras.

Analisa as formas de onda, com osciloscópio.

Lista peças e componentes para substituição Elabora orçamento do serviço de reparação Pode rebobinar transformadores e motores, calculando bitola, extensão e capacidade de fiação, e enrolando fiação.

Utiliza fio de cobre esmaltado e alumínio para recuperação de bobinas de motores e transformadores Executa o reparo do aparelho eletrodoméstico, substituindo peças e componentes Monta, fecha e limpa o aparelho.

Verifica funcionamento do aparelho, após reparo Emite certificado de garantia.

Orienta cliente quanto ao uso e à conservação do aparelho Prepara espaço para executar a reparação de aparelhos eletrodomésticos Providencia ligações e extensões ao ponto de energia, iluminação adequada e forração do local.

Conserva o espaço limpo e organizado Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Controla desperdícios, realizando reaproveitamento de material.

Realiza descarte de pilhas, baterias e resíduos de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Verifica aterramento dos equipamentos.

Descarrega capacitor e tubos de raios catódicos Evita contato com circuitos energizados.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9542-10 deve aplicar normas de segurança, confeccionar peças, planejar o serviço de reparo de eletrodomésticos, reparar aparelhos eletrodomésticos, preparar o local do reparo, testar tensões, intensidade de corrente e resistência de isolamento, demonstrar competências pessoais, reparar rádio, tv e aparelho de som.

Condições de trabalho dessas profissões

Reparadores de aparelhos eletrodomésticos atuam na fabricação e reparação de aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos, podendo atuar em oficinas de reparo de aparelhos elétricos e eletrônicos. São empregados com carteira assinada, podendo também atuar como autônomos. Trabalham individualmente, com supervisão ocasional, geralmente no período diurno e em ambientes fechados. No desenvolvimento de determinadas atividades permanecem expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9542-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade de ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação entre duzentas e quatrocentas horas-aula. O desempenho pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Reparador de rádio, tv e som CBO 9542-10

Um Reparador de rádio, tv e som (ou sinônimo) deve verificar funcionamento do aparelho, após reparo, testar continuidade do cabo de alimentação, tomar iniciativa, abrir aparelho, listar peças e componentes para substituição, obedecer ordem de serviço, evidenciar habilidade manual, descarregar tubo de raios catódicos, limpar aparelho, selecionar esquemas e manuais técnicos, de acordo com modelo do aparelho, verificar o funcionamento do tubo de imagem, analisar as formas de onda, com osciloscópio, atualizar-se constantemente, elaborar orçamento, indagar ao cliente sobre os problemas do aparelho, utilizar equipamentos de proteção individual, testar tensão e intensidade de corrente da fonte do aparelho, providenciar espaço para reparação do aparelho, verificar, visual e auditivamente, peças e componentes do aparelho, selecionar ferramentas e instrumentos, bobinar transformadores e motores, evidenciar acuidade visual, descarregar capacitador, desmontar aparelho, testar fusível com miltiteste, substituir peças e componentes, testar componentes do aparelho, evidenciar acuidade auditiva, orientar cliente quanto ao uso e conservação dos aparelhos, testar fonte de alimentação externa - tomada, providenciar iluminação adequada, agir com persistência, verificar aterramento dos equipamentos, elaborar roteiro de visitas, verificar o circuito de áudio, com pesquisador de sinais e injetor, fechar aparelho, providenciar conserto do aparelho, forrar o local de trabalho, guardar pilhas e baterias para descarte, montar aparelho, limpar o local de trabalho, após término, testar tensão com voltímetro, ajustar o aparelho, com gerador de barras, demonstrar criatividade, emitir certificado de garantia, testar resistência dos resistores do aparelho, identificar especificações do aparelho, evitar contato com circuitos energizados, providenciar ligações e extensões ao ponto de energia.

Cargos e salários CBO 9542-10 - Reparadores de aparelhos eletrodomésticos

Salário Antenista

Antenista: Brasil

  • 167
  • Brasil
  • 1.934 - 3.684
  • 42h
O profissional no cargo de Antenista CBO 9542-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.684 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9542-10.
Salário Consertador de Rádio

Consertador de Rádio: Brasil

  • 167
  • Brasil
  • 1.934 - 3.684
  • 42h
O profissional no cargo de Consertador de Rádio CBO 9542-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.684 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9542-10.
Salário Eletrotécnico Reparador de Aparelhos de Som

Eletrotécnico Reparador de Aparelhos de Som: Brasil

  • 167
  • Brasil
  • 1.934 - 3.684
  • 42h
O profissional no cargo de Eletrotécnico Reparador de Aparelhos de Som CBO 9542-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.684 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9542-10.
Salário Radiotécnico

Radiotécnico: Brasil

  • 167
  • Brasil
  • 1.934 - 3.684
  • 42h
O profissional no cargo de Radiotécnico CBO 9542-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.684 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9542-10.
Salário Reparador de Rádio

Reparador de Rádio: Brasil

  • 167
  • Brasil
  • 1.934 - 3.684
  • 42h
O profissional no cargo de Reparador de Rádio CBO 9542-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.684 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9542-10.
Salário Técnico de Rádio (reparo)

Técnico de Rádio (reparo): Brasil

  • 167
  • Brasil
  • 1.934 - 3.684
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Rádio (reparo) CBO 9542-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.684 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9542-10.
Salário Técnico de Televisão

Técnico de Televisão: Brasil

  • 167
  • Brasil
  • 1.934 - 3.684
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Televisão CBO 9542-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.684 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9542-10.
Salário Reparador de Radio Tv e Som

Reparador de Radio Tv e Som: Brasil

  • 167
  • Brasil
  • 1.934 - 3.684
  • 42h
O profissional no cargo de Reparador de Radio Tv e Som CBO 9542-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.684 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9542-10.