CBO 7911-55 - Artesão tricoteiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artesãos
O profissional no cargo de Artesão tricoteiro CBO 7911-55 cria e confecciona produtos artesanais de tricô – com estilo que marca sua identidade como artesão e características estéticas que podem retratar a cultura local ou regional -, selecionando cores e linhas, escolhendo estilo, cumprimento e diâmetro das agulhas, definindo tipo(s) de ponto, colocando a quantidade calculada de pontos na agulha, fazendo as carreiras de pontos para compor a trama, e executando o acabamento das peças Planeja a confecção de mantas, casacos, sapatinhos de bebê e outros produtos artesanais de tricô, para atender às demandas de clientes.
Controla a qualidade do processo e do produto Comercializa produtos artesanais de tricô Gerencia o próprio negócio.
Realiza manutenção básica de equipamentos Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7911-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de artesãos que pertence ao grupo dos trabalhadores do artesanato, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Artesão tricoteiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artesãos CBO 7911-55 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7911-55
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Artesãos.
- Trabalhadores do artesanato.
O que faz um Artesão tricoteiro
O Artesão tricoteiro CBO 7911-55 planeja a confecção de produtos artesanais de tricô, para atendimento às demandas de cliente Pesquisa tendências e características culturais.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos.
Interpreta simbologia, diagramas e receitas de tricô Realiza pesquisas sobre novos modelos, novas texturas e colorações diferenciadas de peças em tricô.
Define o produto artesanal de tricô, elaborando esboços e detalhando especificações Atribui, ao produto a ser confeccionado, características artísticas pessoais.
Pode incorporar, ao produto, características típicas da cultura local ou regional.
Prepara a confecção da peça, escolhendo linhas ou fios - como de algodão, lã, acrílico, dentre outros, e definindo suas cores Seleciona agulhas (de madeira, alumínio, plástico ou outro material), definindo seu estilo (circular ou reta), verificando seu comprimento (conforme tamanho da peça a tricotar) e estabelecendo seu diâmetro (com base no uso de linha mais grossa ou mais fina e no volume desejado para a peça).
Escolhe tipo(s) de ponto - tais como ponto tricô, ponto meia, ponto mate simples, ponto mate duplo, ponto arroz, ponto barra, entre outros -, de acordo com a peça a ser tricotada.
Faz uma amostra com a linha, as cores e os pontos escolhidos, para examinar o resultado, antes de tricotar a peça Confecciona blusa, manta, casaco, gorro, cachecol, meias, sapatinhos de bebê ou outro produto artesanal de tricô Coloca o número calculado de pontos - de acordo com a dimensão e formato da peça - na agulha, entrelaça a linha na agulha, conforme tipo(s) de ponto escolhido(s), e faz as carreiras para compor a trama.
Executa emendas de linhas, trocando as cores conforme modelo e padronagem da peça Controla as dimensões da peça Finaliza a peça, fazendo arremates.
Costura as diversas partes que compõem o produto Pode aplicar adornos e acessórios.
Controla a qualidade do processo e do produto confeccionado, verificando a precisão, o tamanho e a abertura dos pontos, da trama e das costuras Observa os espaços entre os pontos Inspeciona as formas, as cores e a dimensão da peça.
Verifica a união e o agrupamento das partes Examina imperfeições, efetuando ajustes ou reparos Analisa a resistência do produto confeccionado à umidade, à exposição solar e a demais efeitos externos.
Coloca etiquetas nos produtos confeccionados, preparando-os para a comercialização Pode usar logomarca, para identificação dos produtos Adota procedimentos para acondicionamento, limpeza e conservação de peças artesanais de tricô, para evitar avarias e deformação.
Comercializa produtos artesanais de tricô, desenvolvendo embalagens, calculando custo dos produtos e estabelecendo preços de venda Pesquisa mercado consumidor Divulga produtos, podendo fazer uso inclusive de “sites” e redes sociais Participa de feiras e eventos, expondo produtos Aplica estratégias de venda, negocia valores e prazos com cliente, e embala os produtos vendidos.
Gerencia o próprio negócio, organizando produção, controlando estoques e administrando orçamento Define o leiaute de oficina ou ateliê Estabelece parcerias e seleciona fornecedores Pode capacitar artesãos Pode vincular-se a uma associação de classe Realiza manutenção básica de equipamentos, fazendo sua limpeza e lubrificação Providencia serviços de manutenção corretiva Mantém a limpeza e a organização do local de trabalho Organiza e acondiciona materiais, ferramentas e instrumentos Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento Realiza descarte de resíduos, de maneira ambientalmente adequada Segue normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho Identifica e elimina condições inseguras no local de trabalho, prevenindo acidentes Observa princípios básicos de ergonomia.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7911-55 deve preparar matéria prima, finalizar produtos artesanais.
Condições de trabalho dessas profissões
Artesãos os profissionais desta família ocupacional desenvolvem suas atividades em suas próprias residências ou nas associações de classe a que estão vinculados. São profissionais autônomos e trabalham predominantemente de forma individual, sendo que, em alguns casos, contam com a ajuda de seus familiares. Trabalham sem supervisão em ambiente fechado em horários irregulares e de forma presencial. Dependendo da tipologia da matéria prima que manuseam, ficam expostos a fagulhas, materiais tóxicos e ruídos intensos. Para uma grande maioria que colhe matérias primas em lagoas, rios e outros locais naturais há o risco de insalubridade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7911-55
Para os profissionais desta família ocupacional não é exigido escolaridade, experiência ou formação profissional. As técnicas do artesanato são tradicionais e aprendidas de pai para filho. Atualmente há entidades que ministram treinamentos relativos a comercialização e administração de negócios.
Atividades exercidas por um Artesão tricoteiro CBO 7911-55
Um Artesão tricoteiro (ou sinônimo) deve desfolhar matéria prima, secar matéria prima, passar materiais, desfibrar matéria prima, cardar matéria prima, fiar matéria prima, amaciar matéria prima, envernizar materiais, arrematar materiais, lavar matéria prima, incrustar materiais, conservar matéria prima, cozer matéria prima, limpar matéria prima, enrolar matéria prima, tingir matéria prima, escovar matéria prima, desfiar matéria prima.