CBO 7828-15 - Boiadeiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos condutores de animais e de veículos de tração animal e pedais

O profissional no cargo de Boiadeiro CBO 7828-15 organiza comitiva e participa na condução de boiada em caminhos por terra Participa no planejamento da jornada, estabelecendo o trajeto e confirmando a existência de pastagens para alimentar o gado durante o percurso.

Monta a comitiva, contratando peões e preparando seus cavalos Coordena o trabalho dos peões, verificando os posicionamentos de ponteiro, meieiros e culatreiros Responsabiliza-se pela boiada na ausência do chefe da comitiva, guiando a boiada, providenciando a distribuição de alimentos, definindo o tempo de descanso dos animais, e organizando a boiada para pouso.

Pode cozinhar para os membros da comitiva Entrega a boiada completa no local de destino ou comunica os motivos de perdas durante o trajeto Pode participar na negociação da venda do gado.

Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7828-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de condutores de animais e de veículos de tração animal e pedais que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Boiadeiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Condutores de animais e de veículos de tração animal e pedais CBO 7828-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7828-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Condutores de animais e de veículos de tração animal e pedais.
      • Trabalhadores de funções transversais.

O que faz um Boiadeiro

O Boiadeiro CBO 7828-15 participa no planejamento da jornada, organizando a comitiva Verifica a quantidade de animais na boiada a ser conduzida.

Examina o objetivo da comitiva, como levar a boiada das partes baixas para as mais altas da região, para que sobreviva às épocas de cheia, conduzir a boiada das áreas de criação para as de comércio de rebanhos, entre outros.

Confirma o destino e estabelece o trajeto a ser seguido, prevendo passar por pastagens para alimentar o gado durante o percurso Define as paradas a serem feitas para descanso e alimentação.

Marca as datas de partida e de chegada no local de entrega da boiada Contrata peões, especifica suas funções e faz seu transporte até o local de partida da comitiva.

Recebe e guarda as malas dos peões a serem transportadas.

Providencia os cavalos, fazendo sua distribuição aos participantes da comitiva Compra mantimentos para preparo das refeições.

Verifica a preparação dos cavalos sob sua responsabilidade, no dia da partida da comitiva.

Arreia os cavalos Confere se estão colocados nos cavalos todos os apetrechos indispensáveis Observa as condições físicas dos cavalos, providenciando exame dos animais por um veterinário.

Banha e escova os cavalos Providencia aplicação de ferraduras e a realização de casqueamento, para melhoria do modelo de caminhada, da postura e do equilíbrio Treina os cavalos novos, preparando-os para realização dos trabalhos.

Faz a contagem das cabeças de gado, conferindo com o número informado do rebanho Conta as cabeças periodicamente durante o trajeto da comitiva.

Atua para garantir as refeições para a comitiva Pode monitorar o trabalho do cozinheiro, que viaja à frente da tropa, para preparar as refeições Pode orientar o cozinheiro contratado para levar os mantimentos em veículo, aguardar a comitiva nas paradas, e fornecer as refeições para a comitiva.

Pode receber os mantimentos para cozinhar para os membros da comitiva, higienizando a cozinha, preparando alimentos, dispondo os recipientes com alimentos em local apropriado, e entregando a cozinha limpa para o chefe da comitiva Coordena o trabalho dos peões Verifica os posicionamentos do ponteiro, responsável por indicar as rotas a serem trilhadas e por avisar, com toque de berrante, algum perigo no caminho, dos meieiros, que atuam nas laterais, para vigiar a boiada, e dos culatreiros, que permanecem no final da boiada, para que nenhum boi fique para trás.

Responsabiliza-se pela boiada na ausência do chefe da comitiva, com a ajuda dos peões Guia a boiada, determinando horários da solta e do pastoreio, e definindo o horário da encerrada, no final da tarde Cuida das laterais da boiada, laçando bois desgarrados.

No caso de estouro da boiada, distribui tarefas aos peões a fim de retomar o controle, reunindo todas as cabeças para continuar a viagem Sinaliza comitiva quando percorrer rodovias Contrata serviços para travessia de grandes rios Faz as paradas preestabelecidas, para descanso e alimentação da comitiva Desarreia os cavalos sob sua responsabilidade.

Providencia a distribuição de alimentos e água de boa qualidade para os cavalos Ao chegar aos locais de pouso da comitiva, coloca a boiada em lugar seguro Pode entregar boiada completa no local de destino ou comunicar os motivos de perdas durante o trajeto Pode negociar o gado, comparando os preços oferecidos e discutindo as formas de pagamento Providencia retorno dos peões ao local de origem, no final da viagem Acerta pagamento final dos peões Limpa, organiza e acondiciona facas, cordas e outros utensílios usados, guardando-os para uma próxima viagem Realiza ações para proteção do meio ambiente, orientando os peões sobre a importância da preservação de plantas e fontes de água encontradas no caminho Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual – tais como vestimentas de proteção, botas, luvas e chapéus - e atuando na prevenção de acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7828-15 deve arrear animais, cozinhar para os membros da comitiva, guiar a boiada, organizar comitiva, cuidar da manutenção do animal e do veículo, transportar animais, conduzir veículo - charrete, carroça, bicicleta, demonstrar competências pessoais, conduzir a comitiva.

Condições de trabalho dessas profissões

Condutores de animais e de veículos de tração animal e pedais atuam na agricultura e pecuária, nos serviços de transportes terrestres, nas atividades culturais e desportivas e no comércio varejista. São empregados com carteira assinada, conta-própria ou autônomos. Os condutores de veículos (tração animal e a pedais) trabalham de forma individual, os boiadeiros e tropeiros, em equipe. Exercem as atividades sem supervisão, a céu aberto e no horário diurno ou por rodízio de turnos (boiadeiros e tropeiros). O condutor de veículos de tração animal cumpre jornada de trabalho em horário irregular. O condutor de veículos a pedais trabalha sob pressão e exposto a ruído intenso, o que pode levá-lo à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7828-15

Para o exercício dessas ocupações não há exigência de escolaridade formal ou curso de qualificação profissional. O pleno desempenho das atividades ocorre com até um ano de prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Boiadeiro CBO 7828-15

Um Boiadeiro (ou sinônimo) deve receber cozinha, mantimentos e malas dos peões a serem transportadas, especificar funções dos peões, preparar o casco do animal - casquear, determinar horário da solta da boiada, cuidar das laterais da boiada, providenciar exame do animal por um veterinário, utilizar veículo adequado para transporte do animal, demonstrar habilidade na condução de veículos e animais, dominar animal, verificar retranca ou chegadeira ou flancalete, colocar baixeiro, vestir-se adequadamente, tosar crina do animal, laçar bois, observar condições físicas do animal, preservar tralhas de arreamento do cargueiro, dispor os recipientes com alimentos em local apropriado, distribuir tarefas aos peões para controle do estouro da boiada, utilizar cabrestos, distribuir animais no veículo de transporte, contratar peões, acertar pagamento final dos peões, orientar boiada para o local de destino, respeitar leis de trânsito, pagar aluguel do local de pouso da comitiva, higienizar a cozinha, comunicar-se com o animal, desarrear os animais da tropa sob sua responsabilidade, regular os arreios de acordo com o tamanho do animal, providenciar rampa, relatar pontos turísticos, determinar horário do pastoreio da boiada, guardar malas dos peões, transportar peões e a tropa até o local de partida da comitiva, alimentar animal, preparar alimentos, entregar boiada completa no local de destino, demonstrar sensibilidade na condução do animal, demonstrar iniciativa diante de situações adversas, contratar frete, participar de curso de turismo - guia turístico, treinar animal, determinar horário da encerrada, entregar a cozinha limpa para o chefe da comitiva, encerar arreios, demonstrar educação e responsabilidade, zelar pelos animais da tropa, revezar animal no trabalho, tocar berrante, escovar pêlo do animal, coordenar trabalho dos peões, solicitar recibo quando boi não conseguir acompanhar comitiva, comportar-se com respeito, suportar longos percursos sobre cavalos, organizar boiada para pouso, manter-se informado sobre pontos turísticos e percursos, colocar cabeçada ou cabeção, comprar mantimentos, montar animais, utilizar equipamentos de proteção individual, retirar marca do boi em caso de morte do animal, providenciar retorno do pessoal e da tropa ao local de origem, respeitar individualidade das pessoas, pagar valor do boi em caso de extravio do animal, arrear animais da tropa sob sua responsabilidade, preparar ronda no caso de não atingir pouso - local de parada, caracterizar-se como personagens, conferir bridão ou freio, reunir boiada em caso de estouro da mesma, comunicar-se com diferentes públicos, banhar animal, verificar rédeas, ponteiras, biqueiras e fivelas, ferrar cavalo, demonstrar capacidade no trato de animais, sinalizar comitiva quando percorrer rodovias, distribuir animais da tropa para os peões, contar boiada, conservar equipamentos de cozinha e mantimentos, conferir coalheira ou peiteira, relacionar-se com os turistas, responsabilizar-se pela boiada na ausência do chefe da comitiva, verificar cabeção - tapa olho, testeira, focinheira, cachaceira, afogador, ministrar tratamento veterinário básico, contratar serviços de travessia de grandes rios, examinar barrigueira, silas e flancaletes, aplicar as regras da cozinha de comitiva.

Cargos e salários CBO 7828-15 - Condutores de animais e de veículos de tração animal e pedais

Salário Madrinheiro

Madrinheiro: Brasil

  • 549
  • Brasil
  • 1.934 - 3.507
  • 43h
O profissional no cargo de Madrinheiro CBO 7828-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.507 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 549 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7828-15.
Salário Boiadeiro

Boiadeiro: Brasil

  • 549
  • Brasil
  • 1.934 - 3.507
  • 43h
O profissional no cargo de Boiadeiro CBO 7828-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.507 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 549 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7828-15.
Salário Chamador de Bois

Chamador de Bois: Brasil

  • 549
  • Brasil
  • 1.934 - 3.507
  • 43h
O profissional no cargo de Chamador de Bois CBO 7828-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.507 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 549 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7828-15.
Salário Condutor de Boiada

Condutor de Boiada: Brasil

  • 549
  • Brasil
  • 1.934 - 3.507
  • 43h
O profissional no cargo de Condutor de Boiada CBO 7828-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.507 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 549 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7828-15.
Salário Guieiro

Guieiro: Brasil

  • 549
  • Brasil
  • 1.934 - 3.507
  • 43h
O profissional no cargo de Guieiro CBO 7828-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.934 e 3.507 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 549 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7828-15.
Salário Boiadeiro

Boiadeiro: São Paulo

  • 34
  • São Paulo
  • 1.720 - 2.570
  • 44h
O profissional no cargo de Boiadeiro CBO 7828-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.720 e 2.570 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 34 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7828-15.