CBO 7772-10 - Carpinteiro de carrocerias - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos carpinteiros de carrocerias e carretas

O profissional no cargo de Carpinteiro de carrocerias CBO 7772-10 realiza construção de carroceria de madeira, confeccionando peças de madeira, montando a estrutura da carroceria, pregando assoalho, prendendo tampa frontal na estrutura da carroceria, aparafusando tampas laterais e traseira, fixando ferragens e acessórios, colocando caixas, para-lamas e para-barro, e prendendo a carroceria no chassis Executa reforma e reparos em carrocerias de madeira.

Planeja o trabalho, interpretando ordem de produção Controla a qualidade do processo e do produto Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos.

Pode usinar peças de madeira em máquinas com comando numérico computadorizado (CNC) Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção de incêndios e de preservação ambiental

CBO 7772-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de carpinteiros de carrocerias e carretas que pertence ao grupo dos trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Carpinteiro de carrocerias, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Carpinteiros de carrocerias e carretas CBO 7772-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7772-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Carpinteiros de carrocerias e carretas.
      • Trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário.

O que faz um Carpinteiro de carrocerias

O Carpinteiro de carrocerias CBO 7772-10 planeja as atividades de construção de carroceria de madeira, interpretando ordem de produção Verifica detalhes referentes à carroceria a ser construída, analisando projeto, lendo e interpretando desenhos e examinando especificações técnicas.

Constrói modelos e gabaritos, identificando medidas e executando cálculos técnicos.

Seleciona madeiras, fazendo sua classificação Pode utilizar materiais compósitos de madeiras e resinas, de alta resistência mecânica.

Prepara máquinas e equipamentos, testando suas condições de uso e seu funcionamento Prepara madeira, desempenando-a, aplainando-a e fazendo seu desdobramento.

Confecciona peças de madeira, verificando projeto, operando máquinas e equipamentos, e utilizando instrumentos de medição e controle.

Traça as peças, de acordo com desenhos Corta, fura, fresa e lixa madeiras.

Finaliza a produção das peças, comparando suas medidas com as preestabelecidas.

Monta a estrutura da carroceria, em local previamente preparado Realiza alinhamento das longarinas e nelas fixa tirantes Encaixa vigas de dobradiças nas travessas.

Prende cantoneiras nas vigas de dobradiças Executa a montagem de tampas laterais, traseira e frontal, verificando esquadro Monta fueiros, pontaletes, corrimões e montantes.

Fixa dobradiças e cantos Prende sarrafos de corda.

Realiza o fechamento das laterais Finaliza a montagem da carroceria, cortando e pregando assoalho, prendendo tampa frontal na estrutura da carroceria, aparafusando tampas laterais e traseira, e fixando ferragens e acessórios Coloca caixas, para-lamas e para-barro.

Prende carroceria no chassis Pode pintar a carroceria, aplicando fundo base, fazendo a pintura e executando o acabamento Realiza reforma e reparos em carrocerias de madeira, avaliando suas condições técnicas e estruturais.

Identifica peças danificadas, listando-as e retirando-as da carroceria Recupera peças danificadas, produz novas ou providencia a compra de substitutas, preparando-as para uso Faz a substituição de peças na carroceria.

Executa ajustes na carroceria Realiza acabamento Controla a qualidade do processo e do produto, por meio de inspeção visual e dimensional, considerando formato, geometria, estrutura, resistência, estabilidade, precisão no encaixe das peças, e ausência de fendas e rachaduras Inspeciona os itens de sustentação Confere medidas com especificações.

Pode usinar peças de madeira em máquinas com comando numérico computadorizado (CNC) Pode elaborar documentos e preencher formulários - tais como registros de ocorrências e de controle da produção, requisições de materiais, entre outros -, referentes às atividades desenvolvidas Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos, fazendo sua limpeza e lubrificação Pode solicitar serviço de manutenção, para realização de reparos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios limpos, organizados e acondicionados Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento Faz destinação de resíduos de maneira ambientalmente adequada Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual Identifica e elimina condições inseguras no local de trabalho, prevenindo acidentes Observa princípios básicos de ergonomia.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7772-10 deve finalizar montagem de carrocerias e carretas, montar estrutura de carrocerias e carretas, preparar o trabalho de fabricação de carrocerias e carretas, reformar carrocerias e carretas, executar montagem de tampas laterais, traseira e frontal, demonstrar competências pessoais, confeccionar peças de madeiras para carrocerias e carretas.

Condições de trabalho dessas profissões

Carpinteiros de carrocerias e carretas o carpinteiro de carroceria atua na fabricação e montagem de produtos de madeira (carrocerias) como empregado com carteira assinada e se organiza em equipe (células de produção), com supervisão ocasional, o carpinteiro de carretas, na indústria de móveis e na construção civil, como autônomo ou conta própria e trabalha de forma individual, sem supervisão. O trabalho é presencial, em ambiente fechado e no horário diurno. Podem permanecer expostos a ruído intenso e poeira.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7772-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental. A qualificação profissional é adquirida com a prática no posto de trabalho e o pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Carpinteiro de carrocerias CBO 7772-10

Um Carpinteiro de carrocerias (ou sinônimo) deve lixar madeiras, classificar madeiras, encaixar vigas de dobradiças nas travessas, aparafusar tampas laterais e traseira, listar peças para reforma, preparar local de montagem, colocar novas peças, comunicar-se de forma clara e objetiva, aplainar madeiras, utilizar instrumentos de medição e controle, avaliar as condições da carroceria e da carreta, riscar peças de carrocerias e carretas, desenvolver atividades com capricho, fechar laterais, trabalhar em conformidade com normas de segurança do trabalho, montar fueiros, pontaletes, corrimões e montantes, cortar assoalho, identificar medidas, espigar madeiras, prender sarrafos de corda, destopar madeiras, ajustar carrocerias e carretas, fixar dobradiças e cantos, fixar ferragens e acessórios, recuperar peças danificadas, manter-se atualizado na profissão, alinhar longarinas, executar cálculos técnicos, desdobrar madeiras, retirar peças danificadas, construir modelos e gabaritos, pregar assoalho, ler e interpretar desenhos, furar madeiras, verificar esquadro das laterais, traseira e frontal, prender frontal na estrutura da carroceria, evidenciar iniciativa, preparar ferramentas, máquinas e equipamentos, preparar novas peças, prender carrocerias no chassis, zelar pela qualidade do serviço e patrimônio, fixar tirantes nas longarinas, efetuar acabamentos em carrocerias e carretas, demonstrar organização, colocar caixas e pára-lamas/pára-barros, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, manter máquinas e equipamentos em condições de uso e funcionamento, desempenar madeiras, esquadrejar madeiras, selecionar madeiras, identificar peças danificadas, prender cantoneiras nas vigas de dobradiças, agir com paciência, fresar madeiras.

Cargos e salários CBO 7772-10 - Carpinteiros de carrocerias e carretas

Salário Carpinteiro de Carrocerias

Carpinteiro de Carrocerias: Brasil

  • 373
  • Brasil
  • 2.093 - 3.824
  • 43h
O profissional no cargo de Carpinteiro de Carrocerias CBO 7772-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.093 e 3.824 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 373 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7772-10.