CBO 7711-10 - Modelador de madeira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos marceneiros

O profissional no cargo de Modelador de madeira CBO 7711-10 confecciona e restaura matrizes de madeira e derivados - como moldes, modelos, formas e similares -, para utilização em fundição, processos de manufatura e outras finalidades Planeja o trabalho.

Seleciona matéria-prima, insumos e componentes, instrumentos de medição e controle, ferramentas, máquinas e equipamentos Aplica técnicas, métodos e procedimentos para confecção e restauração Utiliza máquinas-ferramenta convencionais ou com comando numérico computadorizado (CNC).

Controla a qualidade de peças e produtos Prepara a expedição das matrizes Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7711-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de marceneiros que pertence ao grupo dos trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Modelador de madeira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Marceneiros CBO 7711-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7711-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Marceneiros.
      • Trabalhadores das indústrias de madeira e do mobiliário.

O que faz um Modelador de madeira

O Modelador de madeira CBO 7711-10 planeja o trabalho, verificando ordens de serviço e de produção e interpretando projetos, desenhos e especificações técnicas para a confecção e restauração de matrizes de madeira e derivados Seleciona matéria-prima, insumos e componentes, instrumentos de medição e controle, ferramentas manuais, ferramentas elétricas portáteis, máquinas e equipamentos, para a execução do trabalho.

Define roteiro para as atividades de confecção e restauração.

Pode elaborar orçamento Elabora croqui ou esboço e realiza cálculos para dimensionamento do produto, conforme documentos de solicitação.

Pode utilizar software de apoio para desenhar o projeto completo em computador, especificando os materiais e as operações para a confecção do produto Confecciona gabaritos ou moldes para execução das peças de madeira e derivados, de acordo com especificações.

Prepara máquinas e ferramentas.

Afia ferramentas e ajusta parâmetros operacionais, tais como de posicionamento e geometria de corte, velocidade e pressão da ferramenta, entre outros Confecciona matrizes de madeira e derivados, aplicando processos de usinagem, programando, operando e regulando as máquinas para obter o produto conforme o projeto.

Realiza cálculos e traça os contornos da peça, utilizando instrumentos de desenho e traçagem e ajustando o posicionamento e a geometria do corte.

Usina as partes, definindo a sequência de operações a serem aplicadas para cortar, serrar, furar, aplainar, tornear, lixar, fresar e laminar Ajusta os elementos e aplica materiais e dispositivos de fixação Pode programar e utilizar máquinas-ferramenta com comando numérico computadorizado (CNC) e programas para usinagem das peças integrados a ferramentas de software de CAD/CAM.

Monta matrizes de madeira e derivados utilizando elementos de fixação e colocando acessórios e ferragens para reajuste Coloca arremates finais Verifica as peças e os produtos confeccionados, para garantir a qualidade das matrizes de madeira e derivados, avaliando a matéria-prima, a resistência física, aferindo as formas e as dimensões e as condições do acabamento.

Compara as características do produto final com os requisitos do cliente ou do projeto, providenciando ajustes, quando necessários Desmonta o produto confeccionado, no todo ou em parte, para posterior entrega.

Prepara a expedição de matrizes de madeira e derivados conforme demanda do cliente, embalando separadamente os acessórios e os elementos principais, definindo as ferramentas a serem utilizadas para fazer o transporte e a entrega do produto, e apondo os arremates finais Restaura matrizes de madeira e derivados, avaliando produtos para determinar a viabilidade de restauração, confeccionando peças para reposição, substituindo peças danificadas, reapertando elementos de fixação e preparando o produto para acabamento Organiza o local de trabalho, para o desenvolvimento das atividades.

Mantém os materiais, instrumentos e acessórios de trabalho organizados e acondicionados Mantém as máquinas, os equipamentos e as ferramentas em plenas condições de uso e funcionamento Realiza a limpeza e a conservação dos recursos materiais.

Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Preenche documentação técnica relacionada aos processos, tais como ordens de serviço, fichas de controle de processo, ficha técnica do produto, requisição de materiais, entre outros.

Interpreta normas, manuais técnicos e catálogos Utiliza equipamentos de proteção individual e coletiva.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7711-10 deve demonstrar competências pessoais, confeccionar produtos de madeira e derivados para produção em série ou sob medida - móveis, pipas, preparar o local de trabalho, restaurar produtos em madeira e derivados, entregar produtos confeccionados sob-medidas ou restaurados, seguir procedimentos para garantia da qualidade, planejar o trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Marceneiros atuam na fabricação de móveis e produtos de madeira como empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual, exceto o marceneiro, que trabalha em equipe. Todos atuam sob supervisão permanente, em ambiente fechado, no horário diurno e podem permanecer expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso. O marceneiro trabalha sob pressão, o que pode levá-lo à situação de estresse, e o modelador de madeira permanece exposto a altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7711-10

Para o exercício dessas ocupações, requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula, oferecido por instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades ocorre com, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Modelador de madeira CBO 7711-10

Um Modelador de madeira (ou sinônimo) deve ordenar fluxos do processo de produção, reapertar elementos de fixação, seguir procedimentos de segurança, demonstrar capacidade para negociar com os clientes, executar traçado em madeira, derivados e outros materiais observando o sentido dos veios, interpretar projetos, desenhos e especificações para a confecção e restauração de produtos de madeira, organizar o local de trabalho, transportar o produto, separar o produto e acessórios, trabalhar em equipe, agir com ética, esboçar o produto conforme solicitação do cliente, montar o produto no local de instalação, elaborar roteiro para a confecção e restauração de produtos de madeira e/ou derivados, colocar ferragens para reajuste de produtos de madeira e derivados, verificar a resistência dos produtos de madeira e derivados, montar produtos de madeira e derivados com elementos de fixação, revisar as condições do acabamento do produto, preparar o produto para o acabamento, elaborar orçamento para a confecção dos produtos de madeira e derivados e outros materiais, confeccionar peças a serem substituidas na restauração de reposição, utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva - epi e epc, preprar local para armazenamento de materiais, confeccionar gabaritos ou moldes para execução das peças em madeiras e derivados, preparar local de carga e descarga, demonstrar capacidade para perceber idéias, manter-se atualizado tecnologicamente, usinar os componentes dos produtos, desmontar o produto, manter as máquinas e ferramentas em condições de funcionamento, dimensionar produtos de madeira e derivados conforme solicitações de clientes e local de instalação, embalar o produto, fixar ferramentas, avaliar a qualidade da matéria-prima para confecção de produtos de madeira e derivados, regular as máquinas para obter o produto conforme o projeto, selecionar produtos para restauração, evidenciar criatividade, selecionar as ferramentas necessárias para a execução do trabalho, substituir peças danificadas, colocar arremates finais, especificar madeiras, acessórios, ferragens e acabamentos para confecção de produtos de madeira.

Cargos e salários CBO 7711-10 - Marceneiros

Salário Modelador de Fundição (madeira)

Modelador de Fundição (madeira): Brasil

  • 1.711
  • Brasil
  • 1.966 - 3.727
  • 43h
O profissional no cargo de Modelador de Fundição (madeira) CBO 7711-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.966 e 3.727 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.711 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7711-10.
Salário Modelista de Madeira

Modelista de Madeira: Brasil

  • 1.711
  • Brasil
  • 1.966 - 3.727
  • 43h
O profissional no cargo de Modelista de Madeira CBO 7711-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.966 e 3.727 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.711 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7711-10.
Salário Modelador de Madeira

Modelador de Madeira: Brasil

  • 1.711
  • Brasil
  • 1.966 - 3.727
  • 43h
O profissional no cargo de Modelador de Madeira CBO 7711-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.966 e 3.727 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.711 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7711-10.
Salário Marceneiro Modelista

Marceneiro Modelista: Brasil

  • 1.711
  • Brasil
  • 1.966 - 3.727
  • 43h
O profissional no cargo de Marceneiro Modelista CBO 7711-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.966 e 3.727 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.711 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7711-10.
Salário Marceneiro Modelista

Marceneiro Modelista: São Paulo

  • 520
  • São Paulo
  • 2.169 - 3.843
  • 44h
O profissional no cargo de Marceneiro Modelista CBO 7711-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.169 e 3.843 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 520 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7711-10.
Salário Modelador de Fundição (madeira)

Modelador de Fundição (madeira): São Paulo

  • 520
  • São Paulo
  • 2.169 - 3.843
  • 44h
O profissional no cargo de Modelador de Fundição (madeira) CBO 7711-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.169 e 3.843 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 520 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7711-10.