CBO 7663-20 - Operador de guilhotina (corte de papel) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores do acabamento gráfico

O profissional no cargo de Operador de guilhotina (corte de papel) CBO 7663-20 prepara e opera vários tipos de guilhotina – manual, semiautomática e automática – para corte de papel, nos processos de acabamento de material gráfico Planeja as atividades, de acordo com especificações e ordem de serviço.

Aplica técnicas, métodos e procedimentos para cortar ou aparar resmas de papel ou material já impresso Seleciona e utiliza equipamento e seus acessórios, materiais, ferramentas e instrumentos Realiza as atividades de acordo com normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7663-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores do acabamento gráfico que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de guilhotina (corte de papel), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores do acabamento gráfico CBO 7663-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7663-20

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores do acabamento gráfico.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Operador de guilhotina (corte de papel)

O Operador de guilhotina (corte de papel) CBO 7663-20 planeja as atividades, analisando o material com base na ordem de serviço e no tipo de original Define as etapas e como serão realizadas, considerando a capacidade de corte de uma única vez da máquina.

Pode orientar-se por modelos ou provas do produto final.

Prepara as guilhotinas para corte de papel, removendo resíduos da superfície e demarcando a área de corte, definindo os procedimentos técnicos e a programação de corte, alimentando-as com papel de acordo com o produto a ser obtido, e ajustando-as manualmente com o material a ser cortado ou atuando sobre painéis de controle de guilhotinas comandadas eletronicamente Opera guilhotina, manejando os dispositivos de comando manual, mecânico ou eletroeletrônico e realizando as operações - tais como cortes retos, refiles e aparas -, no acabamento de material gráfico.

Ajusta as guilhotinas e o material a ser cortado sobre a área de corte, para comandar o disparo da lâmina Realiza testes preliminares, de modo a evitar cortes indevidos nos produtos.

Controla fluxo de entrada e saída de material.

Retira e analisa provas Registra as ocorrências para controle do processo de corte, tais como troca e ajuste de facas, tiragem, tempo e desempenho, consumo e perdas de materiais, entre outras informações referentes à produção.

Controla a qualidade do material cortado, avaliando suas especificações, parâmetros operacionais e do produto, verificando formas e dimensões, e coletando amostras para análise mais aprofundada de qualidade técnica.

Corrige falhas operacionais do processo, ajustando medidas e retificando o corte Prepara os materiais cortados para expedição, acondicionando-os e identificando-os Ordena os lotes, encaminhando-os para as etapas subsequentes.

Realiza a manutenção produtiva das máquinas e dos equipamentos, por meio de limpeza, lubrificação e detecção de problemas de funcionamento, substituição de acessórios, e monitoramento das solicitações de reparos e suas execuções Consulta manuais das máquinas e dos equipamentos, tanto para a correta operação dos recursos, como para orientação das iniciativas de manutenção preventiva Organiza o local de trabalho, realizando limpeza e conservação dos recursos materiais empregados no processo de corte de papel por meio de guilhotinas.

Mantém os materiais, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Controla desperdícios de material, separando aparas e sobras.

Identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, providenciando sua segregação e destinação Realiza as atividades de acordo com normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7663-20 deve controlar qualidade dos produtos, ajustar máquinas e ou equipamentos de acabamento gráfico e editorial, planejar o serviço de acabamento gráfico e editorial, trabalhar com segurança, operar máquinas e equípamentos de acabamento gráfico e editorial, gravar a máquina - hot-stamping, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de máquinas e equipamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores do acabamento gráfico atuam em indústrias gráficas ou em setores de embalagens e gráficas de empresas industriais, comerciais ou de serviços, inclusive ensino. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente. Trabalham em ambiente fechado, geralmente durante o dia, expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7663-20

O acesso às ocupações requer escolaridade mínima, que varia da quarta à sétima série do ensino fundamental. O operador de guilhotina e o preparador de corte e vinco são qualificados em cursos básicos profissionalizantes de duzentas horas-aula. As demais ocupações são aprendidas na prática. O desempenho pleno das atividades é alcançado com menos de um ano de prática.

Atividades exercidas por um Operador de guilhotina (corte de papel) CBO 7663-20

Um Operador de guilhotina (corte de papel) (ou sinônimo) deve costurar material, alcear material, informar a supervisão dos defeitos dos dispositivos de segurança das máquinas e equipamentos, controlar fluxo de entrada e saída dos produtos, espiralar material, lubrificar as máquinas e equipamentos, dobrar material, refilar material, destacar material, substituir acessórios - correias, facas, etc, exigir os dispositivos de segurança das máquinas e equipamentos, analisar visualmente o produto, registrar ocorrências - troca de material, tiragem, desempenho, etc. do processo de produção, grampear material, demonstrar sociablidade, limpar máquinas e equipamentos, definir máquinas e equipamentos de acabamento gráfico e editorial, sinalizar a área com indicativos de periculosidade e ou equipamento, fixar matriz de hot-stamping, definir etapas de acabamento, consultar manuais de máquinas e equipamentos, alimentar a máquina e equipamentos, selecionar aparas e sobras para reciclagem, demonstrar criatividade, providenciar material para execução da etapa de acabamento, colar material, serrilhar material, demonstrar senso de organização e zelo, realizar prova - teste de gravação, testar os dispositivos de segurança das máquinas e equipamentos, demonstrar dinamismo, cortar material, furar material, demonstrar acuidade visual, imprimir o produto, manter os dispositivos de segurança das máquinas e equipamentos, detectar problemas de funcionamento, coletar amostras para análise de qualidade, realizar prova - teste do produto, monitorar o reparo das máquinas e equipamentos, demonstrar acuidade métrica, posicionar película de pigmento, montar matriz de hot-stamping, vincar material, respeitar area de segurança, demonstrar habilidade motora, verificar medidas e legendas do produto, corrigir falhas de acabamento, analisar o produto com base na ordem de serviço e tipo do original, projetar-se utilizando o equipamento de proteção individual, demonstrar meticulosidade, laminar material.

Cargos e salários CBO 7663-20 - Trabalhadores do acabamento gráfico

Salário Refilador Gráfico

Refilador Gráfico: Brasil

  • 2.092
  • Brasil
  • 2.386 - 4.482
  • 43h
O profissional no cargo de Refilador Gráfico CBO 7663-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.386 e 4.482 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.092 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Operador de Guilhotina (Corte de Papel)

Operador de Guilhotina (Corte de Papel): Brasil

  • 2.092
  • Brasil
  • 2.386 - 4.482
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Guilhotina (Corte de Papel) CBO 7663-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.386 e 4.482 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.092 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Cortador de Bobina de Papel

Cortador de Bobina de Papel: Brasil

  • 2.092
  • Brasil
  • 2.386 - 4.482
  • 43h
O profissional no cargo de Cortador de Bobina de Papel CBO 7663-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.386 e 4.482 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.092 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Cortador de Papel

Cortador de Papel: Brasil

  • 2.092
  • Brasil
  • 2.386 - 4.482
  • 43h
O profissional no cargo de Cortador de Papel CBO 7663-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.386 e 4.482 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.092 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Cortador de Papel À Guilhotina

Cortador de Papel À Guilhotina: Brasil

  • 2.092
  • Brasil
  • 2.386 - 4.482
  • 43h
O profissional no cargo de Cortador de Papel À Guilhotina CBO 7663-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.386 e 4.482 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.092 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Cortador de Papel em Máquina Eletrônica

Cortador de Papel em Máquina Eletrônica: Brasil

  • 2.092
  • Brasil
  • 2.386 - 4.482
  • 43h
O profissional no cargo de Cortador de Papel em Máquina Eletrônica CBO 7663-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.386 e 4.482 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.092 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Guilhotineiro - na Indústria Gráfica

Guilhotineiro - na Indústria Gráfica: Brasil

  • 2.092
  • Brasil
  • 2.386 - 4.482
  • 43h
O profissional no cargo de Guilhotineiro - na Indústria Gráfica CBO 7663-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.386 e 4.482 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.092 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Operador de Corta-riscadeira de Papel

Operador de Corta-riscadeira de Papel: Brasil

  • 2.092
  • Brasil
  • 2.386 - 4.482
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Corta-riscadeira de Papel CBO 7663-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.386 e 4.482 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.092 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Operador de Guilhotina (Corte de Papel) São Paulo

Operador de Guilhotina (Corte de Papel): São Paulo, SP

  • 303
  • São Paulo, SP
  • 2.869 - 4.612
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Guilhotina (Corte de Papel) CBO 7663-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.869 e 4.612 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 303 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Operador de Guilhotina (Corte de Papel) Juiz de Fora

Operador de Guilhotina (Corte de Papel): Juiz de Fora, MG

  • 22
  • Juiz de Fora, MG
  • 2.289 - 4.316
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Guilhotina (Corte de Papel) CBO 7663-20 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 2.289 e 4.316 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Operador de Guilhotina (Corte de Papel)

Operador de Guilhotina (Corte de Papel): São Paulo

  • 950
  • São Paulo
  • 2.770 - 4.631
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Guilhotina (Corte de Papel) CBO 7663-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.770 e 4.631 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 950 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Cortador de Bobina de Papel

Cortador de Bobina de Papel: São Paulo

  • 950
  • São Paulo
  • 2.770 - 4.631
  • 44h
O profissional no cargo de Cortador de Bobina de Papel CBO 7663-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.770 e 4.631 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 950 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Cortador de Bobina de Papel Juiz de Fora

Cortador de Bobina de Papel: Juiz de Fora, MG

  • 22
  • Juiz de Fora, MG
  • 2.289 - 4.316
  • 43h
O profissional no cargo de Cortador de Bobina de Papel CBO 7663-20 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 2.289 e 4.316 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Cortador de Bobina de Papel São Paulo

Cortador de Bobina de Papel: São Paulo, SP

  • 303
  • São Paulo, SP
  • 2.869 - 4.612
  • 43h
O profissional no cargo de Cortador de Bobina de Papel CBO 7663-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.869 e 4.612 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 303 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Cortador de Papel São Paulo

Cortador de Papel: São Paulo, SP

  • 303
  • São Paulo, SP
  • 2.869 - 4.612
  • 43h
O profissional no cargo de Cortador de Papel CBO 7663-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.869 e 4.612 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 303 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Cortador de Papel

Cortador de Papel: São Paulo

  • 950
  • São Paulo
  • 2.770 - 4.631
  • 44h
O profissional no cargo de Cortador de Papel CBO 7663-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.770 e 4.631 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 950 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Cortador de Papel À Guilhotina

Cortador de Papel À Guilhotina: São Paulo

  • 950
  • São Paulo
  • 2.770 - 4.631
  • 44h
O profissional no cargo de Cortador de Papel À Guilhotina CBO 7663-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.770 e 4.631 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 950 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.
Salário Cortador de Papel À Guilhotina São Paulo

Cortador de Papel À Guilhotina: São Paulo, SP

  • 303
  • São Paulo, SP
  • 2.869 - 4.612
  • 43h
O profissional no cargo de Cortador de Papel À Guilhotina CBO 7663-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.869 e 4.612 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 303 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7663-20.