CBO 7613-48 - Operador de engomadeira de urdume - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de tear e máquinas similares

O profissional no cargo de Operador de engomadeira de urdume CBO 7613-48 opera máquina engomadeira, acionando seus comandos e controlando seu funcionamento, para aplicar sobre fios uma película de goma e produzir o rolo de urdimento engomado, na preparação à tecelagem Prepara a goma, para abastecer a máquina.

Controla a qualidade da produção, monitorando a temperatura, a viscosidade e a solidez da engomagem dos fios Presta informações técnicas e relata ocorrências, para garantir o fluxo do processo produtivo Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.

CBO 7613-48 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de tear e máquinas similares que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de engomadeira de urdume, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de tear e máquinas similares CBO 7613-48 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7613-48

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de tear e máquinas similares.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Operador de engomadeira de urdume

O Operador de engomadeira de urdume CBO 7613-48 prepara e organiza o trabalho, interpretando ordens de produção Verifica a disponibilidade dos materiais para realização das atividades previstas.

Seleciona ferramental e instrumentos de trabalho.

Transfere fios de tambor para o rolo de urdimento, de acordo com ordem de produção Aloja os rolos de urdume na gaiola (estante) da máquina engomadeira.

Passa os fios dos rolos pelas guias e mecanismos da máquina, a fim de aprontá-la para a engomagem Prepara a goma, misturando os seus componentes de acordo com as quantidades indicadas e cozinhando-os a uma determinada temperatura.

Abastece a máquina engomadeira, transferindo a solução para a caixa – ou, em algumas máquinas, para as duas caixas - de goma.

Aciona a máquina, abrindo a passagem do vapor para a(s) caixa(s) de goma e manipulando os comandos que movimentam os fios, para mergulhá-los na goma e, em seguida, passá-los pelos rolos espremedores, que irão retirar o excesso de goma Controla temperatura, viscosidade e solidez da engomagem dos fios.

Controla o funcionamento da engomadeira, observando a admissão do vapor através do manômetro, verificando o nível de goma da(s) caixa(s), e emendando os fios partidos, para permitir a continuidade do trabalho.

Descarrega a máquina, retirando o rolo de urdimento engomado Efetua a limpeza da máquina, a fim de prepará-la para nova operação Presta informações técnicas - oralmente e por escrito -, principalmente nas trocas de turno, registrando os motivos de parada da máquina e demais ocorrências do processo.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém as ferramentas e os instrumentos de trabalho limpos, acondicionados e em plena condição de uso e funcionamento Comunica, ao setor de manutenção, as irregularidades mecânicas, elétricas e eletrônicas constatadas durante o funcionamento da máquina, solicitando reparos.

Seleciona resíduos para reaproveitamento e faz o descarte dos demais, seguindo os procedimentos estabelecidos para o atendimento às normas ambientais Controla o estoque de fios e demais materiais, solicitando a aquisição para reposição.

Trabalha com segurança, identificando e informando condições inseguras no ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7613-48 deve patrulhar - monitorar máquinas, demonstrar competências pessoais, prestar informações técnicas, garantir a qualidade da produção, trabalhar com segurança, preparar trama, urdimento, engomação e remeteção de fios, fabricar tecidos planos e de malha.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de tear e máquinas similares atuam na fabricação de produtos têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios. São empregados com carteira assinada, organizam-se em células de produção, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em rodízio de turnos (diurno/noturno). Podem permanecer expostos a ruído intenso, altas temperaturas e poeira.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7613-48

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com menos de um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de engomadeira de urdume CBO 7613-48

Um Operador de engomadeira de urdume (ou sinônimo) deve operar painés de comando da máquina, verificar superaquecimento da máquina, identificar condições inseguras da máquina, preparar goma, manifestar responsabilidade, comunicar troca de artigos, informar condições inseguras de trabalho, agir com iniciativa, comunicar término do rolo de urdume, para efetivação da troca e emenda, emendar fios, registrar motivo da parada da máquina, identificar parada das máquinas, por meio de lâmpadas sinalizadoras, discriminar ruídos, demonstrar atenção concentrada, organizar ferramentas de trabalho, trabalhar em equipe, discriminar cores, utilizar os equipamento de proteção individual - epi, identificar defeitos de funcionamento das máquinas, efetuar limpeza da máquina, ordenar fios no rolo de urdimento, de acordo com ordem de produção, retirar embuchamento - embolamento e enrolamento de fios nas máquinas, dar provas de destreza manual, controlar cozimento da goma, evidenciar resistência a monotonia, limpar local de trabalho, identificar títulos - fios de acordo com o código de cores, controlar temperatura, viscosidade, solidez da engomagem dos fios, prestar informações, na troca de turno, cumprir as normas internas de segurança, evidenciar flexibilidade, fabricar rolos de urdume, organizar local de trabalho, passar os rolos urdidos na gaiola - estante da engomadeira, demonstrar introversão, preparar máquina para largura desejada do urdume, engomar rolos de urdume, corrigir defeitos de operação das máquinas, transferir fios do tambor para o rolo de urdimento, comunicar, ao setor de manutenção, sobre irregularidades mecânicas, elétricas e eletrônicas.

Cargos e salários CBO 7613-48 - Operadores de tear e máquinas similares

Salário Operador de Engomadeira de Urdume

Operador de Engomadeira de Urdume: Brasil

  • 246
  • Brasil
  • 1.838 - 3.426
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Engomadeira de Urdume CBO 7613-48 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.838 e 3.426 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 246 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7613-48.