CBO 7613-36 - Tecelão de meias, a máquina - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de tear e máquinas similares

O profissional no cargo de Tecelão de meias, a máquina CBO 7613-36 opera máquina, abastecendo-a com bobinas de fios, ajustando os mecanismos, manipulando os dispositivos de comando, emendando fios partidos, e controlando o funcionamento da máquina, para produção de diversos tipos de meias Examina as meias produzidas, para localizar eventuais defeitos e suas causas.

Presta informações técnicas e relata ocorrências, para garantir o fluxo do processo produtivo Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

CBO 7613-36 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de tear e máquinas similares que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Tecelão de meias, a máquina, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de tear e máquinas similares CBO 7613-36 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7613-36

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de tear e máquinas similares.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Tecelão de meias, a máquina

O Tecelão de meias, a máquina CBO 7613-36 prepara e organiza o trabalho, interpretando ordens de produção Verifica a disponibilidade de fios e demais materiais para realização das atividades previstas.

Seleciona ferramental e instrumentos de trabalho.

Abastece a máquina, adaptando as bobinas nos fusos e passando as extremidades dos fios pelos orifícios das agulhas Adapta a haste da bainha na chanfradura de retenção da barra, valendo-se de dispositivos de fixação para prender a malha pela ourela e posicionar o equipamento.

Ajusta os mecanismos, atando as correias do cilindro enrolador à haste da bainha, para manter estiradas a ourela e a perna de meia durante a operação de tecimento Aciona a máquina, manipulando seus dispositivos de comando, para produzir meias.

Controla o funcionamento da máquina, observando seu desempenho, adaptando o dispositivo que une a bainha e a perna, ajustando os discos, e emendando manualmente os fios partidos, para formar a barriga da perna, o calcanhar e a ponta do pé e assegurar a qualidade do produto.

Reabastece a máquina, substituindo as bobinas de fios, a fim de dar continuidade ao trabalho ou prepará-la para nova utilização Examina as meias produzidas, retirando-as da máquina e verificando os pontos - após cortar com tesoura os fios soltos e retirar as hastes da bainha -, para localizar eventuais defeitos e suas causas.

Presta informações técnicas - oralmente e por escrito -, principalmente nas trocas de turno, registrando os motivos de parada da máquina e demais ocorrências do processo de produção.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém as ferramentas e os instrumentos de trabalho limpos, acondicionados e em plena condição de uso e funcionamento Comunica, ao setor de manutenção, as irregularidades mecânicas, elétricas e eletrônicas constatadas durante o funcionamento das máquinas, solicitando reparos.

Seleciona resíduos para reaproveitamento e faz o descarte dos demais, seguindo os procedimentos estabelecidos para o atendimento às normas ambientais Controla o estoque de fios e demais materiais, solicitando a aquisição para reposição Trabalha com segurança, identificando e informando condições inseguras no ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7613-36 deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de tear e máquinas similares atuam na fabricação de produtos têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios. São empregados com carteira assinada, organizam-se em células de produção, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em rodízio de turnos (diurno/noturno). Podem permanecer expostos a ruído intenso, altas temperaturas e poeira.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7613-36

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com menos de um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Tecelão de meias, a máquina CBO 7613-36

Um Tecelão de meias, a máquina (ou sinônimo) deve demonstrar atenção concentrada, discriminar ruídos, agir com iniciativa, discriminar cores, trabalhar em equipe, evidenciar resistência a monotonia, dar provas de destreza manual, evidenciar flexibilidade, demonstrar introversão, manifestar responsabilidade.

Cargos e salários CBO 7613-36 - Operadores de tear e máquinas similares

Salário Tecelão de Meias a  Maquina

Tecelão de Meias a Maquina: Brasil

  • 242
  • Brasil
  • 1.700 - 2.769
  • 43h
O profissional no cargo de Tecelão de Meias a Maquina CBO 7613-36 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.700 e 2.769 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 242 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7613-36.
Salário Enformador de Meias

Enformador de Meias: Brasil

  • 242
  • Brasil
  • 1.700 - 2.769
  • 43h
O profissional no cargo de Enformador de Meias CBO 7613-36 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.700 e 2.769 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 242 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7613-36.
Salário Tecelão de Meias

Tecelão de Meias: Brasil

  • 242
  • Brasil
  • 1.700 - 2.769
  • 43h
O profissional no cargo de Tecelão de Meias CBO 7613-36 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.700 e 2.769 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 242 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7613-36.