CBO 5162-20 - Cuidador em saúde
Entenda o que fazem os cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cuidador em saúde e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Cuidador em saúde
O Cuidador em Saúde cuida de pessoas enfermas e com algum tipo de limitação física. Cuida da higiene corporal, do vestuário e da alimentação. Atua como elo entre a pessoa cuidada e a equipe de saúde. Realiza atividades que visam a melhoria da qualidade de vida e do processo de recuperação da saúde. Estimula a pessoa cuidada a realizar atividades que sejam de seu interesse e lhe proporcionem prazer. Zela pela segurança, podendo recomendar adaptações no ambiente. Cumpre legislação – em especial Estatuto do Idoso e Estatuto da Criança e do Adolescente - e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 5162-20
Cuida da higiene corporal da pessoa, fazendo do horário do banho um momento de relaxamento.
Cuida do vestuário, ficando atento para adequar as roupas às mudanças de temperatura.
Estimula e ajuda na alimentação, fornecendo uma alimentação saudável, adequada nutricionalmente, saborosa, colorida e equilibrada. Pode seguir a dieta prescrita por médico ou nutricionista. Pode fornecer a alimentação em forma líquida, por meio de sonda.
Atua como elo entre a pessoa cuidada e a equipe de saúde. Comunica à equipe sobre mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada. Administra as medicações, conforme a prescrição e a orientação da equipe de saúde.
Cuida do conforto da pessoa acamada, realizando mudanças de posição na cama e fazendo massagens de conforto.
Estimula a pessoa cuidada a fazer pequenas caminhadas ou passeios em cadeira de rodas, de preferência em lugares arejados e ensolarados.
Auxilia a pessoa cuidada na recuperação de movimentos e funções do corpo, por meio de exercícios.
Estimula a pessoa cuidada a realizar atividades - como escutar música e ler livro - que sejam de seu interesse e lhe proporcionem prazer.
Estimula a pessoa a fazer algumas atividades profissionais, quando possível, para ocupar o tempo e diminuir o estresse. Encoraja a pessoa cuidada, desde que ela se sinta bem, a realizar atividades domésticas simples, para sentir-se útil e participante.
Escuta o que a pessoa cuidada fala, de forma atenta. Respeita suas opiniões e suas opções espirituais ou religiosas.
Organiza o ambiente da casa ou da instituição, de forma a prevenir acidentes. Recomenda adaptações, para melhor abrigar a pessoa cuidada e evitar quedas.
Comunica-se com os familiares ou responsáveis, para informar-lhes sobre o atendimento prestado à pessoa cuidada.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DO IDOSO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - ADAPTAÇÃO DOS ESPAÇOS DA PESSOA ENFERMA OU COM LIMITAÇÕES, PARA SUA SEGURANÇA E CONFORTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL | 3 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | CUIDADOS PALIATIVOS | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | SAÚDE BUCAL | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - PROBLEMAS NA SAÚDE DO BEBÊ, DA CRIANÇA, DO JOVEM, DO ADULTO E DO IDOSO | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO, CONTROLE E GUARDA DE MEDICAMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | PROTOCOLOS DE TRABALHO EM SAÚDE | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - DIETAS PARA PESSOAS ENFERMAS OU COM LIMITAÇÕES | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DOS ALIMENTOS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - RESTRIÇÕES ALIMENTARES | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E FUNÇÕES DE GRUPOS ALIMENTARES: ENERGÉTICOS, CONSTRUTORES E REGULADORES | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | CUIDADO ÀS PESSOAS (CARE) | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADOS À PESSOA ENFERMA OU COM LIMITAÇÕES: MASSAGENS DE CONFORTO, RECUPERAÇÃO DE MOVIMENTOS E ESTÍMULOS À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - LAZER E RECREAÇÃO PARA BEBÊS, CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS COM OU SEM RESTRIÇÕES FÍSICAS | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE BEM-ESTAR | 3 | 3 | 1 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 3 | 1 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | SELEÇÃO DE INGREDIENTES DE ALIMENTAÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | HOSPEDAGEM | APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA | 4 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | HOSPEDAGEM | SERVIÇOS AUXILIARES DE HOSPEDAGEM (ARRUMAÇÃO, ROUPARIA ETC.) | 3 | 4 | 3 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - CUIDADOS E HIGIENE CORPORAL: CABELOS, UNHAS, BARBA, BANHO, HIGIENE BUCAL E REMOÇÃO DE SECREÇÕES | 4 | 5 | 4 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DOMÉSTICA | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - DESCARTE DE RESÍDUOS, LIXO E INFECTANTES | 3 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos o trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Cuidar da saúde da pessoa - cjai;
- Cuidar da pessoa;
- Promover o bem-estar da pessoa - cjai;
- Cuidar da alimentação da pessoa - cjai;
- Cuidar do ambiente domiciliar e institucional;
- Acompanhar pessoa - cjai em atividades externas- passeios, viagens e férias;
- Incentivar a cultura e educação;
- Demonstrar competências pessoais;
- Demonstrar capacidade de reconhecer limites pessoais;
- Relatar condições de saúde aos profissionais e/ou responsáveis;
- Controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos;
- Administrar o dinheiro recebido - per-capita;
- Lidar com comportamentos compulsivos;
- Observar as alterações de comportamento;
- Preparar a mala de remédios;
- Estimular o gosto pela música, dança e esporte;
- Planejar passeios;
- Fazer as compras conforme lista e cardápio;
- Manter o ambiente organizado e limpo;
- Acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar;
- Listar objetos de viagem;
- Relatar orientação médica aos responsáveis;
- Recomendar adequação ambiental;
- Preparar documentos e lista de telefones úteis;
- Demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- Demosntrar capacidade de escuta;
- Cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai;
- Controlar a injestão de líquidos e alimentos;
- Desestimular a agressividade de cjai;
- Reeducar os hábitos alimentares da cjai;
- Observar alterações físicas - manchas, inchaço, ferimentos;
- Comunicar saída para atividades externas da pessoa aos responsáveis;
- Manusear adequadamente cjai;
- Demonstrar iniciativa;
- Manter a calma em situações críticas;
- Passar informações do dia a dia da pessoa;
- Demonstrar honestidade;
- Prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica;
- Demonstrar paciência;
- Controlar horários das atividades diárias da pessoa;
- Verificar informações,sinais dados pela pessoa;
- Promover atividades de estímulo a afetividade;
- Estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados;
- Verificar a despensa;
- Ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar;
- Preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai;
- Demosntrar capacidade de percepção;
- Encaminhar a pessoa a outros profissionais;
- Estar atento às ações da pessoa;
- Ajudar nas tarefas escolares;
- Dar apoio emocional;
- Participar na alaboração do cardápio;
- Respeitar a pessoa em seus hábitos, gostos e valores;
- Demonstrar discrição;
- Transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala;
- Observar temperatura,urina, fezes e vômitos;
- Manter o lazer e a recreação no dia-a-dia;
- Ajudar a pessoa na alimentação;
- Orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa;
- Ajudar a pessoa nas atividades diárias - banho,necessidades fisiológicas;
- Observar a qualidade e a validade dos alimentos;
- Auxiliar no aprendizado da pessoa;
- Selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade;
- Demosntrar capacidade de tomar decisões;
- Ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade;
- Respeitar a privacidade da cjai;
- Prevenir acidentes;
- Ajudar nas terapias ocupacionais e físicas;
- Acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas;
- Seguir orientação de profissionais da saúde;
- Demonstrar capacidade de buscar informações e orientações técnicas;
- Demonstrar capacidade de adaptação;
- Preparar a alimentação;
- Cuidar dos afazeres domésticos;
- Observar sinais vitais;
- Demosntrar preparo emocional;
- Demonstrar empatia;
- Estimular a independência;
- Ler estórias e textos para cjai;
- Acondicionar alimentação para atividades externas;
- Levantar informações sobre a pessoa;
- Servir a refeição em ambientes e em porções adequadas;
- Demosntrar capacidade de acolhimento;
- Cuidar da aparência e higiene da pessoa;
- Relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis;
- Arrumar a bagagem;
- Demosntrar preparo fisico;
- Demonstrar criatividade;
- Ensinar boas maneiras;
- Auxiliar nos preparativos de viagem;
- Observar a qualidade do sono;
Profissões da Família Ocupacional
Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-20
CBO 5162-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de cuidador em saúde que pertence ao grupo dos cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais
-
-
-
-
- Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
-
-